NOSSAS REDES

ACRE

Vídeo: Senador dá bronca em Jorge Viana, e pede intervenção federal para conter o ‘caos de violência’ no Acre

PUBLICADO

em

Senador Jorge Viana (PT), ao ouvir a bronca, ficou irritado e interrompeu Sérgio Petecão (PSD), que falava na Tribuna do Senado. O Senador é irmão do atual governador do Acre, Tião Viana (PT), que não apresentou os projetos para liberação dos recursos federais, afirmou o senador Peteção (PSD).

Sérgio Petecão (PSD) disse que Jorge Viana (PT) não estava em Rio Branco (AC) nos dias de terror, sexta e sábado, dias 06 e 07 de julho. “Graças à Deus você não estava em Rio Branco, você estava no Jordão, e não viu o terror que aquela cidade passou“, disse Petecão.

Petecão apelou ao Presidente Michel Temer e ao Ministro Raul Jungmann: “O Acre pede socorro. O Acre não está dentro da sua normalidade. O Acre está pior que o Rio de Janeiro. O Acre está pior que o Ceará. Façam uma intervenção no Acre urgente! mandem as forças federais para o Acre!”.

Entenda os fatos:

O Senador Petecão (PSD), falou, na Tribuna do Senado Federal, que compareceu no velório do jovem Ygor Werik (leia aqui ou aqui sobre o assassinato do jovem), e ficou arrasado com a morte de um jovem inocente, que não tinha nenhum envolvimento com o crime. Mencionou as recentes mortes de inocentes, que são mortos por tiro à esmo, decapitadas, e outras mortes violentas que ocorrem diariamente no Estado do Acre.

O Senador Sérgio Petecão (PSD), afirmou que a situação da violência no Acre é muito grave e fora da normalidade. Disse que o governador do Acre, Tião Viana (PT), não tem humildade para solicitar ajuda ou intervenção federal. E fez apelo ao Ministro Raul Jungmann: “não esperem mais pelo governador do Acre“.

Resultado de imagem para raul jungmann

Ministro Raul Jungmann, atualmente o Ministro Extraordinário da Segurança Pública do Brasil.

O Senador Jorge Viana (PT), ficou irritado, ao ouvir os apelos e desabafo do Senador Sérgio Petecão (PSD), e interferiu Petecão, quando disse “nós temos de trazer o problema do tamanho que é o problema, temos pessoas sendo decapitadas no nosso estado, pessoas mortas penduradas em cerca (…), eu não aguento mais, é preciso fazer alguma coisa (…)”.

Jorge Viana interferiu Petecão e disse “Vossa Excelência não poderia ser um pouco justo com o companheiro Tião Viana ?“, e Petecão responde: “Não, não, eu já fui justo demais, eu já esperei demais!

Senador Jorge Viana (PT), pelo Acre.

Petecão (PSD) rebateu Jorge Viana (PT) dizendo: “Essa história de Michel Temer golpista não vai resolver. O senhor não está preocupado porque o senhor tem segurança, seu irmão tem segurança (…), eu não tenho segurança“.

Eu falo em nome de um povo com medo, que não sai nas ruas, não frequenta os arraias. Eu quero que o senhor fosse andar no Taquari, no Belo Jardim, Santa Cecília, pra mim já deu! não dá mais pra aguentar, pra mim chega! As pessoas estão morrendo!” – disse Peteção.

Jorge Viana, que estava sentado, interferiu Peteção várias vezes, chamando de injusto. “Eu tô sendo injusto com quem rapaz?!“, esbravejou Petecão. “Eu cheguei no último, não aguento mais (…), nós estamos num estado de guerra, de calamidade, no Acre“, disse Petecão.

Ninguém vê pessoas na rua, sai na rua pra tu ver se tem alguém na rua, vai na cidade do povo 22 horas, vê se tu encontra alguém na rua! Eu não tenho segurança!“, desabafou Petecão.

Ao final do discurso, irritado com Jorge Viana e a situação do descontrole com a violência no Acre, por parte do Governo estadual de Tião Viana (PT), Sérgio Petecão disse: “Tem de ser dito rapaz, senão vai ficar morrendo mais gente, tem de ter coragem de dizer velho!

Veja o vídeo aqui:

Por Redação do Acre.com.br

ACRE

Inscrições Abertas para o ENARE 2025 — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Inscrições Abertas para o ENARE 2025 — Universidade Federal do Acre

Notícias


publicado:
10/07/2025 14h10,


última modificação:
10/07/2025 14h10

Inscrições abertas para o ENARE 2025. (Exame nacional de Residências médicas, uni e multiprofissionais). Esse será o único meio de ingresso nos programas de Residência da Ufac em 2026.1. Publicação na rede social da COREMU: Link

//www.instagram.com/embed.js



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac faz abertura da Semana de Enfermagem no campus Floresta — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac faz abertura da Semana de Enfermagem no campus Floresta — Universidade Federal do Acre

A Ufac realizou a abertura da 16ª Semana de Enfermagem no campus Floresta, cujo tema é “Tecnologia na Enfermagem: Formação, Ética e Cuidado”. O evento, que começou na segunda-feira, 30, prossegue até quinta-feira, 3, no Teatro Universitário do Moa, reunindo estudantes, professores, profissionais de saúde e representantes de instituições de ensino da região, contando em sua programação com mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos e minicursos.

A cerimônia de abertura teve apresentação da banda de música do Comando de Fronteira Juruá — 61º Batalhão de Infantaria de Selva e dos símbolos da enfermagem, feita pela professora Maria Tamires Lucas dos Santos, além da execução do Hino da Enfermagem, feita pela professora Stefanie Ferreira Teles e pelo aluno Lucas Moura da Costa.

Também foi realizada uma homenagem à professora Kleynianne Medeiros de Mendonça Costa, em reconhecimento a sua trajetória no curso de Enfermagem da Ufac. Encerrando a solenidade, o professor Cristiano Gil Regis ministrou a conferência de abertura, abordando o tema central do evento.

A mesa de honra da abertura foi composta pela reitora Guida Aquino; pelo vice-diretor do Centro Multidisciplinar, Reginaldo Assêncio Machado; pela coordenadora do curso de Enfermagem, Vanizia Barboza da Silva; pela coordenadora regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira, Diani Carvalho Santos; pelo coordenador da Atenção Básica de Cruzeiro do Sul, Gilmar Giles de Oliveira; pela vereadora Manelisse Coelho Moura (Republicanos); e pela presidente da comissão organizadora da semana, Maria Aline do Nascimento Brandão dos Santos.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac apresenta projeto de melhoria para internet nos campi — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac apresenta projeto de melhoria para internet nos campi — Universidade Federal do Acre

A reitora da Ufac, Guida Aquino, e o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Jerbisclei de Souza Silva, apresentaram à comunidade acadêmica, nessa segunda-feira, 30, o projeto de melhoria da infraestrutura de internet do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. A apresentação ocorreu na Cinemateca do campus.

Durante o encontro, foram detalhadas as principais ações já implementadas e os avanços previstos para garantir maior qualidade na conectividade, não apenas no campus Floresta, mas também em outras unidades da Ufac.

Uma das principais melhorias é o aumento da capacidade do link de internet no campus Floresta, que passou de cem megabits por segundo (Mbps) para um gigabit por segundo (Gbps), representando uma ampliação de dez vezes na velocidade de conexão. O novo link foi ativado em 10 de março deste ano e já beneficia as atividades acadêmicas no campus.

“Essa é uma conquista muito aguardada pela comunidade acadêmica do campus Floresta. Sabemos o quanto a conectividade impacta diretamente o ensino, a pesquisa e a extensão e estamos trabalhando para garantir que todas as unidades da Ufac tenham acesso a uma internet de qualidade”, disse Guida Aquino.

Outra medida anunciada foi a contratação de serviço de internet via satélite de alta velocidade, por meio da Starlink, que funcionará como contingência em casos de falhas no link principal. As antenas devem ser entregues ainda nesta semana no campus Floresta e a instalação será realizada pela equipe de tecnologia da informação da universidade.

“O link via satélite traz mais segurança para o funcionamento das atividades acadêmicas, evitando que a falta de conexão terrestre comprometa o dia a dia da universidade”, explicou Jerbisclei de Souza Silva. 

Além disso, a Ufac anunciou que, a partir do próximo mês, a Unidade Marechal Rondon, que atualmente conta com banda larga convencional, passará a dispor de um link dedicado de alta velocidade, conectado à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), reforçando a infraestrutura tecnológica da universidade.

“As melhorias na conectividade são fundamentais para o fortalecimento da Ufac em todas as regiões onde estamos presentes. Essa é uma prioridade da nossa gestão e um compromisso com a qualidade do ensino e da pesquisa”, acrescentou Guida.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS