ACRE
Vídeo: Senador dá bronca em Jorge Viana, e pede intervenção federal para conter o ‘caos de violência’ no Acre
PUBLICADO
8 anos atrásem
Senador Jorge Viana (PT), ao ouvir a bronca, ficou irritado e interrompeu Sérgio Petecão (PSD), que falava na Tribuna do Senado. O Senador é irmão do atual governador do Acre, Tião Viana (PT), que não apresentou os projetos para liberação dos recursos federais, afirmou o senador Peteção (PSD).
Sérgio Petecão (PSD) disse que Jorge Viana (PT) não estava em Rio Branco (AC) nos dias de terror, sexta e sábado, dias 06 e 07 de julho. “Graças à Deus você não estava em Rio Branco, você estava no Jordão, e não viu o terror que aquela cidade passou“, disse Petecão.
Petecão apelou ao Presidente Michel Temer e ao Ministro Raul Jungmann: “O Acre pede socorro. O Acre não está dentro da sua normalidade. O Acre está pior que o Rio de Janeiro. O Acre está pior que o Ceará. Façam uma intervenção no Acre urgente! mandem as forças federais para o Acre!”.
Entenda os fatos:
O Senador Petecão (PSD), falou, na Tribuna do Senado Federal, que compareceu no velório do jovem Ygor Werik (leia aqui ou aqui sobre o assassinato do jovem), e ficou arrasado com a morte de um jovem inocente, que não tinha nenhum envolvimento com o crime. Mencionou as recentes mortes de inocentes, que são mortos por tiro à esmo, decapitadas, e outras mortes violentas que ocorrem diariamente no Estado do Acre.
O Senador Sérgio Petecão (PSD), afirmou que a situação da violência no Acre é muito grave e fora da normalidade. Disse que o governador do Acre, Tião Viana (PT), não tem humildade para solicitar ajuda ou intervenção federal. E fez apelo ao Ministro Raul Jungmann: “não esperem mais pelo governador do Acre“.

Ministro Raul Jungmann, atualmente o Ministro Extraordinário da Segurança Pública do Brasil.
O Senador Jorge Viana (PT), ficou irritado, ao ouvir os apelos e desabafo do Senador Sérgio Petecão (PSD), e interferiu Petecão, quando disse “nós temos de trazer o problema do tamanho que é o problema, temos pessoas sendo decapitadas no nosso estado, pessoas mortas penduradas em cerca (…), eu não aguento mais, é preciso fazer alguma coisa (…)”.
Jorge Viana interferiu Petecão e disse “Vossa Excelência não poderia ser um pouco justo com o companheiro Tião Viana ?“, e Petecão responde: “Não, não, eu já fui justo demais, eu já esperei demais!
![]()
Senador Jorge Viana (PT), pelo Acre.
Petecão (PSD) rebateu Jorge Viana (PT) dizendo: “Essa história de Michel Temer golpista não vai resolver. O senhor não está preocupado porque o senhor tem segurança, seu irmão tem segurança (…), eu não tenho segurança“.
“Eu falo em nome de um povo com medo, que não sai nas ruas, não frequenta os arraias. Eu quero que o senhor fosse andar no Taquari, no Belo Jardim, Santa Cecília, pra mim já deu! não dá mais pra aguentar, pra mim chega! As pessoas estão morrendo!” – disse Peteção.
Jorge Viana, que estava sentado, interferiu Peteção várias vezes, chamando de injusto. “Eu tô sendo injusto com quem rapaz?!“, esbravejou Petecão. “Eu cheguei no último, não aguento mais (…), nós estamos num estado de guerra, de calamidade, no Acre“, disse Petecão.
“Ninguém vê pessoas na rua, sai na rua pra tu ver se tem alguém na rua, vai na cidade do povo 22 horas, vê se tu encontra alguém na rua! Eu não tenho segurança!“, desabafou Petecão.
Ao final do discurso, irritado com Jorge Viana e a situação do descontrole com a violência no Acre, por parte do Governo estadual de Tião Viana (PT), Sérgio Petecão disse: “Tem de ser dito rapaz, senão vai ficar morrendo mais gente, tem de ter coragem de dizer velho!“
Veja o vídeo aqui:
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
ACRE
Nota da Andifes sobre os cortes no orçamento aprovado pelo Congresso Nacional para as Universidades Federais — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 semanas atrásem
23 de dezembro de 2025Notícias
publicado:
23/12/2025 07h31,
última modificação:
23/12/2025 07h32
Confira a nota na integra no link: Nota Andifes
Relacionado
ACRE
Ufac entrega equipamentos ao Centro de Referência Paralímpico — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 semanas atrásem
18 de dezembro de 2025A Ufac, a Associação Paradesportiva Acreana (APA) e a Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer realizaram, nessa quarta-feira, 17, a entrega dos equipamentos de halterofilismo e musculação no Centro de Referência Paralímpico, localizado no bloco de Educação Física, campus-sede. A iniciativa fortalece as ações voltadas ao esporte paraolímpico e amplia as condições de treinamento e preparação dos atletas atendidos pelo centro, contribuindo para o desenvolvimento esportivo e a inclusão de pessoas com deficiência.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, com o objetivo de fortalecer a preparação esportiva e garantir melhores condições de treino aos atletas do Centro de Referência Paralímpico da Ufac.
Durante a solenidade, a reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições. “Sozinho não fazemos nada, mas juntos somos mais fortes. É por isso que esse centro está dando certo.”
A presidente da APA, Rakel Thompson Abud, relembrou a trajetória de construção do projeto. “Estamos dentro da Ufac realizando esse trabalho há muitos anos e hoje vemos esse resultado, que é o Centro de Referência Paralímpico.”
O coordenador do centro e do curso de Educação Física, Jader Bezerra, ressaltou o compromisso das instituições envolvidas. “Este momento é de agradecimento. Tudo o que fizemos é em prol dessa comunidade. Agradeço a todas as instituições envolvidas e reforço que estaremos sempre aqui para receber os atletas com a melhor estrutura possível.”

O atleta paralímpico Mazinho Silva, representando os demais atletas, agradeceu o apoio recebido. “Hoje é um momento de gratidão a todos os envolvidos. Precisamos avançar cada vez mais e somos muito gratos por tudo o que está sendo feito.”
A vice-governadora do Estado do Acre, Mailza Assis da Silva, também destacou o trabalho desenvolvido no centro e o talento dos atletas. “Estou reconhecendo o excelente trabalho de toda a equipe, mas, acima de tudo, o talento de cada um de nossos atletas.”
Já o assessor do deputado estadual Eduardo Ribeiro, Jeferson Barroso, enfatizou a finalidade social da emenda. “O deputado Eduardo fica muito feliz em ver que o recurso está sendo bem gerenciado, garantindo direitos, igualdade e representatividade.”
Também compuseram o dispositivo de honra a pró-reitora de Inovação, Almecina Balbino, e um dos coordenadores do Centro de Referência Paralímpico, Antônio Clodoaldo Melo de Castro.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Orquestra de Câmara da Ufac apresenta-se no campus-sede — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 semanas atrásem
18 de dezembro de 2025A Orquestra de Câmara da Ufac realizou, nesta quarta-feira, 17, uma apresentação musical no auditório do E-Amazônia, no campus-sede. Sob a coordenação e regência do professor Romualdo Medeiros, o concerto integrou a programação cultural da instituição e evidenciou a importância da música instrumental na formação artística, cultural e acadêmica da comunidade universitária.
A reitora Guida Aquino ressaltou a relevância da iniciativa. “Fico encantada. A cultura e a arte são fundamentais para a nossa universidade.” Durante o evento, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, destacou o papel social da arte. “Sem arte, sem cultura e sem música, a sociedade sofre mais. A arte, a cultura e a música são direitos humanos.”
Também compôs o dispositivo de honra a professora Lya Januária Vasconcelos.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Você precisa fazer login para comentar.