ACRE
Vídeo mostra homens fardados agredindo casal no Acre; assista
PUBLICADO
8 anos atrásem
Ouvidor da Segurança estadual fala em tortura e PM diz que vai apurar caso.
A Polícia Militar do Acre abriu procedimento interno para apurar se homens usando fardas pretas como a de sua equipe de elite, o Bope (Batalhão de Operações Especiais), são os responsáveis pela agressão a um casal suspeito de tráfico de drogas na periferia de Rio Branco, em cena de vídeo que circulou nas redes sociais.
O caso também é acompanhado pelo ouvidor do Sisp (Sistema Integrado de Segurança Pública), Valdecir Nicácio Lima, que pedirá a prisão dos agentes envolvidos no caso. “Eu vou pedir a prisão dos policiais, porque é muito grave”, afirma.
De acordo com ele, o vídeo foi gravado no fim da tarde desta quinta-feira (28) no bairro Montanhês, periferia da capital acriana. Nicácio diz que o processo administrativo já foi aberto na estrutura da Secretaria de Segurança, e que o mesmo foi exigido ao comando da PM.
As imagens foram feitas de um telefone celular a partir de um buraco no muro que separa os quintais de quem grava de onde há as agressões. Nele, é possível ver dois homens fardados imobilizando o casal suspeito, obrigando-os a ficar de joelhos.
Após serem rendidos, o casal passa a ser agredido com chutes, tapas, socos e um pedaço de madeira, que é depois jogado por um dos policiais.
Os suspeitos foram levados para a Delegacia Central de Flagrantes e autuados por tráfico de drogas. Na manhã desta sexta (29) eles foram apresentados ao juiz Alesson Braz para a audiência de custódia.
Ao magistrado, a mulher relatou as agressões, apresentando os hematomas no corpo. As lesões foram confirmadas pelo exame de corpo de delito feito no Instituto Médico Legal.
O juiz determinou a abertura de inquérito criminal para apurar a suspeita de tortura. O homem teve sua prisão mantida e foi levado para o presídio. Já sua parceira foi liberada, mas é monitorada por tornozeleira eletrônica.
Segundo o ouvidor, a prisão dos policiais envolvidos seria uma forma de assegurar a integridade da mulher.
“Não há motivo para o que eles fizeram. Seja qual for o motivo ele é ilegal, é crime. As pessoas não estão reagindo, estão imobilizadas. A polícia não tem competência para bater. Eles podiam contê-las, se tivessem reagido, mas não agredir. Aquilo que eles fizeram é tortura”, afirma o ouvidor da Segurança do Acre.
Em nota, a PM informou que tão logo tomou conhecimento do vídeo abriu procedimentos por sua Corregedoria para apurar onde e quando as cenas teriam ocorrido. A investigação interna, diz o comando, será para apurar se os policiais filmados são de fato membros da corporação.
“Temos a missão constitucional de garantir os direitos e preservar a ordem pública. Por essa razão, a instituição reitera que não compactua com desvios de condutas e não incentiva tais atos”, diz a nota. Folha SP.
Relacionado
ACRE
II Semana Acadêmica de Sistemas de Informação — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
4 dias atrásem
14 de fevereiro de 2026Estão abertas as inscrições para o evento que vai reunir estudantes e profissionais para conectar ideias, debater o futuro da computação e fortalecer nossa rede acadêmica.
Se você quer ficar por dentro das pesquisas mais atuais da área e garantir aquela integração única com a galera, esse é o seu lugar!
Onde e Quando?
Data: De 23 a 27 de Fevereiro Local: UFAC – Teatro Universitário.
Como garantir sua vaga?
Inscreva-se agora pelo link: https://sasiufac.github.io/SASI2025/
Garanta sua vaga e venha fazer parte dessa experiência única. Nos vemos lá!
Relacionado
ACRE
Programa insere novos servidores no exercício de suas funções — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
6 dias atrásem
12 de fevereiro de 2026A Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, realizou a abertura do programa Integra Ufac, voltado aos novos servidores técnico-administrativos. Durante o evento, foi feita a apresentação das pró-reitorias, com explanações sobre as atribuições e o funcionamento de cada setor da gestão universitária. O lançamento ocorreu nessa quarta-feira, 11, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Graduação, campus-sede.
A finalidade do programa é integrar e preparar os novos servidores técnico-administrativos para o exercício de suas funções, reforçando sua atuação na estrutura organizacional da universidade. A iniciativa está alinhada à portaria n.º 475, do Ministério da Educação, que determina a realização de formação introdutória para os ingressantes nas instituições federais de ensino.
“Receber novos servidores é um dos momentos mais importantes de estar à frente da Ufac”, disse a reitora Guida Aquino. “Esse programa é fundamental para apresentar como a universidade funciona e qual o papel de cada setor.”
A pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Filomena Maria Oliveira da Cruz, enfatizou o compromisso coletivo com o fortalecimento institucional. “O sucesso individual de cada servidor reflete diretamente no sucesso da instituição.”
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Atlética do Curso de Engenharia Civil — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 semana atrásem
10 de fevereiro de 2026NOME DA ATLÉTICA
A. A. A. DE ENGENHARIA CIVIL – DEVASTADORA
Data de fundação: 04 de novembro de 2014
MEMBROS DA GESTÃO ATUAL
Anderson Campos Lins
Presidente
Beatriz Rocha Evangelista
Vice-Presidente
Kamila Luany Araújo Caldera
Secretária
Nicolas Maia Assad Félix
Vice-Secretário
Déborah Chaves
Tesoureira
Jayane Vitória Furtado da Silva
Vice-Tesoureira
Mateus Souza dos Santos
Diretor de Patrimônio
Kawane Ferreira de Menezes
Vice-Diretora de Patrimônio
Ney Max Gomes Dantas
Diretor de Marketing
Ana Clésia Almeida Borges
Diretora de Marketing
Layana da Silva Dantas
Vice-Diretora de Marketing
Lucas Assis de Souza
Vice-Diretor de Marketing
Sara Emily Mesquita de Oliveira
Diretora de Esportes
Davi Silva Abejdid
Vice-Diretor de Esportes
Dâmares Peres Carneiro
Estagiária da Diretoria de Esportes
Marco Antonio dos Santos Silva
Diretor de Eventos
Cauã Pontes Mendonça
Vice-Diretor de Eventos
Kaemily de Freitas Ferreira
Diretora de Cheerleaders
Cristiele Rafaella Moura Figueiredo
Vice-Diretora Chreerleaders
Bruno Hadad Melo Dinelly
Diretor de Bateria
Maria Clara Mendonça Staff
Vice-Diretora de Bateria
CONTATO
Instagram: @devastadoraufac / @cheers.devasta
Twitter: @DevastadoraUfac
E-mail: devastaufac@gmail.com