ACRE
Vídeo: com submetralhadora, membros de facção atiram e matam; ao menos 5 mortes e 10 feridos

PUBLICADO
7 anos atrásem

Vítimas foram levadas ao Pronto-Socorro da capital, algumas em estado grave. Nenhuma pessoa foi presa. Segurança diz que efetivo da PM foi reforçado e a Polícia Civil também foi mobilizada.
Pelo menos uma pessoa morreu e ao menos oito ficaram feridas após vários atentados que ocorreram em bairros de Rio Branco na tarde e início da noite deste sábado (7). A informação foi confirmada pelo Centro de Operações em Segurança Pública (Ciosp).
Os atentados ocorreram, de acordo com o Ciosp, nos bairros Tancredo Neves, Oscar Passos e Cidade do Povo. As vítimas foram encaminhadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), algumas em estado grave.
A Segurança Pública informou, por meio da asessoria, que o efetivo da Polícia Militar (PM-AC) foi reforçado e a Polícia Civil também foi mobilizada. O órgão disse ainda que essas situações que aconteceram ao longo do dia, foram revides de uma facção contra a outra.
Veja os vídeos:
Outros atentados
Três homens da mesma família foram atingidos a tiros por volta de 23h30 de sexta-feira (6). A ocorrência foi registrada na Rua Francisco Bacurau, na Cidade do Povo, no Segundo Distrito de Rio Branco. Uma das vítimas, o pedreiro e serralheiro Pedro Batista de Lima, de 50 anos, chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Um adolescente identificado como José de Oliveira Silva, de 16 anos, foi executado com mais de 20 tiros na manhã deste sábado (7). G1Ac.
Vítimas
Vítimas que morreram na ação dos criminosos no Oscar Passos. Júnior Cleiton e Ygor Werik.
Júnior morreu no local, já Ygor morreu no PS.
Este slideshow necessita de JavaScript.
Tarde de Sábado em Rio Branco registra uma morte e oito tentativas de homicídio
Negócio tá pesado na parte alta da cidade. Tancredo, Vitória e Oscar Passos. Muita gente baleada.
A informação é que uma dupla em motocicleta munidos de uma submetralhadora passaram atirando nas pessoas.
Várias viaturas do Samu espalhadas.
Um homem morreu e outras oito pessoas deram entrada no Pronto Socorro de Rio Branco após serem alvo de disparos de arma de fogo em três bairros da parte alta da cidade, sendo eles, Tancredo neves, Oscar Passos e Cidade do Povo.
A informação é de que uma dupla em uma motocicleta munidos de uma arma calibre 9 milímetros foram os suspeitos de atuar na parte alta da cidade. No Oscar Passos uma das vítimas morreu e outras duas ficaram feridas, na entrada do bairro Tancredo Neves outros três homens foram baleados e na Cidade do Povo, duas pessoas de uma mesma família foram os alvos.
Os feridos foram todos socorridos por unidades do Serviço de Atendimento Móvel Urgência (Samu), e encaminhados ao Pronto Socorro e para atendimento. Três deram entrada em estado considerado gravíssimo e podem não resistir em aos ferimentos, segundo os socorristas.
Após a série de ataques, o contingente policial foi reforçado nas ruas.
Este slideshow necessita de JavaScript.
Dia 07 de julho com muito sangue
Três são alvejados a tiros enquanto caminhavam na Cidade do Povo.
Três homens integrantes de uma mesma família foram parar no Pronto Socorro da capital após serem alvejados a tiros enquanto caminhavam na Rua Bacurau da Cidade do Povo no final da noite de sexta-feira (06).
De acordo com o coletado pela Polícia Militar, as vítimas eram dois irmãos e um cunhado e os criminosos passaram atirando em uma motocicleta. Pelo menos três unidades do Serviço de Atendimento Móvel Urgência (Samu), foram acionadas e após prestar os primeiros socorros os encaminharam ao Pronto Socorro.
Na unidade, a informação é de que uma das vítimas foi alvejada com dois tiros no tórax, braço e antebraço, a outra mais dois tiros na região das costelas e a terceira baleada na região das nádegas. Por Lília Camargo.
Neste domingo (08.07), uma mulher é assassinada com tiro na cabeça no Recanto dos Buritis; ela deixa seis filhos.
Ela havia saído de um mercado nas proximidades e carregava as sacolas com compras quando recebeu os tiros.
A mulher estava sem qualquer documento de identificação mas, populares a reconheceram como, Marta Santana da Silva, de 45 anos. Ela seria moradora do bairro Belo Jardim e deixou seis filhos após ser assassinada na manhã deste domingo (08), com três tiros, sendo um deles na cabeça.
De acordo com informações coletadas pela polícia, o fato se deu na Travessa Feijó, região do bairro Recanto dos Buritis. Com medo de retaliação os populares não quiseram colaborar, disseram apenas terem ouvido os disparos e quando perceberam a mulher já estava estendida na rua agonizando. Ela havia saído de um mercado nas proximidades e ainda carregava as sacolas com compras quando recebeu os tiros.
Corpo da mulher foi identificada por moradores/Foto: ContilNet
Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel Urgência (Samu), foi acionada mas, ao chegar ao local só puderam atestar o óbito da vítima. O local foi isolado para os trabalhos perciais e em seguida o corpo foi enciumado a base do Instituto Médico Legal (IML). Investigadores da Homicídios também foram acionados e devem abrir inquérito para investigar mais esse assassinato. Por ContilNet.
Relacionado
ACRE
Ufac apresenta projeto do novo CAP para comunidade — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
13 horas atrásem
12 de julho de 2025
A Ufac realizou na manhã desta sexta-feira, 12, no Teatro Universitário, a apresentação do projeto do novo Colégio de Aplicação (CAP) a professores, técnicos, alunos e pais. Com 41% da obra já executada, o evento marcou um momento simbólico da concretização de um antigo sonho da comunidade capiana.
Participaram da solenidade a reitora da Ufac, Guida Aquino; o senador Alan Rick; o diretor do CAP, Cleilton França; a vice-diretora, Alessandra Lima; e a presidente do Grêmio Estudantil, Isabelly Bevilaqua, que representou os alunos e destacou o sentimento de valorização da educação.
“Ver a construção do colégio saindo do papel é extremamente gratificante para mim. Isso é um símbolo de valorização da nossa educação”, disse Isabelly.
Durante o evento, o diretor Cleilton França destacou que o novo CAP representa mais que um edifício: é a realização de um sonho coletivo e o reflexo do compromisso com a educação pública de qualidade. Ele agradeceu o empenho da gestão da Ufac e o apoio político para viabilizar a obra.
“Hoje não nos reunimos apenas para apresentar um projeto, mas para celebrar a materialização de um sonho, fruto da união de esforços”, afirmou o diretor.
A reitora Guida Aquino emocionou os presentes ao lembrar da trajetória de luta pelo novo CAP desde o início de sua gestão. Ela agradeceu ao senador Alan Rick por ter abraçado a causa e garantido os recursos para a obra, por meio de emendas parlamentares.
“O CAP é uma das grandes conquistas da nossa gestão, e essa obra representa um legado para a educação pública do Acre. Eu me emociono só de pensar no dia da inauguração”, disse Guida.
O senador Alan Rick ressaltou seu compromisso com a educação e com os projetos da Ufac. Segundo ele, já foram destinados mais de R$ 10 milhões para a construção do novo CAP, que contará com estrutura moderna, incluindo quadra poliesportiva e depois do pedido dos alunos, Alan Rick garantiu que vai alocar recurso para construção da piscina.
“O Colégio de Aplicação sempre foi referência e agora terá uma estrutura à altura da sua excelência. Vamos continuar investindo para garantir um ensino de qualidade para nossas crianças e jovens”, afirmou o senador.
A obra está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2026 e contará com salas de aula modernas, laboratórios, biblioteca, área de convivência e espaços de esporte e lazer. A expectativa é que o novo CAP reforce ainda mais sua missão de promover ensino, pesquisa e extensão com excelência.
Relacionado
ACRE
Inscrições Abertas para o ENARE 2025 — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
2 dias atrásem
10 de julho de 2025
Notícias
publicado:
10/07/2025 14h10,
última modificação:
10/07/2025 14h10
Relacionado
ACRE
Ufac faz abertura da Semana de Enfermagem no campus Floresta — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
1 semana atrásem
3 de julho de 2025
A Ufac realizou a abertura da 16ª Semana de Enfermagem no campus Floresta, cujo tema é “Tecnologia na Enfermagem: Formação, Ética e Cuidado”. O evento, que começou na segunda-feira, 30, prossegue até quinta-feira, 3, no Teatro Universitário do Moa, reunindo estudantes, professores, profissionais de saúde e representantes de instituições de ensino da região, contando em sua programação com mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos e minicursos.
A cerimônia de abertura teve apresentação da banda de música do Comando de Fronteira Juruá — 61º Batalhão de Infantaria de Selva e dos símbolos da enfermagem, feita pela professora Maria Tamires Lucas dos Santos, além da execução do Hino da Enfermagem, feita pela professora Stefanie Ferreira Teles e pelo aluno Lucas Moura da Costa.
Também foi realizada uma homenagem à professora Kleynianne Medeiros de Mendonça Costa, em reconhecimento a sua trajetória no curso de Enfermagem da Ufac. Encerrando a solenidade, o professor Cristiano Gil Regis ministrou a conferência de abertura, abordando o tema central do evento.
A mesa de honra da abertura foi composta pela reitora Guida Aquino; pelo vice-diretor do Centro Multidisciplinar, Reginaldo Assêncio Machado; pela coordenadora do curso de Enfermagem, Vanizia Barboza da Silva; pela coordenadora regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira, Diani Carvalho Santos; pelo coordenador da Atenção Básica de Cruzeiro do Sul, Gilmar Giles de Oliveira; pela vereadora Manelisse Coelho Moura (Republicanos); e pela presidente da comissão organizadora da semana, Maria Aline do Nascimento Brandão dos Santos.
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
- OPINIÃO6 dias ago
OPINIÃO: Gabinetes de parlamentares empregam até maquiador
- JUSTIÇA6 dias ago
Repetitivo afasta PIS/Cofins sobre produtos e serviços destinados à Zona Franca de Manaus
- Oportunidade6 dias ago
II Prêmio Nacional de Jornalismo do Judiciário tem inscrições prorrogadas até esta segunda-feira, 7 de julho
- ACRE2 dias ago
Inscrições Abertas para o ENARE 2025 — Universidade Federal do Acre
Você precisa fazer login para comentar.