NOSSAS REDES

ACRE

Vice-Prefeito de Tarauacá e assessores buscam parcerias e projetos em Rio Branco; veja

VICE-PREFEITO CHICO BATISTA CUMPRE AGENDA EM RIO BRANCO EM BUSCA DE PARCERIAS PARA TARAUACÁ

O Vice-prefeito Chico Batista, esteve em Rio Branco durante três dias de 20 a 23 de março, cumprindo uma extensa agenda em busca de parcerias para o município.

Batista estava acompanhado do Secretário de Meio Ambiente Rosenir Arcênio, e do Assessor de Comunicação Gilson Amorim.

O Vice-prefeito participou de uma reunião com o Diretor-Geral do Deracre, Ítalo Cesar, que aproveitou para entregar o documento de concessão para a regularização do Barreiro do Deracre em Tarauacá, junto à Prefeitura.

Logo em seguida,  participaram de outra reunião com o Diretor-Presidente do órgão do Depasa, Zenil Chaves, e se colocou à disposição para ajudar com informações e apresentar melhorias que serão implementadas em Tarauacá.

Na ocasião, o Vice-Prefeito Chico Batista, fez uma explanação sobre as constantes reclamações dos moradores relacionadas à água; o Diretor falou que virá uma equipe de Rio Branco para fazer um levantamento dos principias problemas, como troca de rede de água e assim vai melhorar o sistema.

Zenil Chaves falou sobre o grande projeto de implementação de Saneamento Básico em Tarauacá, que será na ordem de 16 milhões, e está em fase de conclusão para licitação, acreditando que até meio do ano seja concluída a licitação.

Durante agenda foi feito outra reunião com  o Diretor-Presidente da Eletrobras Acre, o engenheiro eletricista Ricardo Alexandre Xavier Gomes, que falou dos investimento que Tarauacá vai receber, tais como expansão da rede de iluminação pública nos bairro que não existe; os procedimentos estão em fase de conclusão para empresa dá início aos serviços.

Outra reunião muita proveitosa foi no Tribunal de Contas do Estado Acre, onde o Vice-prefeito foi tirar dúvidas relacionadas ao percentual de pessoas, entre outros assuntos do município.

Já finalizando a agenda na capital, Batista participou de últimas reuniões com o Chefe de Gabinete do Vice-Governador, Sr. Isaque Ximenes, e, por fim, na Funasa, onde tratou sobre os projetos que o município de Tarauacá vai receber pela Funasa.

O Vice-Prefeito Chico Batista disse que “essas agendas são de fundamental importância, pois trata de assuntos de interesse da nossa população, onde buscarmos trazer resultados positivos e notícias boas para Tarauacá”.

ACRE

Cerimônia do Jaleco marca início de jornada da turma XVII de Nutrição — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

cerimonia-jaleco-1.jpeg

No dia 28 de março de 2026, foi realizada a Cerimônia do Jaleco da turma XVII do curso de Nutrição da Universidade Federal do Acre. O evento simbolizou o início da trajetória acadêmica dos estudantes, marcando um momento de compromisso com a ética, a responsabilidade e o cuidado com a saúde.

 

cerimonia-jaleco-2.jpeg



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac realiza aula inaugural do MPCIM em Epitaciolândia — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac realiza aula inaugural do MPCIM em Epitaciolândia — Universidade Federal do Acre

A Ufac realizou a aula inaugural da turma especial do mestrado profissional em Ensino de Ciência e Matemática (MPCIM) no município de Epitaciolândia (AC), também atendendo moradores de Brasileia (AC) e Assis Brasil (AC). A oferta dessa turma e outras iniciativas de interiorização contam com apoio de emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri (PP-AC). A solenidade ocorreu na sexta-feira, 27.

O evento reuniu professores, estudantes e representantes da comunidade local. O objetivo da ação é expandir e democratizar o acesso à pós-graduação no interior do Estado, contribuindo para o desenvolvimento regional e promovendo a formação de recursos humanos qualificados, além de fortalecer a universidade para além da capital. 

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho, ressaltou que a oferta da turma nasceu de histórias, compromissos e valores ao longo do tempo. “Hoje não estamos apenas abrindo uma turma. Estamos abrindo caminhos, sonhos e futuros para o interior do Acre, porque quando o compromisso atravessa gerações, ele se transforma em legado. E o legado transforma vidas.”

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac recebe visita da RFB para apresentação do projeto NAF — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac recebe visita da RFB para apresentação do projeto NAF — Universidade Federal do Acre

A Ufac recebeu, nesta quarta-feira, 25, no gabinete da Reitoria, representantes da Receita Federal do Brasil (RFB) para a apresentação do projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). A reunião contou com a participação da Coordenação do curso de Ciências Contábeis e teve como foco a proposta de implantação do núcleo na universidade.
O reitor em exercício e pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, destacou a importância da iniciativa para os estudantes e sua relação com a curricularização da extensão. Segundo ele, a proposta representa uma oportunidade para os alunos e pode fortalecer ações extensionistas da universidade.

A analista tributária da RFB e representante de Cidadania Fiscal, Marta Furtado, explicou que o NAF é um projeto nacional voltado à qualificação de acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, com foco em normas tributárias, legislação e obrigações acessórias. Segundo ela, o núcleo é direcionado ao atendimento de contribuintes de baixa renda e microempreendedores, além de aproximar os estudantes da prática profissional.

Durante a reunião, foi informada a futura assinatura de acordo de cooperação técnica entre a universidade e a RFB. Pelo modelo apresentado, a Ufac disponibilizará espaço para funcionamento do núcleo, enquanto a receita oferecerá plataforma de treinamento, cursos de capacitação e apoio permanente às atividades desenvolvidas.

Como encaminhamento, a RFB entregou o documento referencial do NAF, com orientações para montagem do espaço e definição dos equipamentos necessários. O processo será enviado para a Assessoria de Cooperação Institucional da Ufac. A expectativa apresentada na reunião é de que o núcleo seja integrado às ações de extensão universitária.

Também participaram da reunião o professor de Ciências Contábeis e vice-coordenador do curso, Cícero Guerra; e o auditor fiscal e delegado da RFB em Rio Branco, Claudenir Franklin da Silveira.



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS