ACRE
‘#Viana Nunca Mais’: acreanos protestam contra a oligarquia viana
PUBLICADO
8 anos atrásem
Em protesto contra o governo do PT no Acre, que já dura mais de 20 anos nas mãos dos irmãos Tião Viana e Jorge Viana, acreanos usam faixas nos veículos com a frase ‘#Viana Nunca Mais’. Nabor Júnior sofreu a mesma rejeição, antes de sua última derrota nas urnas.
Na foto, veículo com a faixa ‘#Viana Nunca Mais“, trafegando na avenida Getúlio Vargas, no Centro, em Rio Branco – Acre. 31/07/18. Foto: Fabianna Lioz.
Os irmãos Tião Viana e Jorge Viana (PT), sofrem dura rejeição na capital, e nos municípios do Acre. As recentes pesquisas divulgadas demonstram a rejeição e o desgaste político, que também é resultado do definhamento do PT, da condenação de Lula e outros políticos do PT, das elevadas taxas de desemprego e violência, dentre outras incontáveis razões locais e nacionais.
O fenômeno da rejeição política é estudado minuciosamente pelos institutos de pesquisa de conjuntura política. Mas a faixa ‘#Viana Nunca Mais‘, afixada em vários veículos que circulam em Rio Branco/Ac, não exige nenhum esforço científico para interpretá-la: o povo cansou do Partido dos Trabalhadores, assim como cansou de Nabor Júnior, o qual também amargou faixas de protesto e rejeição, antes de sua última derrota.
As faixas de ‘#Viana Nunca Mais’, afixadas em veículos, pode ser um prenúncio de derrota do PT nas urnas, nas eleições deste ano, ou seja, o início do fim de um regime político em que o poder foi exercido durante mais de 20 anos, por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe e família: a oligarquia viana.
OS CORPOS FALAM, E AS CAMISETAS TAMBÉM
Na convenção realizada pelo PT, no município de Tarauacá, no último final de semana, apenas Tião Viana, Sibá Machado e Léo de Brito usavam camiseta vermelha, cor do Partido dos Trabalhadores. Edvaldo Magalhães (PCdoB), também agraciou os camaradas locais, usando o vermelho dos comunistas.
Pelo que se ver, a vergonha e o medo de rejeição do eleitorado se entranhou dentro do próprio PT. Mesmo assim, os lançamentos de candidaturas nos municípios do Acre, são uma espécie de alegria e circo para o povo, dada a monotonia e a escassez de eventos nesses locais pobres e pacatos. Esses eventos levam vozes, sons e palavras novas. O leigo vê e ouve com alegria. No palco, pouco se viu o vermelho ‘sangue de boi’, e a estrela brilhou acanhadamente. Mas o povo aplaudiu, riu e se divertiu. No Acre, os políticos chamam isso de ‘festa da democracia’.
Mas é tudo ensaiado, pensado e calculado. Candidatos da frente popular, como Marcus Alexandre, Ermilson Farias, Ney Amorim, Raimundo Angelim e Jorge Viana, preferem não usar a estrela no peito e a camisa vermelha, símbolo de veneração, até pouco tempo atrás.
Este slideshow necessita de JavaScript.
O pré-candidato ao governo do Acre, Marcus Alexandre (PT), e seu vice, Ermilson Farias (PDT), não usavam camisetas na cor vermelha. A tese, por parte de alguns membros do PT, é que o distanciamento do ‘vermelho’ favorece os candidatos.
![]()
Foto: Jorge Viana usa camiseta cor vermelha apenas em redutos eleitorais majoritariamente do PT. Mas Ney Amorim evita o vermelhão e a estrela. Usa frequentemente camiseta amarela ou branca.
Com a condenação e prisão de Lula e outros membros do PT, pelo crime de corrupção, o medo de rejeição contra a sigla PT se tornou uma realidade. Os próprios filiados e líderes do PT, disfarçam o desgaste que se tornou ser filiado aos ‘camisas vermelhas’.
A faixa ‘#Viana Nunca Mais” e o distanciamento da ‘estrela vermelha’ podem ser o prenúncio do começo do fim; o fim de uma fase da história, que poderá ser chamada ‘PT Nunca Mais‘.
Relacionado
ACRE
II Semana Acadêmica de Sistemas de Informação — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 dia atrásem
14 de fevereiro de 2026Estão abertas as inscrições para o evento que vai reunir estudantes e profissionais para conectar ideias, debater o futuro da computação e fortalecer nossa rede acadêmica.
Se você quer ficar por dentro das pesquisas mais atuais da área e garantir aquela integração única com a galera, esse é o seu lugar!
Onde e Quando?
Data: De 23 a 27 de Fevereiro Local: UFAC – Teatro Universitário.
Como garantir sua vaga?
Inscreva-se agora pelo link: https://sasiufac.github.io/SASI2025/
Garanta sua vaga e venha fazer parte dessa experiência única. Nos vemos lá!
Relacionado
ACRE
Programa insere novos servidores no exercício de suas funções — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 dias atrásem
12 de fevereiro de 2026A Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, realizou a abertura do programa Integra Ufac, voltado aos novos servidores técnico-administrativos. Durante o evento, foi feita a apresentação das pró-reitorias, com explanações sobre as atribuições e o funcionamento de cada setor da gestão universitária. O lançamento ocorreu nessa quarta-feira, 11, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Graduação, campus-sede.
A finalidade do programa é integrar e preparar os novos servidores técnico-administrativos para o exercício de suas funções, reforçando sua atuação na estrutura organizacional da universidade. A iniciativa está alinhada à portaria n.º 475, do Ministério da Educação, que determina a realização de formação introdutória para os ingressantes nas instituições federais de ensino.
“Receber novos servidores é um dos momentos mais importantes de estar à frente da Ufac”, disse a reitora Guida Aquino. “Esse programa é fundamental para apresentar como a universidade funciona e qual o papel de cada setor.”
A pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Filomena Maria Oliveira da Cruz, enfatizou o compromisso coletivo com o fortalecimento institucional. “O sucesso individual de cada servidor reflete diretamente no sucesso da instituição.”
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Atlética do Curso de Engenharia Civil — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
5 dias atrásem
10 de fevereiro de 2026NOME DA ATLÉTICA
A. A. A. DE ENGENHARIA CIVIL – DEVASTADORA
Data de fundação: 04 de novembro de 2014
MEMBROS DA GESTÃO ATUAL
Anderson Campos Lins
Presidente
Beatriz Rocha Evangelista
Vice-Presidente
Kamila Luany Araújo Caldera
Secretária
Nicolas Maia Assad Félix
Vice-Secretário
Déborah Chaves
Tesoureira
Jayane Vitória Furtado da Silva
Vice-Tesoureira
Mateus Souza dos Santos
Diretor de Patrimônio
Kawane Ferreira de Menezes
Vice-Diretora de Patrimônio
Ney Max Gomes Dantas
Diretor de Marketing
Ana Clésia Almeida Borges
Diretora de Marketing
Layana da Silva Dantas
Vice-Diretora de Marketing
Lucas Assis de Souza
Vice-Diretor de Marketing
Sara Emily Mesquita de Oliveira
Diretora de Esportes
Davi Silva Abejdid
Vice-Diretor de Esportes
Dâmares Peres Carneiro
Estagiária da Diretoria de Esportes
Marco Antonio dos Santos Silva
Diretor de Eventos
Cauã Pontes Mendonça
Vice-Diretor de Eventos
Kaemily de Freitas Ferreira
Diretora de Cheerleaders
Cristiele Rafaella Moura Figueiredo
Vice-Diretora Chreerleaders
Bruno Hadad Melo Dinelly
Diretor de Bateria
Maria Clara Mendonça Staff
Vice-Diretora de Bateria
CONTATO
Instagram: @devastadoraufac / @cheers.devasta
Twitter: @DevastadoraUfac
E-mail: devastaufac@gmail.com
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
Economia e Negócios5 dias agoBrasil 2026: crescimento moderado e foco na estabilidade econômica
ACRE5 dias agoEmpresa Júnior — Universidade Federal do Acre
ACRE5 dias agoAtlética do Curso de Engenharia Civil — Universidade Federal do Acre
ACRE3 dias agoPrograma insere novos servidores no exercício de suas funções — Universidade Federal do Acre
Você precisa fazer login para comentar.