NOSSAS REDES

ACRE

Vacinação contra gripe no Acre não atingiu meta em 6 grupos prioritários

PUBLICADO

em

Cobertura vacinal no estado chegou a 87,63%, segundo Saúde. Grupos que não atingiram a meta foram das crianças, gestantes, pessoas com comorbidades, militares, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A vacinação contra gripe no Acre atingiu 87,63% de cobertura, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Foram aplicadas 212,2 mil doses em pessoas do grupo prioritário e mais 2,7 mil na população em geral.

Conforme os dados, seis dos 11 grupos prioritários não cumpriram com os 90% estabelecidos. Entre eles, o das crianças, gestantes, pessoas com comorbidade, militares, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A gerente de Imunização do Acre, Renata Aparecida, afirma que, apesar de a campanha ter sido concluída no dia 31 de maio, as vacinas continuam disponíveis em algumas unidades de saúde do estado. Segundo ela, os municípios estão sendo orientados a continuar com a vacinação.

“O estado do Acre não conseguiu alcançar essa cobertura, porém ainda estamos com o sistema aberto para inserir doses. A orientação aos municípios é de que continuem buscando esse público prioritário. Não alcançamos cobertura no público criança, gestante no estado, o que gera uma preocupação”, disse Renata.

Dos 22 municípios acreanos, sete não atingiram a meta de 90% de cobertura, entre eles Plácido de Castro, que ficou com 79,06%; Xapuri com 76,01%; Acrelândia, com 75,62% e Capixaba com 70,20%. Já as cidades de Sena Madureira, Bujari e Porto Acre ficaram com 60,70%, 60,36% e 56,78%, respectivamente.

Cinco mortes por gripe

Segundo o último boletim de monitoramento da influenza, divulgado pela Sesacre, cinco pessoas morreram no estado por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza. Os dados são de 1 de janeiro a 13 de junho deste ano.

“Sabemos que o número de casos de influenza é alto e sem contar as subnotificações, que são os casos das pessoas que não procuram as unidades de saúde. Por isso, reforçamos a importância da vacinação”, afirmou a gerente.

O boletim aponta que foram registrados 14 casos de H1N1 no estado neste período e três óbitos pela doença. Além de sete casos confirmados e dois óbitos pela gripe H3N2.

Cobertura vacinal por grupo

  • Crianças (6 meses a menores de 6 anos): 77,11%
  • Gestantes: 89,67%
  • Mães até 45 dias após o parto: 98,40%
  • Trabalhadores da saúde: 98,38%
  • Professores: 111,02%
  • Povos indígenas: 98,32%
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade: 100,94%
  • Portadores doenças crônicas e condições especiais: 89,19%
  • População privada de liberdade e funcionários: 64,8%
  • Funcionários do sistema prisional: 43,9%
  • Militares: 49,1%

ACRE

Mestrado em Geografia da Ufac integra projeto de pesquisa em rede — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Programacao.jpeg

O mestrado em Geografia (MGeo) da Ufac integra a equipe do projeto de pesquisa “Segurança Integrada na Pan-Amazônia e nas Fronteiras Sul-Americanas: Perspectivas para a Construção de um Modelo de Segurança Integrada Focada na Cooperação Interagências e Internacional”.

O projeto integra uma rede de pesquisa que envolve 22 universidades brasileiras e estrangeiras, 64 pesquisadores nacionais e internacionais, alunos de graduação e 14 programas de pós-graduação no Brasil, entre os quais o MGeo da Ufac. Além de simpósios anuais para divulgar o andamento das pesquisas, o projeto prevê publicações de dissertações e teses.

O coordenador-geral do projeto é o professor Gustavo da Frota Simões, do programa de pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. A proposta de pesquisa tem por objetivo geral analisar os desafios para defesa e segurança integrada da Pan-Amazônia e as fronteiras sul-americanas, partindo de uma perspectiva que engloba a segurança humana e avalia aspectos como migração, direitos humanos, crimes transfronteiriços e ambientais, visando à construção de políticas públicas.

Objetivos específicos do projeto

– Apresentar uma política pública de segurança integrada na faixa de fronteira, ancorada na realidade da Pan-Amazônia.

– Avaliar o impacto das migrações internacionais e demais fluxos de mobilidade humana na faixa de fronteira sob uma ótica de segurança.

– Discutir o conceito de segurança integrada e sua relação com a segurança humana e o desenvolvimento sustentável.

– Estudar como os crimes transfronteiriços e ambientais afetam a segurança humana das comunidades indígenas da região pan-amazônica.

6º Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações

O coordenador-geral do projeto, Gustavo da Frota Simões, e o professor Tássio Franchi reuniram-se com os professores do MGeo e a administração da Ufac de 31 de março a 3 de abril. A pauta da reunião foi o projeto e a realização do 6º Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações, que ocorre em 24 e 25 de junho, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede da Ufac.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Em parceria com Exército, Ufac capacita alunos para desafios na selva — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Imagem do WhatsApp de 2025-05-04 à(s) 19.21.00_7157cd54.jpg

A professora Karlla Barbosa Godoy, do Centro Multidisciplinar do campus Floresta da Ufac, em parceria com o Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (CFron Juruá/61º BIS), conduziu atividades no âmbito da disciplina Técnicas de Campo, envolvendo alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas. A ação ocorreu no sábado, 3, e no domingo, 4, no CFron Juruá/61º BIS, em Cruzeiro do Sul.

A proposta foi capacitar os participantes para atuar com segurança em ambientes de selva, desenvolvendo habilidades de sobrevivência, orientação, obtenção de recursos naturais e primeiros socorros em condições adversas.

“A iniciativa demonstra o firme compromisso da Ufac em oferecer aos seus acadêmicos uma formação integral e alinhada com as particularidades do bioma amazônico”, justificaram os organizadores. “Ao vivenciarem situações práticas, os estudantes internalizam conhecimentos e desenvolvem habilidades que os tornarão profissionais mais capacitados e conscientes da realidade local.”

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

I Seminário de Teoria Crítica

PUBLICADO

em

WhatsApp Image 2025-05-05 at 10.48.25 (1).jpeg

Continue lendo

MAIS LIDAS