NOSSAS REDES

ACRE

TJAC participa de abertura do Programa Escola Aberta em parceria com a Secretaria de Educação

PUBLICADO

em

Atendimentos do Centro Médico do TJAC e palestra sobre violência doméstica foram algumas das atividades no evento.

O presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Francisco Djalma, e a coordenadora Estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Acreano, desembargadora Eva Evangelista, participaram da solenidade de abertura do Programa Escola Aberta, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes (SEE), no último sábado, 25.

O programa, que tem por finalidade implementar ações educativas de saúde e segurança nas escolas públicas, é executado por meio de parcerias institucionais. Essa primeira etapa, que ocorreu na Escola Profª Heloísa Mourão Marques, o tema foi “Programa Escola Aberta: Alunos Reflexivos”. O TJAC contribuiu com a disponibilidade de serviços do Centro Médico e com a palestra “O reflexo da violência doméstica na instituição escolar”.

A abertura do evento contou com a execução do Hino Nacional e Acreano, por parte da banda do Colégio Militar Tiradentes e teatros. Em seu pronunciamento, o desembargador-presidente Francisco Djalma parabenizou pela iniciativa da SEE.

“Nossa participação nesse programa é estimular. A mensagem que trazemos é para os estudantes entenderem que a violência não compensa. Estudar é a solução. O TJAC sempre estará disponível para parcerias dessa natureza social”, disse.

O secretário da SEE, Mauro Sérgio ressaltou sobre a referência que a escola pública deve ter perante a sociedade. “Acreditamos que a escola de rede pública deve oferecer o melhor para a comunidade. Nossa intenção é que sejam desenvolvidas boas ações nessas atividades”, ressaltou.

Violência doméstica

Na oportunidade, a coordenadora estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Acreano, desembargadora Eva Evangelista, ministrou a palestra “O reflexo da violência doméstica na instituição escolar”, para mais de cem alunos e professores.

Ela explicou sobre os tipos de violência doméstica, que vai além da agressão física ou estupro, a importância de denunciar e como o silêncio pelo medo de prestar queixa é capaz de prejudicar toda a família.

A coordenadora falou ainda da preocupação do judiciário na questão e colocou a Coordenadoria da Mulher à disposição da unidade escolar para futuras parcerias e trabalhos que possam incentivar a paz no lar.

A parceria entre o TJAC e a SEE para a execução da atividade ocorreu por meio do Termo de Cooperação Técnica, no início de maio/2019. O Poder Judiciário Acreano, por exemplo, se comprometeu a disponibilizar atendimento médico e serviço de saúde através das equipes do Centro Médico e palestras sobre violência doméstica.

ACRE

Ufac propõe criação do curso de Psicologia no campus Floresta — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Reunião no DF-2026.08.25 (2).jpeg

O reitor da Ufac, Josimar Ferreira, reuniu-se com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Marcus Vinícius David, e a equipe da Secretaria de Educação Superior (Sesu), nessa terça-feira, 25, em Brasília. A pauta foi a formalização da proposta de criação do curso de Psicologia no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. A expectativa da universidade é de que o curso possa ser ofertado a partir de 2027.

O reitor destacou que o Vale do Juruá não dispõe de formação superior com esse perfil e que profissionais que atuam na região muitas vezes vêm de Rio Branco ou de outros Estados. A avaliação da gestão é de que existe demanda por psicólogos tanto no atendimento pelo Sistema Único de Saúde quanto no setor privado.

A criação do curso integra as possibilidades do Programa Universidades Transformadoras e, de acordo com o reitor, foi uma das demandas apontadas durante o processo eleitoral da atual gestão “Seria uma oportunidade para os filhos, os jovens que estão saindo do ensino médio, que têm o sonho de caminhar nessa área da saúde e se formar em Psicologia”, pontuou Josimar.

Na agenda com o MEC, também foram apresentadas outras demandas da universidade. O reitor convidou formalmente Marcus Vinícius David para conhecer o campus Floresta e visitar obras da Ufac vinculadas ao Programa de Aceleração do Crescimento no campus Fronteira, em Brasileia.

Nesta quarta-feira, 26, Josimar também participou da 188ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada na sede da entidade, em Brasília. A participação integrou a agenda institucional da Ufac na capital federal.



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Atletas que participarão dos Jubs em GO recebem bandeira da Ufac — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Entega bandeira Jubs (3).jpg

O reitor da Ufac, Josimar Ferreira, entregou a bandeira institucional aos atletas que participarão dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), que ocorrem de domingo, 23, a 5 de setembro, em Goiânia e Trindade (GO), com organização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário. A entrega ocorreu nessa quinta-feira, 20, no hall da Reitoria, campus-sede.

“As oportunidades nascem a partir do momento em que dialogamos e temos compromisso. Quero transmitir a toda a equipe o nosso empenho de trabalhar o fortalecimento do esporte”, disse Josimar. “Eu estou neste momento como reitor por vocês, estudantes, e é com vocês que eu quero honrar esse compromisso todos os dias da minha vida, com o sentimento de união e diálogo.”

Entrega bandeira Jubs (2).jpg

Também participaram do ato o pró-reitor de Extensão e Cultura, Marco Amaro; e o diretor de Arte, Cultura e Integração Comunitária, Givanildo Pereira Ortega.

(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Participe da Autoavaliação do Curso de ciências contábeis — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

QRCODE - Autoavaliação

 

Olá, estudante!

Este instrumento foi elaborado com o objetivo de ouvir você e conhecer a sua percepção sobre o Curso de Ciências Contábeis. Sua participação é muito importante para que possamos identificar os pontos positivos, as dificuldades e as principais demandas dos estudantes, contribuindo para o processo de avaliação e melhoria contínua do curso.

O questionário aborda diferentes aspectos da sua experiência acadêmica, como disciplinas e organização curricular, metodologias de ensino, atuação dos professores, infraestrutura, biblioteca, laboratórios, acessibilidade, apoio aos estudantes, estágio, pesquisa, extensão, monitoria, iniciação científica, eventos e comunicação com a Coordenação.

As respostas serão utilizadas de forma responsável e, preferencialmente, de maneira agregada, com a finalidade de subsidiar ações e decisões voltadas ao aprimoramento da qualidade do curso e da formação acadêmica e profissional dos estudantes.

🗣️ Este é um espaço para você ser ouvido! Por isso, responda com sinceridade, apresentando sua percepção, críticas, sugestões e demandas. Não existem respostas certas ou erradas: o mais importante é que sua opinião represente verdadeiramente a sua experiência como estudante.

Agradecemos sua participação e contribuição para a construção de um Curso de Ciências Contábeis cada vez melhor, mais inclusivo, acolhedor e alinhado às necessidades dos estudantes e às demandas da sociedade e do mercado profissional.

Sua opinião é fundamental para construirmos juntos o futuro do nosso curso!

Acesse o formulário de Autoavaliação 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS