ACRE
TIM incentiva colaboradores a compartilhar conhecimentos com profissionais da própria empresa

PUBLICADO
5 anos atrásem

A iniciativa foi finalista do último Prêmio Ser Humano, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil) para reconhecer e destacar e as melhores práticas em gestão de pessoas, identificar novos talentos e estimular o pensamento criativo
A TIM vem apostando nos talentos de dentro de casa para garantir a gestão do conhecimento e uma equipe bem alinhada tecnicamente. Foram mais de 10 mil participações em treinamentos do programa Multiplicando Ideias, que promove o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais essenciais aos negócios por meio da disseminação interna. Os próprios funcionários atuam como “multiplicadores”: são capacitados pelo RH e ministram treinamentos para os colegas de trabalho, que podem se inscrever em cursos variados.
A iniciativa existe desde 2012 e já foram realizadas mais de 100 mil horas de treinamento. Em 2019, 121 colaboradores atuaram como multiplicadores, abordando assuntos como inovação, carreira, Internet das Coisas, jornada do cliente, tributação, entre outros.
O multiplicador se inscreve no programa voluntariamente ou é indicado pelo gestor. Ele passa por uma formação junto ao RH, que o auxilia, inclusive, na elaboração do material que será usado. Há um sistema de pontos, que prevê premiações em livros e cursos específicos para os profissionais que estão disseminando o conhecimento. A pontuação é realizada de acordo com a avaliação das aulas, levando em consideração o nível de recomendação do conteúdo e o público impactado.
O Multiplicando Ideias busca a disseminação do conhecimento de forma inovadora, sem a formalidade dos treinamentos convencionais, promovendo integração entre os colaboradores e reconhecendo aqueles que se propõem a compartilhar seu tempo e conhecimento com outros profissionais da companhia. A iniciativa foi finalista do último Prêmio Ser Humano, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil) para reconhecer e destacar e as melhores práticas em gestão de pessoas, identificar novos talentos e estimular o pensamento criativo.
Exemplos de sucesso
A especialista de RH na TIM, Helyda Guedes, de 32 anos, é uma das profissionais da empresa que aderiu ao programa desde o início. Formada em Psicologia e com MBA em Gestão com Pessoas, a multiplicadora é responsável por ministrar o Workshop de Carreira, que é voltado para todos os colaboradores da casa. De lá para cá, 10 turmas foram concluídas nos estados de Pernambuco, Pará, Goiás e no Distrito Federal.
“O objetivo do curso é proporcionar o autoconhecimento pessoal e profissional e assessorar na gestão da carreira”, explica Helyda. Ela comenta que o Multiplicando Ideias tem foco na gestão do conhecimento, de forma que a iniciativa garante a continuidade dos processos por meio do compartilhamento de informações, desde as mais básicas até as mais técnicas.
Outra história é a do Anderson Machado, de 36 anos, Senior Manager de Engenharia e multiplicador desde 2017. Ele ministra o curso de Accountability, termo que não possui uma tradução literal para o português e pode ser definido como “ter senso de dono”, e é destinado a todos os níveis da companhia. O gestor já finalizou seis turmas no Distrito Federal e em Goiás.
Segundo o gestor, o intuito do curso é popularizar os conceitos de accountability em toda a cultura organizacional. “O Multiplicando Ideias permite dividir o conhecimento com todos, de modo que a abordagem se iguale em cada nível. Além disso, garante um sentimento de pertencimento, já que possibilita que todos auxiliem na propagação dos conceitos e comportamentos do Accountability”, completa.
Relacionado
ACRE
Ufac apresenta projeto do novo CAP para comunidade — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
2 dias atrásem
12 de julho de 2025
A Ufac realizou na manhã desta sexta-feira, 12, no Teatro Universitário, a apresentação do projeto do novo Colégio de Aplicação (CAP) a professores, técnicos, alunos e pais. Com 41% da obra já executada, o evento marcou um momento simbólico da concretização de um antigo sonho da comunidade capiana.
Participaram da solenidade a reitora da Ufac, Guida Aquino; o senador Alan Rick; o diretor do CAP, Cleilton França; a vice-diretora, Alessandra Lima; e a presidente do Grêmio Estudantil, Isabelly Bevilaqua, que representou os alunos e destacou o sentimento de valorização da educação.
“Ver a construção do colégio saindo do papel é extremamente gratificante para mim. Isso é um símbolo de valorização da nossa educação”, disse Isabelly.
Durante o evento, o diretor Cleilton França destacou que o novo CAP representa mais que um edifício: é a realização de um sonho coletivo e o reflexo do compromisso com a educação pública de qualidade. Ele agradeceu o empenho da gestão da Ufac e o apoio político para viabilizar a obra.
“Hoje não nos reunimos apenas para apresentar um projeto, mas para celebrar a materialização de um sonho, fruto da união de esforços”, afirmou o diretor.
A reitora Guida Aquino emocionou os presentes ao lembrar da trajetória de luta pelo novo CAP desde o início de sua gestão. Ela agradeceu ao senador Alan Rick por ter abraçado a causa e garantido os recursos para a obra, por meio de emendas parlamentares.
“O CAP é uma das grandes conquistas da nossa gestão, e essa obra representa um legado para a educação pública do Acre. Eu me emociono só de pensar no dia da inauguração”, disse Guida.
O senador Alan Rick ressaltou seu compromisso com a educação e com os projetos da Ufac. Segundo ele, já foram destinados mais de R$ 10 milhões para a construção do novo CAP, que contará com estrutura moderna, incluindo quadra poliesportiva e depois do pedido dos alunos, Alan Rick garantiu que vai alocar recurso para construção da piscina.
“O Colégio de Aplicação sempre foi referência e agora terá uma estrutura à altura da sua excelência. Vamos continuar investindo para garantir um ensino de qualidade para nossas crianças e jovens”, afirmou o senador.
A obra está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2026 e contará com salas de aula modernas, laboratórios, biblioteca, área de convivência e espaços de esporte e lazer. A expectativa é que o novo CAP reforce ainda mais sua missão de promover ensino, pesquisa e extensão com excelência.
Relacionado
ACRE
Inscrições Abertas para o ENARE 2025 — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
4 dias atrásem
10 de julho de 2025
Notícias
publicado:
10/07/2025 14h10,
última modificação:
10/07/2025 14h10
Relacionado
ACRE
Ufac faz abertura da Semana de Enfermagem no campus Floresta — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
2 semanas atrásem
3 de julho de 2025
A Ufac realizou a abertura da 16ª Semana de Enfermagem no campus Floresta, cujo tema é “Tecnologia na Enfermagem: Formação, Ética e Cuidado”. O evento, que começou na segunda-feira, 30, prossegue até quinta-feira, 3, no Teatro Universitário do Moa, reunindo estudantes, professores, profissionais de saúde e representantes de instituições de ensino da região, contando em sua programação com mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos e minicursos.
A cerimônia de abertura teve apresentação da banda de música do Comando de Fronteira Juruá — 61º Batalhão de Infantaria de Selva e dos símbolos da enfermagem, feita pela professora Maria Tamires Lucas dos Santos, além da execução do Hino da Enfermagem, feita pela professora Stefanie Ferreira Teles e pelo aluno Lucas Moura da Costa.
Também foi realizada uma homenagem à professora Kleynianne Medeiros de Mendonça Costa, em reconhecimento a sua trajetória no curso de Enfermagem da Ufac. Encerrando a solenidade, o professor Cristiano Gil Regis ministrou a conferência de abertura, abordando o tema central do evento.
A mesa de honra da abertura foi composta pela reitora Guida Aquino; pelo vice-diretor do Centro Multidisciplinar, Reginaldo Assêncio Machado; pela coordenadora do curso de Enfermagem, Vanizia Barboza da Silva; pela coordenadora regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira, Diani Carvalho Santos; pelo coordenador da Atenção Básica de Cruzeiro do Sul, Gilmar Giles de Oliveira; pela vereadora Manelisse Coelho Moura (Republicanos); e pela presidente da comissão organizadora da semana, Maria Aline do Nascimento Brandão dos Santos.
Você precisa fazer login para comentar.