ACRE
Suspeito de usar ‘chave mestra’ para invadir estabelecimentos no interior do AC é preso
PUBLICADO
7 anos atrásem
Menezes Galvão, de 18 anos, foi preso nesta terça-feira (9) após invadir uma das maiores distribuidoras de bebidas de Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Ele é suspeito de invadir pelo menos três estabelecimentos comercias só nesta semana e foi rendido por populares que o perseguiram depois que ele saiu da distribuidora. Galvão teria usado uma chave apropriada para abrir qualquer tipo de fechadura para entrar da distribuidora e revistar os caixas. Ele foi visto por pessoas que passavam pelo local no momento que saía do estabelecimento que fica na Avenida Copacabana. O delegado Alexnaldo Batista diz que o suspeito foi acompanhado pelas testemunhas que contaram com ajuda de outras pessoas para rendê-lo e acionar a polícia que fez a condução para a delegacia. Além de produtos do estoque, ele levava R$ 1 mil que pegou no caixa da distribuidora. “Depois de ser perseguido por populares, ele foi encontrado na beira de um igarapé. As pessoas perceberam que ele estava armado com uma faca, mas conseguiram contê-lo e acionar a polícia”, disse Batista. Segundo o delegado, o suspeito já teria invadido vários comércios na cidade usando a mesma estratégia. No último domingo (7), Galvão também conseguiu entrar no shopping usando a mesma ferramenta e levou vários produtos de um supermercado. O dia seguinte, o suspeito também teria invadido uma casa de produtos veterinários. “Já era uma característica dele sair pela madrugada de bicicleta para cometer esses furtos. Tinha uma chave mestra de abrir portas de vidro que a gente não sabe como ele fazia, mas conseguia invadir os comércios e levava o que conseguia carregar. É um ladrão que já estava tinha sido identificado em nossas investigações e agora vai ser indiciado por todos esses crimes”, afirmou o delegado.
Relacionado
ACRE
Ufac entrega centrais de empresas juniores e esportes eletrônicos — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
20 horas atrásem
9 de dezembro de 2025A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Ufac realizou a entrega da Central de Empresas Juniores e da Central E-Sports. A solenidade ocorreu nessa segunda-feira, 8, no Centro de Convivência, e marcou a ampliação de espaços destinados à inovação, ao empreendedorismo estudantil e às práticas de esportes eletrônicos na instituição.
“É uma alegria imensa começar a semana entregando uma estrutura pensada para quem é mais importante na nossa universidade: os nossos estudantes”, disse a reitora Guida Aquino. “Trabalhamos muito para que esses espaços existam e desejamos que eles sejam utilizados com seriedade, dedicação e compromisso com a formação de cada um.”
Os novos espaços integram um conjunto de ações financiadas com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri (PP-AC), no valor de R$ 600 mil, destinados à expansão de projetos de extensão, cultura e inclusão universitária. O investimento permitiu a reestruturação do Laboratório de E-Esportes, com a aquisição de novos equipamentos para apoio às equipes e às atividades competitivas.
Socorro reafirmou o compromisso com ações que fortalecem a educação pública. “Apoiar iniciativas tão fundamentais e tão relevantes quanto as que estamos celebrando aqui é um compromisso com a educação pública. Investimentos como esse ampliam oportunidades, fortalecem a ciência e aproximam a universidade das pessoas.”
A Central de Empresas Juniores também foi estruturada para funcionar como ambiente de referência para diálogo, organização e desenvolvimento dessas empresas da universidade. O espaço permitirá maior integração entre elas, além de oferecer um ambiente adequado para atendimento a clientes e realização de reuniões. Em Cruzeiro do Sul, outra unidade também foi construída.
“É um sonho que se concretiza, porque foi sonhado a muitas mãos. Nosso agradecimento à deputada Socorro Neri pelo financiamento desse sonho, que vai impulsionar o empreendedorismo juvenil na Universidade Federal do Acre”, enfatizou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paulo de Moraes.
Representando os atletas da modalidade de esportes eletrônicos, Edinaldo Feitosa comentou o impacto do novo espaço para os estudantes. “Este espaço significa muito para nós. Ele simboliza a abertura de portas para outras modalidades. Há muitos atletas de alto nível na universidade que agora poderão acessar, treinar, competir e se desenvolver, tanto nos esportes tradicionais quanto nos eletrônicos. Além disso, há um valor social enorme: uma oportunidade que fortalece a comunidade e incentiva novos talentos.”
Também compuseram o dispositivo de honra a pró-reitora de Inovação e Tecnologia, Almecina Balbino Ferreira; a diretora de Arte, Cultura e Integração Comunitária, Lya Beiruth; o presidente do DCE, Rubisclei Júnior; o presidente da Liga das Atléticas, Max William da Silva Pedroza; e o secretário estadual de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Barbary de Mesquita.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Proex da Ufac inaugura Estúdio de Artes plásticas no campus-sede — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
20 horas atrásem
9 de dezembro de 2025A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Ufac realizou a inauguração do Estúdio de Artes Plásticas. O evento ocorreu nessa segunda-feira, 8, no andar superior da Biblioteca Central, campus-sede, e reuniu autoridades acadêmicas, representantes de coletivos culturais e estudantes. O espaço tem como objetivo ampliar atividades de formação artística, criação visual, oficinas e ações de extensão voltadas à comunidade universitária e à população.
“A universidade não existe sem aluno. É para os nossos alunos que trabalhamos. A arte e a cultura, com toda certeza, contribuirão para o crescimento intelectual dos nossos estudantes”, afirmou a reitora Guida Aquino.
A inauguração é resultado do projeto Studio Urbano Amazônia, viabilizado por emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri (PP-AC). “É uma alegria muito grande estar aqui, podendo participar deste momento e entregar algo tão importante para a cultura. Este espaço representa mais oportunidades, mais acesso e mais valorização da produção artística”, disse a deputada.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paulo de Moraes, lembrou o caminho percorrido até a concretização do projeto. “Antes de darmos esse passo, eu me lembro do quanto era difícil encontrar um espaço adequado para guardar a produção dos alunos. Hoje, inauguramos o Estúdio de Artes Plásticas, um avanço que simboliza reconhecimento e incentivo ao trabalho artístico na universidade.”

A coordenadora do projeto Studio Urbano Amazônia, Fabiana Nogueira Chaves, destacou o impacto social previsto para o estúdio. “O que estamos conseguindo produzir aqui deve servir como base para algo muito maior: levar arte e democratização cultural às comunidades periféricas. Muitas crianças não têm acesso à arte, e queremos que elas possam enxergar nela uma possibilidade revolucionária, educativa e transformadora.”
Também compuseram o dispositivo de honra a pró-reitora de Inovação e Tecnologia, Almecina Balbino Ferreira; o diretor de Cultura e Arte do DCE, Luqueta; e o representante do coletivo Errantes, Diego Silva Fontenelle.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
I ENCONTRO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE
PUBLICADO
2 dias atrásem
8 de dezembro de 202511 Dez de 2025 de 8h às18h
salas Auton Perez e Tadeu Mello do Centro de Convenções da UFAC
+ info: residentes.rmisfc2024@gmail.com
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ACRE6 dias agoUfac promove confraternização estudantil no Restaurante Universitário — Universidade Federal do Acre
ACRE2 dias agoUfac entrega certificados do Revalida — Universidade Federal do Acre
ACRE2 dias agoCAp da Ufac realiza premiação de 212 alunos no Leitores do Ano — Universidade Federal do Acre
ACRE2 dias agoUfac entrega equipamentos a programas de pós-graduação com recursos da Capes — Universidade Federal do Acre