NOSSAS REDES

FAKE NEWS

Site local publica fake news, e matéria é desmentida por Prefeita: ´Estou ótima, nunca estive tão bem´, diz Marilete

Editorial do Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Angélica Paiva, do site Notícias da Hora publicou, neste domingo de Páscoa, 21, falsa notícia afirmando que ´a prefeita Marilete Vitorino sofreu um AVC´.

A publicação pegou mal, e foi desmentida logo em seguida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá.

O site local de notícias publicou neste domingo de Páscoa, 21, uma falsa notícia sobre a Prefeita do Município de Tarauacá, interior do Acre.

Na publicação, Angélica Paiva afirma textualmente que ´Sob tensão e isolada, Marilete está com sérios problemas de saúde (…) prefeita sofreu um AVC´.

JORNALISMO PECADOR

Mesmo em dia de Páscoa, onde temos uma importante celebração da igreja cristã em homenagem a ressurreição de Jesus Cristo, parece que alguns jornalistas não lembraram dos dez mandamentos e nem dos princípios bíblicos: não mentir, não levantar falso, ser verdadeiro, não enganar, etc.

Em dias santos, há quem prefira o pecado.

Em todo o mundo, há um esforço de várias instituições contra a publicação de fake news. Há mundialmente, uma exigência por um jornalismo que seja autêntico, destemido e crítico, e ao mesmo tempo imparcial, verdadeiro e lastreamento em fontes fidedignas.

A fonte fidedigna é o ´salva-vidas´ do jornalista, inclusive para blindá-lo contra eventuais ações judiciais. A fonte autêntica e segura livra-nos de muitos males, e essa deve ser nossa oração diária. Todo jornalista sério, repreende quem publica fake news. Não obstante, alguns pratiquem, mesmo no dia da ressurreição de Jesus.

FAKE NEWS DO NOTÍCIAS DA HORA

A matéria publicada pelo site local Notícias da Hora, neste domingo de Páscoa, 21, causou polêmica no meio político, e pegou mal para o site de notícias.

Assinada por Angélica Paiva, a matéria foi veiculada sem a cautela e o zelo necessários que cercam a atividade jornalística.

A chamada da matéria anuncia ´Marilete Vitorino poderá renunciar o cargo de prefeita do município de Tarauacá´, e prossegue ´Marilete está com sérios problemas de saúde´, ´a prefeita sofreu um AVC´.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal ligeiramente cuidou de desmentir a matéria, e informou que a Prefeita não foi procurada previamente, antes da publicação da matéria.

Veja a publicação (Fake news):

NOTA DA PREFEITURA DE TARAUACÁ

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá informa que a notícia publicada neste domingo de Páscoa, 21, no site Notícias da Hora, assinada por Angélica Paiva, sob o título ´Marilete Vitorino poderá renunciar o cargo de prefeita do município de Tarauacá´, não procede.

A Prefeita Marilete Vitorino nunca sofreu AVC, estar com saúde em ótimo estado. ´Nunca estive com a saúde tão boa´, afirmou a Prefeita, que cuida da saúde pessoal com o mesmo que cuida dos bens públicos sob sua administração.

Quanto à suposta notícia de renúncia, Marilete nunca pretendeu, afirmou ou cogitou renunciar, sequer em seu ambiente familiar e íntimo. A Prefeita vai honrar e concluir o mandato outorgado pelo povo de Tarauacá, que lhe confiou 8.589 (oito mil, quinhentos e oitenta e nove) votos nas eleições de 2016, com 47,98% dos votos válidos.

´As dificuldades existem, mas vamos honrar o mandato, nunca cogitei renunciar. Essa palavra não existe no meu vocabulário´, destacou a Prefeita.

´Com os vereadores, meu relacionamento estar bom demais. É um relacionamento de respeito. Estamos trabalhando juntos pelo bem da população. Minha relação com a Câmara de Vereadores é ótima, nunca esteve tão bem, é uma relação respeitosa com todos. Eventualmente surgem descontentamentos pontuais, mas isso é natural na política´, esclareceu Marilete.

A Prefeita também fez questão de destacar o apoio e o trabalho do seu Vice-Prefeito, Chico Batista. ´O Chico Batista é um parceiro nosso, trabalhador incansável, com o qual vamos honrar e concluir o mandato juntos´, afirmou Marilete. Por Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Tarauacá.

FAKE NEWS

Após publicar fake news, jornalista se justifica: era só ´uma notinha numa coluna´, diz

Editorial do Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Angélica Paiva, do site Notícias da Hora publicou, neste domingo de Páscoa, 21, falsa notícia afirmando que ´a prefeita Marilete Vitorino sofreu um AVC´.

A publicação pegou mal, e foi desmentida logo em seguida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá.

A matéria publicada pelo site local Notícias da Hora, neste domingo de Páscoa, 21, causou polêmica, e pegou mal para o recém criado site de notícias.

Assinada por Angélica Paiva, a matéria foi veiculada sem a cautela e o zelo necessários que cercam a atividade jornalística.

A chamada da matéria anunciava ´Marilete Vitorino poderá renunciar o cargo de prefeita do município de Tarauacá´, e prossegue ´Marilete está com sérios problemas de saúde´, ´a prefeita sofreu um AVC´.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal ligeiramente cuidou de desmentir a matéria, e informou que a Prefeita não foi procurada previamente, antes da publicação da matéria (leia aqui).

Ainda no domingo, a jornalista se manifestou sobre a polêmica, e publicou um post em sua página na rede social. ´(…) não é uma matéria é uma notinha numa coluna (…); a NOTINHA informa que não foi possível falar com a prefeita, por isso eu fiquei com a informação repassada pelos leitores da coluna em Tarauacá. (…) Não afirmei “textualmente “, disse que de acordo com as informações dos leitores de TK (…)´.

Veja:

 

Continue lendo

TOP MAIS LIDAS

    Feedback
    WhatsApp Fale conosco