NOSSAS REDES

ACRE

Semsa alerta para vacinação de gripe e sarampo

PUBLICADO

em

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), faz um chamamento a população, que busque as unidades de saúde para garantir a imunização contra a influenza (gripe) e o sarampo, doenças que fazem vítimas em todo o Brasil. 
.
.
A população de Rio Branco – independente da idade, que não tomou ainda vacina contra a influenza, a gripe, deve procurar uma unidade de saúde para garantir a imunização. A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, Socorro Martins, faz o alerta lembrando que este ano na capital, 6 pessoas já morreram vítimas da doença. Durante todo o ano passado, a gripe causou 5 óbitos na capital acreana. 
.
Socorro cita que, por causa da baixa procura pela vacina, o Ministério da saúde prorrogou a campanha de vacinação em duas ocasiões chegando a liberar a vacina para todas as pessoas e não só para o público alvo. 
.
.
Além das doses que estão nas 55 unidades de saúde da capital, no estoque da SEMSA, ainda há 10.700 doses. “Temos as doses à disposição, já intensificamos a campanha, e mesmo assim, a procura é baixa. Mais uma vez alertamos que a gripe, a influenza mata. Os pais devem levar as crianças para a imunização”, insiste ela.
.
Sarampo 
.
Outro alerta da Vigilância Epidemiológica é com relação a vacina contra o sarampo, que também está disponível nas unidades de saúde para crianças entre 1 a menor de 5 anos de idade. 
.
.
A vacinação é a única medida de prevenção eficaz contra o sarampo. Com um ano, as crianças devem tomar a vacina tetra viral que previne contra sarampo, caxumba e rubéola. Com um ano e três meses, recebem a dose da terra valente, que além das três doenças também garante imunização contra catapora.    
.
Entre os dias 6 a 31 de agosto, será desencadeada a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo e todas as crianças, mesmo as que já tomaram as duas doses, devem ser vacinadas novamente. “Como se trata de uma campanha nacional, mesmo as crianças vacinadas, devem ser novamente imunizadas”, informa Socorro Martins.  
.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A viremia, causada pela infecção, pode evoluir com gravidade e causar complicações, como pneumonia e encefalite. Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.
.
Transmissão
.
A transmissão do sarampo ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após, sendo o período de maior transmissibilidade dois dias antes e dois dias após o início do exantema.
.
A definição de caso suspeito de sarampo adotada pelo Ministério da Saúde é: “todo paciente que, independentemente da idade e da situação vacinal apresentar:
.
Febre alta, acima de 38,5°C; e
.
Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo, acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas:
.
Tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite; ou 
.
Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas. Da Assessoria. Fotos Assis Lima e Fagner Delgado/DECO.

ACRE

Nota da Andifes sobre os cortes no orçamento aprovado pelo Congresso Nacional para as Universidades Federais — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

andifes-nota.jpg

Notícias


publicado:
23/12/2025 07h31,


última modificação:
23/12/2025 07h32

Confira a nota na integra no link: Nota Andifes



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac entrega equipamentos ao Centro de Referência Paralímpico — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac entrega equipamentos ao Centro de Referência Paralímpico — Universidade Federal do Acre

A Ufac, a Associação Paradesportiva Acreana (APA) e a Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer realizaram, nessa quarta-feira, 17, a entrega dos equipamentos de halterofilismo e musculação no Centro de Referência Paralímpico, localizado no bloco de Educação Física, campus-sede. A iniciativa fortalece as ações voltadas ao esporte paraolímpico e amplia as condições de treinamento e preparação dos atletas atendidos pelo centro, contribuindo para o desenvolvimento esportivo e a inclusão de pessoas com deficiência.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, com o objetivo de fortalecer a preparação esportiva e garantir melhores condições de treino aos atletas do Centro de Referência Paralímpico da Ufac.

Durante a solenidade, a reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições. “Sozinho não fazemos nada, mas juntos somos mais fortes. É por isso que esse centro está dando certo.”

A presidente da APA, Rakel Thompson Abud, relembrou a trajetória de construção do projeto. “Estamos dentro da Ufac realizando esse trabalho há muitos anos e hoje vemos esse resultado, que é o Centro de Referência Paralímpico.”

O coordenador do centro e do curso de Educação Física, Jader Bezerra, ressaltou o compromisso das instituições envolvidas. “Este momento é de agradecimento. Tudo o que fizemos é em prol dessa comunidade. Agradeço a todas as instituições envolvidas e reforço que estaremos sempre aqui para receber os atletas com a melhor estrutura possível.”

O atleta paralímpico Mazinho Silva, representando os demais atletas, agradeceu o apoio recebido. “Hoje é um momento de gratidão a todos os envolvidos. Precisamos avançar cada vez mais e somos muito gratos por tudo o que está sendo feito.”

A vice-governadora do Estado do Acre, Mailza Assis da Silva, também destacou o trabalho desenvolvido no centro e o talento dos atletas. “Estou reconhecendo o excelente trabalho de toda a equipe, mas, acima de tudo, o talento de cada um de nossos atletas.”

Já o assessor do deputado estadual Eduardo Ribeiro, Jeferson Barroso, enfatizou a finalidade social da emenda. “O deputado Eduardo fica muito feliz em ver que o recurso está sendo bem gerenciado, garantindo direitos, igualdade e representatividade.”

Também compuseram o dispositivo de honra a pró-reitora de Inovação, Almecina Balbino, e um dos coordenadores do Centro de Referência Paralímpico, Antônio Clodoaldo Melo de Castro.

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Orquestra de Câmara da Ufac apresenta-se no campus-sede — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Orquestra de Câmara da Ufac apresenta-se no campus-sede — Universidade Federal do Acre

A Orquestra de Câmara da Ufac realizou, nesta quarta-feira, 17, uma apresentação musical no auditório do E-Amazônia, no campus-sede. Sob a coordenação e regência do professor Romualdo Medeiros, o concerto integrou a programação cultural da instituição e evidenciou a importância da música instrumental na formação artística, cultural e acadêmica da comunidade universitária.

 

A reitora Guida Aquino ressaltou a relevância da iniciativa. “Fico encantada. A cultura e a arte são fundamentais para a nossa universidade.” Durante o evento, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, destacou o papel social da arte. “Sem arte, sem cultura e sem música, a sociedade sofre mais. A arte, a cultura e a música são direitos humanos.” 

Também compôs o dispositivo de honra a professora Lya Januária Vasconcelos.

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS