ACRE
Sem transporte escolar, manifestantes fecham BR-364 em Extrema e Acre fica isolado via terrestre
PUBLICADO
7 anos atrásem
Um grupo formado por moradores e pais de alunos de escola públicas da Ponta do Abunã, região rondoniense que fica próxima à divisa do Acre com estado vizinho, decidiu fechar a BR-364 na manhã desta terça-feira (9) em protesto contra a falta de transporte escolar. O bloqueio ocorre no distrito de Extrema, a 180 quilômetros de Rio Branco.
Os caminhõe, carretas e carros de passeio começam a formar grande fila. A reivindicação é por transporte escolar, pois ainda não teve início às aulas no ano letivo de 2019 na Ponta do Abunã.
“Pedimos a compreensão dos professores, diretores e representantes regional da rede de ensino publico da Ponta do Abuna, a esses sugerimos que respeitem a vontade dos pais de alunos de interditarem as escolas e a BR 364 até chegar os ônibus escolar para toda a rede de Ensino na Região”, diz trecho do comunicado.
A BR-364 é a única rodovida de acesso entre o Acre e os demais estados brasileiros que disponibilizam alimentos, medicamentos e demais insumos para os acreanos. Os professores fecharão a rodovia até que representantes da Educação de Rondônia resolvam a falta de transporte escolar na região.
Confira a nota dos pais:
NOTA
“Na condição de morador de Extrema e Representante na Região Ponta do Abunã do Sindicato dos Trabalhadores Rurais PVH, nesse momento cruel, imposto a todos nos pelas nossas autoridades de competência, que ate agora não resolveram a situação do transporte escolar, essa pendenga vem se arrastando ha anos, das preocupações a que envolve a todos nós referente ao ano letivo dos nossos Alunos na Ponta do Abuna.
Pedimos a compreensão dos professores, diretores e representantes regional da rede de ensino publico da Ponta do Abuna, a esses sugerimos que respeitem a vontade dos pais de alunos de interditarem as escolas e a BR 364 até chegar os ônibus escolar para toda a rede de Ensino na Região.
Quando os Senhores e as Senhoras educadores dos filhos na Escola precisa fazer algum tipo de reivindicação, sejam por reposição salarial vocês decidem e param quantas vezes quiserem no período do exercício do ano letivo dos filhos.
Nos Pais, compreendemos das reivindicares dos nossos professores quando precisam por a boca no trombone e chamam o Sintero e vai luta concordamos.. agora é a veze dos Pais de Alunos, vamos nos unir nessa força.
Alguns educadores querem reprimir e acusar Pais de Alunos de fatos que não aconteceu, isso é para pressionar para desistir da luta .. Não vai acontecer, os Pais e Mães de Alunos das Escolas Pública da Região do Abuna estão unidas.
Escolas e BR 364 estarão fechadas, e só vamos desocupar depois que o Prefeito, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa e o Governo do Estado de Rondônia, venham resolver de vez esta situação.
Agora basta! Cansamos de esperar, e é preciso que nossas autoridades respeitem os nossos direito de ter um ensino de qualidade e segurança para os nossos filhos”.
Relacionado
ACRE
Ufac lança projeto de implantação de unidade de produção rural — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
4 horas atrásem
3 de julho de 2026A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Ufac realizou o lançamento do projeto “Extensão Universitária: Implantação e Divulgação de Unidade de Produção Rural Integrada para a Amazônia”, o qual coordenado pela professora Marilene Santos, é viabilizado por emenda parlamentar do senador Alan Rick (Republicanos-AC), no valor de R$ 5,7 milhões. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 3, no laboratório de mecanização, e foi marcado pela entrega de equipamentos agrícolas para uso de agricultores familiares.
A rede de apoio atende produtores orgânicos, integrantes do Movimento das Mulheres Camponesas e produtores de cacau de Acrelândia (AC), englobando ações em municípios acreanos como Rio Branco, Porto Acre, Bujari e Capixaba. Entre as frentes técnicas desenvolvidas, destacam-se a implantação de sistemas agroflorestais, o incentivo à adubação verde, melhorias na suinocultura, o manejo de pastagens e o fomento à cultura do cacau, com a meta de ampliar a produção regional para mais de 10 mil pés.
No total, a iniciativa atende a cinco grupos de produtores que recebem o acompanhamento especializado de uma equipe de cinco pesquisadores da Ufac, cinco engenheiros agrônomos, técnicos de nível superior, além de bolsistas de graduação e de mestrado.
“Aqui temos os melhores pesquisadores. Estamos muito felizes com essa entrega, que temos certeza de que ajudará nossos estudantes a entrarem com uma perspectiva diferente no mercado de trabalho”, destacou a reitora Guida Aquino.
A coordenadora do projeto, Marilene Santos, disse que a ação é uma semente que foi plantada e colherá bons frutos quando chegar ao resultado final. “Agradeço ao senador pela iniciativa.” Segundo Alan Rick, é preciso investir na base. “Não vamos conseguir colher a plantação se não houver nada plantado”, pontuou. “É um imenso prazer saber que contribuí em um projeto como esse.”

A equipe técnica e de pesquisadores que compõem o projeto é formada pelos professores Almecina Balbino Ferreira, Bruna Viana, Eduardo Pacca Matar, Eduardo Mitke Brandão, Matheus Matos e Sebastião Elviro Neto, além dos colaboradores Patrícia Cunha e Rogério da Silva Correia.
Também compuseram o dispositivo de honra os vereadores Neném Almeida (MDB) e Zé Lopes (Republicanos).
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Ufac obtém 3º lugar nacional em chamada pública do Procel — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 dia atrásem
2 de julho de 2026Proposta da Ufac, elaborada pelo Instituto eAmazônia, sobre energia sustentável e inovação para o edifício múltiplo do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, obteve o 3º lugar na classificação nacional e o 2º na classificação da região Norte na chamada pública Energia Zero em Prédios Públicos, do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).
O projeto contempla a modernização dos sistemas de iluminação e de climatização do edifício, além da instalação de um sistema de geração de energia fotovoltaica. As intervenções têm como objetivo reduzir o consumo de energia elétrica da edificação e equilibrar a geração local com o consumo anual, caracterizando o conceito de “Edifício Energia Zero”.
A nota final da proposta da Ufac foi de 7,62. No projeto, o eAmazônia prevê investimento de R$ 1.348.587,92 em recursos não reembolsáveis da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A., no âmbito do Procel.
Após a homologação do resultado da chamada pública, a Ufac dará continuidade aos procedimentos para assinatura do termo de cooperação técnica. A previsão é que a execução das intervenções ocorra em até 24 meses, seguida por um período de monitoramento para verificação das metas estabelecidas pelo programa.
(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Fórum de reitores debate desafios para ensino superior público — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 dias atrásem
1 de julho de 2026A reitora Guida Aquino participou do 1º Fórum de Reitoras e Reitores da América Latina e do Caribe, realizado na segunda-feira, 29, e terça-feira, 30, em Foz do Iguaçu (PR), reunindo dirigentes de 89 instituições brasileiras, entre universidades e institutos federais, além de 67 representantes de 17 países latino-americanos e caribenhos, para debater os desafios e as perspectivas da educação superior pública, da cooperação internacional e da integração regional.
“A integração entre as universidades da América Latina e do Caribe é fundamental para o fortalecimento da educação superior pública, da produção científica e da construção de respostas conjuntas aos desafios sociais, econômicos e ambientais que compartilhamos enquanto região”, disse a reitora.
Durante a programação, foram debatidos temas estratégicos como a democratização do acesso ao ensino superior, a inclusão social, a mobilidade acadêmica, a pesquisa e a inovação, bem como mecanismos para ampliar a cooperação internacional e fortalecer as redes de produção científica e tecnológica entre os países participantes.
O evento contou com a participação do ministro da Educação, Leonardo Barchini, e do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Marcus David, além de representantes de organismos internacionais e lideranças acadêmicas.
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ACRE3 dias agoFórum de reitores debate desafios para ensino superior público — Universidade Federal do Acre
Economia e Negócios8 horas agoExplorando o novo oceano azul da América Latina: A MT Shared Power Bank acelera sua expansão no Brasil com uma “solução completa” baseada em IoT
ACRE1 dia agoUfac obtém 3º lugar nacional em chamada pública do Procel — Universidade Federal do Acre
ACRE4 horas agoUfac lança projeto de implantação de unidade de produção rural — Universidade Federal do Acre