ACRE
Rio Branco registra quase 30 mil casos de infecções respiratórias devido a queimadas
PUBLICADO
6 anos atrásem
Fumaça e tempo seco em Rio Branco tem contribuído para aumento de casos de doenças respiratórias — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do Acre
Quase 30 mil casos de infecções respiratórias foram registrados até o último dia 10 em unidades de saúde de Rio Branco. Os dados são da Vigilância em Saúde da Secretaria do Município.
Os dados mostram também que o número de atendimento nas unidades foi aumentado para 6 mil por mês. Nesta sexta-feira (16), o governo do Acre publicou o decreto de alerta devido aos números de incêndios ambientais registrados no mês de agosto.
Em entrevista ao Jornal do Acre 1ª Edição, o secretário de Saúde da capital acreana, Oteniel Almeida, falou sobre os cuidados e prevenções que as pessoas precisam adotar e colocar em prática nesse período.
“São dicas simples como: beber muita água, usar roupas leves, fazer uma alimentação mais balanceada, se não tiver umidificador de ar, coloca uma bacia com água no quarto. As bacias com água dentro das casas ajudam a melhorar os ambientes. Para as pessoas que frequentam locais de grande movimentação, que ao chegar em algum lugar ou quando for consumir alimentos, lave bastante as mãos para evitar contato com algum vírus e bactéria”, aconselhou.
Tempo seco e fumaça faz nº de doenças respiratórias aumentar em Rio Branco
Aumento da demanda
Almeida acrescentou que, apenas no mês passado, mais de 10 mil pessoas procuraram alguma unidade de saúde com problema respiratório. Para garantir o atendimento, ele relembrou que reforçou as equipes com contratações de profissionais.
“Estamos em uma situação que as unidades com uma grande demanda, aumentou nesse período. Procuramos nos preocupar dentro das condições da prefeitura, foram 39 médicos novos contratados, ampliamos nossa oferta para mais de seis mil por mês e isso garantiu que tivemos uma equilibro”, garantiu.
Ainda segundo o secretário, há diversas equipes da saúde, Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal e outros setores da prefeitura em ações conjuntas para alertar e orientar a população sobre os risco de queimar.
“Às vezes, a pessoa junta ali uma folha, um pouco da roçagem do quintal e queima, mas esquece que ao queimar ela está absolvendo substâncias tóxicas que podem prejudicar. Se a gente conseguir diminuir, com essas ações do dia a dia, as queimadas urbanas com certeza vamos ter um ter um ar menos poluído e melhores condições de ter uma saúde estabelecida”, justificou.
Relacionado
ACRE
Nota da Andifes sobre os cortes no orçamento aprovado pelo Congresso Nacional para as Universidades Federais — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 semanas atrásem
23 de dezembro de 2025Notícias
publicado:
23/12/2025 07h31,
última modificação:
23/12/2025 07h32
Confira a nota na integra no link: Nota Andifes
Relacionado
ACRE
Ufac entrega equipamentos ao Centro de Referência Paralímpico — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 semanas atrásem
18 de dezembro de 2025A Ufac, a Associação Paradesportiva Acreana (APA) e a Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer realizaram, nessa quarta-feira, 17, a entrega dos equipamentos de halterofilismo e musculação no Centro de Referência Paralímpico, localizado no bloco de Educação Física, campus-sede. A iniciativa fortalece as ações voltadas ao esporte paraolímpico e amplia as condições de treinamento e preparação dos atletas atendidos pelo centro, contribuindo para o desenvolvimento esportivo e a inclusão de pessoas com deficiência.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, com o objetivo de fortalecer a preparação esportiva e garantir melhores condições de treino aos atletas do Centro de Referência Paralímpico da Ufac.
Durante a solenidade, a reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições. “Sozinho não fazemos nada, mas juntos somos mais fortes. É por isso que esse centro está dando certo.”
A presidente da APA, Rakel Thompson Abud, relembrou a trajetória de construção do projeto. “Estamos dentro da Ufac realizando esse trabalho há muitos anos e hoje vemos esse resultado, que é o Centro de Referência Paralímpico.”
O coordenador do centro e do curso de Educação Física, Jader Bezerra, ressaltou o compromisso das instituições envolvidas. “Este momento é de agradecimento. Tudo o que fizemos é em prol dessa comunidade. Agradeço a todas as instituições envolvidas e reforço que estaremos sempre aqui para receber os atletas com a melhor estrutura possível.”

O atleta paralímpico Mazinho Silva, representando os demais atletas, agradeceu o apoio recebido. “Hoje é um momento de gratidão a todos os envolvidos. Precisamos avançar cada vez mais e somos muito gratos por tudo o que está sendo feito.”
A vice-governadora do Estado do Acre, Mailza Assis da Silva, também destacou o trabalho desenvolvido no centro e o talento dos atletas. “Estou reconhecendo o excelente trabalho de toda a equipe, mas, acima de tudo, o talento de cada um de nossos atletas.”
Já o assessor do deputado estadual Eduardo Ribeiro, Jeferson Barroso, enfatizou a finalidade social da emenda. “O deputado Eduardo fica muito feliz em ver que o recurso está sendo bem gerenciado, garantindo direitos, igualdade e representatividade.”
Também compuseram o dispositivo de honra a pró-reitora de Inovação, Almecina Balbino, e um dos coordenadores do Centro de Referência Paralímpico, Antônio Clodoaldo Melo de Castro.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Orquestra de Câmara da Ufac apresenta-se no campus-sede — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 semanas atrásem
18 de dezembro de 2025A Orquestra de Câmara da Ufac realizou, nesta quarta-feira, 17, uma apresentação musical no auditório do E-Amazônia, no campus-sede. Sob a coordenação e regência do professor Romualdo Medeiros, o concerto integrou a programação cultural da instituição e evidenciou a importância da música instrumental na formação artística, cultural e acadêmica da comunidade universitária.
A reitora Guida Aquino ressaltou a relevância da iniciativa. “Fico encantada. A cultura e a arte são fundamentais para a nossa universidade.” Durante o evento, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, destacou o papel social da arte. “Sem arte, sem cultura e sem música, a sociedade sofre mais. A arte, a cultura e a música são direitos humanos.”
Também compôs o dispositivo de honra a professora Lya Januária Vasconcelos.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)