NOSSAS REDES

BRASIL

Projeto da Citrosuco conectará todas suas áreas com 4G da TIM

PUBLICADO

em

Um dos maiores produtores global de suco de laranja terá propriedades conectadas em São Paulo e Minas Gerais

A Citrosuco, uma das maiores produtoras de suco de laranja do mundo, acaba de firmar uma parceria com a TIM para implementar um projeto de conectividade que viabilizará uma melhor gestão de suas atividades produtivas, conectando maquinários e equipamentos agrícolas em todas as suas fazendas próprias. A solução irá muito além da área de plantio da empresa e levará conectividade às diversas cidades vizinhas, atendendo a uma área de 1,9 milhão de hectares – cerca de 8% do Estado de São Paulo.

A iniciativa faz parte do projeto “4G TIM no Campo”, criado em 2018 para levar a conectividade para o agronegócio brasileiro com a rede de quarta geração da operadora. Ativada na frequência de 700 MHz, a rede estará presente, inclusive, na maior planta de processamento de suco de laranja do mundo, localizada em Matão (SP), além de Catanduva (SP) e Araras (SP). A Citrosuco é a primeira empresa do setor 100% digital e contará com a tecnologia em todas as suas fazendas localizadas no interior paulista e Minas Gerais.

“Esse é mais um grande passo da TIM na estratégia de conectar o agronegócio brasileiro, iniciada no ano passado e fortalecida com nossa participação no ConectarAgro, iniciativa que já conecta mais de 5 milhões de hectares. Estamos muito orgulhosos de colaborar para a evolução dessa cadeia produtiva, tão importante para o País” comenta Alberto Griselli, Chief Revenue Officer da TIM Brasil.

Assim como as demais parcerias do “4G TIM no Campo”, a operação conta também com a ativação da plataforma Narrow Band IoT (NB-IoT) da companhia, que amplia em mais de 40% o alcance da cobertura da rede, além de consumir menos bateria, sendo fundamental para aplicações de Internet das Coisas. A operadora foi pioneira ao oferecer a funcionalidade aos clientes corporativos e é líder na cobertura NB-IoT, disponível em mais de 3.000 cidades.

“Foram 18 meses de um criterioso processo de avaliação tecnológica até chegarmos na solução proposta pela TIM. Poder contar com uma rede robusta e de qualidade vai nos ajudar muito na otimização de processos; facilitar e agilizar nossas decisões e irá, ainda, viabilizar diversas iniciativas de nosso programa de transformação digital, o que permitirá acesso a patamares superiores de excelência operacional e sustentabilidade em nossas atividades agrícolas” afirma José Celidônio, Diretor Executivo da Citrosuco.

“O projeto com a Citrosuco permitirá a infraestrutura digital necessária para um controle em tempo real de todas as atividades das fazendas, acelerando a resolução de problemas e tomada de decisões, por exemplo”, finaliza Griselli, da TIM.

Gestão de frotas
A conectividade como facilitadora de soluções também vai beneficiar melhor infraestrutura com o continuo fortalecimento da gestão eficiente das frotas da Citrosuco. A TIM desenvolveu uma solução tecnológica que transforma de maneira ágil e flexível as operações logísticas dos clientes, desde as etapas de interação relacionadas às entregas realizadas pelos motoristas dos veículos, até as ações internas (transportador/embarcador) para tratamento de cenários diversos.

O projeto contempla infraestrutura digital para o monitoramento dos caminhões entre as fazendas e as fábricas, aumentando a produtividade e reduzindo eventuais perdas no processo de transporte, permitindo a leitura de todo o processo produtivo da companhia. O grande diferencial da solução foi a possibilidade de customização do fluxo para todas as etapas e com flexibilidade para atender diferentes aplicações.

A adesão da Citrosuco ao “4G TIM no Campo” representa um avanço importante no sentido de conectar o agronegócio no Brasil em um setor muito significativo para o país. Segundo dados da CitrusBR – Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos – o Brasil detém 50% da produção mundial de suco de laranja, exporta 98% do que produz e participa de 85% do mercado global. Mais de 50% da produção citrícola se concentra no Estado de São Paulo.

Sobre a TIM
A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de accountability e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A empresa é desde 2015 líder em cobertura 4G no País e referência nas tendências do mercado, em linha com a assinatura da marca: “A inovação não para”.

A companhia é a única do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de estar há 12 anos seguidos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE): é a operadora por mais períodos consecutivos nesta carteira. Também é primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo Pró-Ética, iniciativa que existe com o objetivo de promover um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente. Para mais informações, acesse: https://www.tim.com.br.

Sobre a Citrosuco
Uma das maiores empresas mundial de suco de laranja, a Citrosuco é uma companhia de capital fechado, 100% brasileira. Voltada essencialmente à exportação, atua em toda a cadeia produtiva do suco de laranja, do cultivo agrícola até a entrega de produtos em diferentes regiões do mundo, atendendo a clientes em mais de 100 países, principalmente do segmento de bebidas. Para mais informações, acesse https://www.citrosuco.com.br.

BRASIL

teste

PUBLICADO

em

teste

Continue lendo

BRASIL

Presidente do STF e CNJ cumpre agenda no Acre nesta quarta-feira, 24

PUBLICADO

em

Nesta quarta-feira, 24, ministro Luís Roberto Barroso visita o Acre, onde realizará diálogo com estudantes da rede pública e será homenageado com a Ordem do Mérito do Poder Judiciário do Acre

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, cumpre agenda nesta quarta-feira (24/7), em Rio Branco (AC).

A programação inicia com uma palestra na Escola Armando Nogueira, que será proferida por ele, com o tema “Como fazer diferença para si próprio, para o Brasil e para o mundo”, onde terá a oportunidade de interagir e compartilhar conhecimentos com os jovens estudantes, incentivando a importância da educação e cidadania.

Além disso, Luís Roberto Barroso participará de um diálogo com magistradas e magistrados acreanos, promovendo a troca de experiências e conhecimentos, e fortalecendo os laços entre a mais alta Corte do país e a magistratura acreana.

Em seguida, o ministro Barroso será agraciado com a maior honraria da Justiça do Acre, a insígnia da Ordem do Mérito Judiciário, durante a sessão solene no Pleno, no Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). Instituída pela Resolução nº. 283/2022, essa distinção é concedida por decisão unânime dos membros do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário acreano em diferentes graus, reconhecendo assim a excelência e relevância do trabalho do ministro para o Judiciário brasileiro.

Agenda Ministro

  • 9h30 – Palestra na escola Armando Nogueira
  • 11h – Sessão Solene de Outorga da Ordem do Mérito Judiciário do Poder Judiciário do Acre, no TJAC

Continue lendo

BRASIL

Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira

PUBLICADO

em

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024 começam nesta terça-feira. Os interessados terão até sexta-feira (26) para participar do processo seletivo. Para isso, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição.

As inscrições são gratuitas, e a previsão é que os resultados da 1ª e 2ª chamadas sejam anunciados nos dias 31 de julho e 20 de agosto, respectivamente. O prazo para manifestação de interesse na lista de espera vai do dia 9 ao dia 10 de setembro; e o resultado da lista de espera sairá em 13 de setembro.

“Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação”, informa o Ministério da Educação (MEC).

É também necessário que o candidato se enquadre nos critérios socioeconômicos – incluindo renda familiar per capita que não exceda um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e três salários-mínimos para bolsas parciais – e esteja cadastrado no login Único do governo federal que pode ser feito no portal gov.br.

“No momento da inscrição, é preciso: informar endereço de e-mail e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato e a adequação aos critérios da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015”, explicou MEC.  

Segundo o ministério, a escolha pelos cursos e instituições pode ser feita por ordem de preferência. Informações mais detalhadas sobre oferta de bolsas (curso, turno, instituição e local de oferta) podem ser acessadas na página do Prouni. 

Edição: Aécio Amado/EBC

Continue lendo

MAIS LIDAS