ACRE
Professora da Ufac publica livro sobre jornalismo e ética; baixe gratuitamente AQUI

PUBLICADO
5 anos atrásem

A professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), Francielle Modesto, lança na próxima segunda-feira, 16, às 17h30, na sala multimídia do bloco Walter Félix 2, no campus-sede, o livro “Jornalismo e Ética em Pauta” (editora Fi, 120 págs.), do qual é organizadora.
O trabalho aborda os dilemas éticos que os profissionais de jornalismo e assessoria de imprensa vivenciam na profissão. Com oito capítulos, a obra é resultado da disciplina Ética e Assessoria de Imprensa, ministrada durante a especialização em Comunicação e Política, que teve a duração de um ano.
“O debate sobre ética profissional é muito relevante, pois permite não só uma formação mais qualificada dos nossos estudantes, mas também possibilita ao jornalista/assessor repensar e melhorar suas práticas, tanto nas redações quanto em relação aos seus assessorados”, disse Francielle.
Aluna da especialização, Juliene Ferreira escreveu o artigo “O Assessor de Imprensa e o Jornalista: Conflito Ético e a Realidade dos Profissionais na Cidade de Rio Branco”, no qual apresenta uma análise do comportamento ético e do relacionamento entre assessor e repórter, de acordo com as teorias estudadas e entrevistas realizadas com profissionais, buscando responder “se o jornalista que atua de assessoria de imprensa é jornalista ou não”.
“Estou orgulhosa e feliz. É a primeira vez que tenho um trabalho acadêmico publicado”, contou. “Como jornalista, é uma grande conquista, me sinto mais motivada a continuar a vida acadêmica e me especializar ainda mais.”
O livro pode ser baixado gratuitamente no formato PDF; a versão impressa custa R$ 35. UFAC.
Baixe gratuitamente o livro, clicando aqui.
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
Covid-19 pauta Semana da Enfermagem com instituições de Ensino Superior do Norte e Nordeste do Brasil
ARTIGO: Retrato em Preto e Branco
Estudantes da UFAC, com impressora 3D, projeto produzem EPIs contra epidemia da covid-19
Contra coronavírus, estudantes de medicina do Acre fabricam avental de plástico
Coronavírus: Ufac decide fechar os portões aos finais de semana para evitar aglomerações
Tarauacá abre 140 vagas em processo seletivo para profissionais da educação
ACRE
Balneários de Brasiléia são fechados por falta de segurança

PUBLICADO
3 anos atrásem
14 de setembro de 2020
Os balneários Kumarurana e Jarinal, localizados na zona rural do município de Brasiléia, foram fechados no último fim de semana, pelo 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediado naquele município, por não estarem cumprindo as normas de segurança.
Bastante frequentados pela população da região da fronteira e de outros municípios do estado, os espaços de lazer foram notificados a reabrir somente depois que se adequarem às exigências legais, principalmente contratando o serviço de salva-vidas.
“O local oferece esses banhos e cobram entrada das pessoas. Os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia tem esses profissionais devidamente treinados e qualificados que deveriam estar oferecendo segurança aos banhistas”, explicou o sargento Vivian.
A ida do Corpo de Bombeiros aos balneários, com o apoio da Polícia Militar, se deu após denúncia de irregularidades. Nos locais, foi confirmada a falta do Atestado de Funcionamento e os banhistas tiveram que deixar a água por medida de segurança.
Em um dos casos, os militares foram desacatados por um frequentador em visível estado de embriaguez. O homem recebeu voz de prisão foi detido por desacato, sendo levado à delegacia onde foi ouvido e liberado.
Os estabelecimentos poderão responder jurídica e administrativamente caso reabram sem tomar as medidas de segurança exigidas para o seu funcionamento. Entre as possíveis sanções estão multa e perda do alvará de funcionamento.
Com colaboração e fotos do jornalista Alexandre Lima.
Relacionado
ACRE
Taxa de ocupação em leitos de UTI para a Covid-19 é de 30% no Acre

PUBLICADO
3 anos atrásem
14 de setembro de 2020
A taxa geral de ocupação de leitos de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para pacientes com a Covid-19 no Acre está em torno de 30% nesta segunda-feira (14).
Os dados são do Boletim de Assistência ao Enfrentamento da Covid-19, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). O boletim mostra a ocupação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), por especialidade do leito e por regional.
Segundo dados oficiais, das 126 internações em leitos do SUS, 80 testaram positivo para Covid-19, ou seja, a maioria das pessoas que buscam atendimento médico foram infectadas pelo vírus.
Na região do Baixo Acre, que engloba as cidades de Rio Branco, Sena Madureira, Plácido de Castro e Acrelândia, das 70 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), 27 estão ocupadas registrando uma taxa de ocupação de 38,6%.
A menor taxa de ocupação está na região do Juruá, que engloba Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo, dos 20 leitos de UTI existentes, nenhum está ocupado, registrando 0% de ocupação. Os leitos clínicos somam 95 e 23 estão ocupados, registrando 24,2% de ocupação.
Já regional do Alto Acre, que engloba as cidades de Brasileia e Epitaciolândia, não há registro de uma ocupação de leitos de enfermaria num total de 19 leitos disponíveis. A regional do Alto Acre é a única que não tem leitos de UTI para a Covid-19.