TARAUACÁ
Professor autor da carta sobre Tarauacá diz que se expressou de forma equivocada

PUBLICADO
4 anos atrásem

O ac24horas encontrou o professor que faz parte do Projeto Rondon e que escreveu um texto sobre as impressões que teve sobre o município de Tarauacá.
A carta é recheada de críticas sobre o que os mais de 250 estudantes de Instituições de Ensino Superior de todo país viram em Tarauacá. VEJA A CARTA AQUI
O professor, autor do texto, que pediu para não ter o nome divulgado, se mostrou arrependido após a polêmica gerada.
“Me expressei equivocadamente, foi um grande mal entendido. Por conta de cansaço e estresse, deixei que pequenas dificuldades superassem as vitórias que obtivemos na cidade”, afirma.
No texto, a prefeitura de Tarauacá foi acusada de não ter muita atenção com o projeto. “Não fomos bem recebidos, nem tivemos despedida, a prefeita e vice não se apresentaram, não trouxeram demandas e direcionamento para que nós pudéssemos trazer atividades de alto impacto para a cidade. Também não divulgaram o projeto, nem fizeram inscrições com antecedência, para que pudéssemos fazer render mais nossos esforços”.
À nossa reportagem, o professor mudou completamente o tom e até elogiou a prefeitura. Da parte da prefeitura, foram atendidas as nossas solicitações, inclusive quando exigimos que fossemos alocados na casa das freiras, foram disponibilizadas três caminhonetes para que fizéssemos ações em assentamentos, um barco para irmos ao caucho, um micro-ônibus para irmos a Aldeia Pinuya e comemos em um dos melhores restaurantes da cidade (São Francisco). Enfim, a despeito de algumas dificuldades, reconheço todo o investimento que a prefeitura fez para viabilizar o projeto”, afirma.
Por fim, o professor afirma que a intenção do texto era contribuir, apontado caminhos para Tarauacá. “Em relação ao município, o desejo era expressar caminhos para se explorar melhor os potenciais da cidade, que são muitos. São melhorias que não se alcançam no curto prazo de tempo de uma gestão pública. Eu nunca fiz militância política de nenhuma natureza, logo esse não foi o objetivo da mensagem e também não conheço nada dos bastidores da prefeitura de Tarauacá, muitas das reflexões foram genéricas e abstratas. Daí o mal entendido”, finaliza.
Prefeitura se posiciona
A prefeitura de Tarauacá se posicionou por meio de uma nota onde afirma que todo o suporte foi oferecido como café da manhã, almoço, janta e transporte para toda a equipe.
Afirma ainda que o professor prestou um desserviço ao município ao fazer afirmações sem conhecimento da realidade local, da cultura e do povo tarauacaense.
Relacionado
https://www.acre.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
Ex-prefeito Rodrigo Damasceno desiste de candidatura para cuidar da família
Justiça decide que acusados de matar adolescente em Tarauacá enfrentarão júri popular
Justiça reduz pena dos assassinos do Dr Baba, e Ministério Público não recorre; veja
Em Tarauacá, ex-prefeito Rodrigo Damasceno anuncia afastamento da função de médico para disputar prefeitura
Prefeitura de Tarauacá publica aviso de licitação para pavimentação de ruas
Luto: No Acre, cães da PM são mortos, e o choro inconsolável toma de conta do policial, veja o vídeo
POLÍTICA
Ex-prefeito Rodrigo Damasceno desiste de candidatura para cuidar da família

PUBLICADO
3 anos atrásem
4 de setembro de 2020
Relacionado
ACRE
Justiça decide que acusados de matar adolescente em Tarauacá enfrentarão júri popular

PUBLICADO
3 anos atrásem
4 de setembro de 2020
Decisão considerou existência de provas materiais e indícios suficientes de que réus teriam sido autores de feminicídio
O Juízo da Vara Criminal da Comarca de Tarauacá decidiu que dois homens deverão enfrentar julgamento pelo Tribunal do Júri, pela suposta prática de feminicídio (matar em razão da condição de mulher da vítima) contra uma adolescente.
A decisão, assinada pelo juiz de Direito Guilherme Fraga, titular da unidade judiciária, considerou que há, nos autos do processo, provas materiais e “indícios suficientes” de autoria, a justificar a análise do caso pelo Conselho de Sentença.
“O acervo de provas é seguro em atribuir aos acusado, em tese, a prática criminosa. (…) São fortes os indícios de autoria no fato que é imputado aos réus”, lê-se na sentença de pronúncia.
O juiz de Direito titular da Vara Criminal da Comarca de Tarauacá também assinalou depoimentos específicos de informantes, testemunhas e agentes de segurança pública, entre policiais militares que realizaram as prisões e agentes de Polícia Civil que atuaram no inquérito do caso.
Foi destacado, em especial, depoimento de testemunha que supostamente teria ouvido, na prisão, discussão entre os denunciados, na qual um deles acusava o outro de matar a vítima e colocá-lo injustificadamente nas circunstâncias do crime.
“Não há como se extrair um juízo pleno de certeza acerca da caracterização de qualquer excludente ilicitude, a ponto de ensejar a absolvição sumária ou impronúncia, devendo-se deixar ao Egrégio Tribunal do Júri a inteireza de sua apreciação”, concluiu o magistrado.
Entenda o caso
De acordo com a denúncia do Ministério Público (MP), o crime teria ocorrido no dia 2 de setembro de 2018, nas imediações da rua 31 de março, centro do município de Tarauacá.
Segundo o MP, a vítima mantinha “conturbado relacionamento amoroso” com um dos acusados, havendo fortes indícios que, no dia do crime “o primeiro réu levou a vítima para casa do segundo réu, onde supostamente foi morta”.
Para chegar ao local onde fora morta, ainda conforme a denúncia, a própria vítima teria pegado emprestada a bicicleta de um vizinho.