ACRE
Preso há quase 4 meses, tenente do Bope do AC ajuda em limpeza de batalhão
PUBLICADO
7 anos atrásem
Preso há quase quatro meses, a rotina do tenente do Batalhão de Operações Especiais (Bope) Josemar Farias é dividida em ajudar no setor de administração e até na limpeza do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), em Rio Branco, onde está preso desde dezembro do ano passado.
Farias foi preso no dia 27 de dezembro de 2018, na Operação Sicário da Polícia Civil do Acre, suspeito de manter contato com membros de facções criminosas.
A Justiça já negou um pedido de liberdade feito pela defesa do tenente. O militar é denunciado por quatro crimes, segundo o advogado de defesa, Mário Rosas. Entre os crimes estão peculato, prevaricação, organização criminosa e corrupção passiva.
Ao G1, o advogado Mário Rosas contou que aguarda o julgamento de um habeas corpus encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) há cerca de dois meses. O processo está na 2ª Vara do Tribunal do Júri da Auditoria Militar.
“Não tem nenhuma mudança no processo. O juiz está de férias, mas está previsto voltar na próxima semana. Quando voltar que vai tomar alguma decisão no processo, por enquanto sem novidades. Temos um habeas corpus no STJ e ainda não foi analisado”, avaliou.
Rotina
Ainda segundo a advogado, Farias tem recebido apoio de vários colegas de corporação. No batalhão, onde permanece preso, a defesa afirmou que o tenente desenvolve funções de auxiliar em alguns setores.
“Os colegas de farda estão sensibilizados com a situação dele. Trabalha internamente, tem ocupado o tempo dele auxiliando o batalhão com alguns afazeres com um trabalho normal, não como policial, mas auxiliar de administração e fazendo serviço de limpeza”, acrescentou.
Rosa frisou também que Farias se sente seguro quanto a inocência dele. Além disso, a defesa pretende apresentar testemunhas das interceptações identificadas pela polícia e que não foram destacadas no processo.
“Existem muitas pessoas que foram interceptadas que nem o delegado e nem o Ministério Público indicou. Vamos indicar isso no processo para comprovar e esclarecer do que se tratava as conversas dele. Está muito tranquilo com relação a isso”, diz.
Denúncia
O G1 teve acesso ao relatório do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Nele, o MP-AC denuncia 23 pessoas integrantes de uma facção criminosa que atua no estado.
Farias foi denunciado por promoção de organização criminosa, inclusive, prendendo membros de facções rivais, defesa de territórios sob a influência da facção, por proteger facção da atuação policial, fornecer armas e munição ao grupo criminoso, corrupção passiva e prevaricação.
Sobre as acusações, a defesa afirmou que os diálogos entre o tenente e membros de organizações criminosas não passam de conversas entre um policial e informantes. A defesa alega que Farias está à disposição da Justiça, assim como os sigilos bancários, telefônicos e fiscais.
Relacionado
ACRE
Ufac entrega equipamentos ao Centro de Referência Paralímpico — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
15 horas atrásem
18 de dezembro de 2025A Ufac, a Associação Paradesportiva Acreana (APA) e a Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer realizaram, nessa quarta-feira, 17, a entrega dos equipamentos de halterofilismo e musculação no Centro de Referência Paralímpico, localizado no bloco de Educação Física, campus-sede. A iniciativa fortalece as ações voltadas ao esporte paraolímpico e amplia as condições de treinamento e preparação dos atletas atendidos pelo centro, contribuindo para o desenvolvimento esportivo e a inclusão de pessoas com deficiência.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, com o objetivo de fortalecer a preparação esportiva e garantir melhores condições de treino aos atletas do Centro de Referência Paralímpico da Ufac.
Durante a solenidade, a reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições. “Sozinho não fazemos nada, mas juntos somos mais fortes. É por isso que esse centro está dando certo.”
A presidente da APA, Rakel Thompson Abud, relembrou a trajetória de construção do projeto. “Estamos dentro da Ufac realizando esse trabalho há muitos anos e hoje vemos esse resultado, que é o Centro de Referência Paralímpico.”
O coordenador do centro e do curso de Educação Física, Jader Bezerra, ressaltou o compromisso das instituições envolvidas. “Este momento é de agradecimento. Tudo o que fizemos é em prol dessa comunidade. Agradeço a todas as instituições envolvidas e reforço que estaremos sempre aqui para receber os atletas com a melhor estrutura possível.”

O atleta paralímpico Mazinho Silva, representando os demais atletas, agradeceu o apoio recebido. “Hoje é um momento de gratidão a todos os envolvidos. Precisamos avançar cada vez mais e somos muito gratos por tudo o que está sendo feito.”
A vice-governadora do Estado do Acre, Mailza Assis da Silva, também destacou o trabalho desenvolvido no centro e o talento dos atletas. “Estou reconhecendo o excelente trabalho de toda a equipe, mas, acima de tudo, o talento de cada um de nossos atletas.”
Já o assessor do deputado estadual Eduardo Ribeiro, Jeferson Barroso, enfatizou a finalidade social da emenda. “O deputado Eduardo fica muito feliz em ver que o recurso está sendo bem gerenciado, garantindo direitos, igualdade e representatividade.”
Também compuseram o dispositivo de honra a pró-reitora de Inovação, Almecina Balbino, e um dos coordenadores do Centro de Referência Paralímpico, Antônio Clodoaldo Melo de Castro.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Orquestra de Câmara da Ufac apresenta-se no campus-sede — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
15 horas atrásem
18 de dezembro de 2025A Orquestra de Câmara da Ufac realizou, nesta quarta-feira, 17, uma apresentação musical no auditório do E-Amazônia, no campus-sede. Sob a coordenação e regência do professor Romualdo Medeiros, o concerto integrou a programação cultural da instituição e evidenciou a importância da música instrumental na formação artística, cultural e acadêmica da comunidade universitária.
A reitora Guida Aquino ressaltou a relevância da iniciativa. “Fico encantada. A cultura e a arte são fundamentais para a nossa universidade.” Durante o evento, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, destacou o papel social da arte. “Sem arte, sem cultura e sem música, a sociedade sofre mais. A arte, a cultura e a música são direitos humanos.”
Também compôs o dispositivo de honra a professora Lya Januária Vasconcelos.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Defesa de Memorial Acadêmico – Professora Titular
PUBLICADO
21 horas atrásem
18 de dezembro de 2025Banca Examinadora:
Prof. Dr. Sérgio Brazil Júnior – UFAC (Presidente)
Profa. Dra. Anna Paula de Avelar Brito Lima – UFRPE (Membro)
Profa. Dra. Leila Márcia Ghedin – IFRR (Membro)
Profa. Dra. Marta Maria Pontin Darsie – UFMT (Membro)
22 de dezembro de 2025, às 15h (hora local)
Auditório do Bloco da Pós-Graduação – Térreo
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ACRE7 dias agoResidência em saúde da família e comunidade promove encontro — Universidade Federal do Acre
ACRE23 horas agoProjeto Ufac em Ação encerra fase de escuta com estudantes — Universidade Federal do Acre
ACRE22 horas agoSemana acadêmica de Nutrição debate segurança alimentar no Brasil — Universidade Federal do Acre
ACRE2 dias agoCoro da Ufac faz apresentação musical e celebra fim de ano — Universidade Federal do Acre