ACRE
Preso diz que foi espancado por diretor do Iapen para incriminar advogados e agentes

PUBLICADO
6 anos atrásem

Um dos presos do Francisco de Oliveira Conde (FOC) teria sido torturado para incriminar o sindicalista Janes Peteca e declarar que o agente penitenciário comete irregularidades dentro do sistema penitenciário. A denúncia foi feita pelo próprio reeducando denominado Marcos Viera em uma carta encaminhada à juíza titular da Vara de Execuções Penais, Luana Campos.
O preso que alega ser torturado com murros nos rins, onde já possui uma enfermidade, diz que um dos diretores a quem denomina Vagner (na verdade seria o diretor do complexo penitenciário Fagner Souza) teria citado o nome de Janes Peteca.
“Começou a fazer várias perguntas e nas perguntas citou o nome de várias pessoas sendo advogados e agentes penitenciários, se eles são de facção, isso tudo me ameaçando levar para o Regime Disciplinar Diferenciado ou Antônio Amaro. Aí ele perguntou se o Janes Peteca, se ele trazia corre para a cadeia”, frisou ao referir-se em giria ao ato de levar para o presídio itens de forma ilegal.
Janes Peteca, que, segundo agentes penitenciários lotados na FOC, é considerado inimigo da nova gestão por não concordar com os modus operandis adotados por Lucas Bolzoni afirmou que o relato do preso fica evidente uma tentativa de incriminá-lo e já comunicou orgãos competentes a respeito do assunto.
“Me coloco à disposição de qualquer autoridade. Podem quebrar meu sigilo bancário e me submeto a qualquer exame toxicológico que prova que não ganho nada ilícito ou uso drogas”, diz.
Lucas Bolzoni, em uma suposta tentativa de se eximir das acusações que são feitas a ele de forma indireta, uma vez que Fagner estaria sobre suas ordens, não se manifestou sobre o caso. Limitou-se a repassar uma nota assinada pelo sindicato onde repudia as acusações feitas a Fagner.
“Esta entidade confia plenamente na lisura dos trabalhos e nas diligências direcionadas pelo diretor Fagner Souza da Silva e sua equipe, e concluímos esta missiva manifestando que este sindicato moverá instrumentos de reparação de danos morais em favor dos servidores que foram objeto destas matérias e dentro de um contexto que impere a verdade”, diz trecho da nota.
Relacionado
ACRE
Ufac homenageia mães servidoras com café da manhã e fotos — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
2 dias atrásem
9 de maio de 2025
Para celebrar o Dia das Mães, que ocorre neste domingo, 11, a Ufac realizou, nesta sexta-feira, 9, um café da manhã compartilhado no Restaurante Universitário (RU) do campus-sede. Foi um momento de celebração e confraternização e as mães foram presenteadas com um botão de rosa.
Este ano, como parte da programação, a equipe inovou e ofereceu um pequeno ensaio fotográfico, produzido pela Assessoria de Cerimonial e Eventos, em parceria com a Assessoria de Comunicação.
As servidoras puderam levar seus filhos para fazer uma foto em um cenário preparado especialmente para a ocasião. Na próxima semana, a programação ocorre no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, com ensaio fotográfico nos dias 13 e 14 de maio, no hall do teatro Moa, e o café da manhã será no dia 16, no RU.
Os álbuns dos eventos estão disponíveis nos links abaixo:
Café das mães
Confira o álbum completo: https://flic.kr/s/aHBqjCdERP
Ensaio fotográfico
Confira o álbum completo: https://flic.kr/s/aHBqjCdrNa
Relacionado
ACRE
Mestrado em Geografia da Ufac integra projeto de pesquisa em rede — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
4 dias atrásem
7 de maio de 2025
O mestrado em Geografia (MGeo) da Ufac integra a equipe do projeto de pesquisa “Segurança Integrada na Pan-Amazônia e nas Fronteiras Sul-Americanas: Perspectivas para a Construção de um Modelo de Segurança Integrada Focada na Cooperação Interagências e Internacional”.
O projeto integra uma rede de pesquisa que envolve 22 universidades brasileiras e estrangeiras, 64 pesquisadores nacionais e internacionais, alunos de graduação e 14 programas de pós-graduação no Brasil, entre os quais o MGeo da Ufac. Além de simpósios anuais para divulgar o andamento das pesquisas, o projeto prevê publicações de dissertações e teses.
O coordenador-geral do projeto é o professor Gustavo da Frota Simões, do programa de pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. A proposta de pesquisa tem por objetivo geral analisar os desafios para defesa e segurança integrada da Pan-Amazônia e as fronteiras sul-americanas, partindo de uma perspectiva que engloba a segurança humana e avalia aspectos como migração, direitos humanos, crimes transfronteiriços e ambientais, visando à construção de políticas públicas.
Objetivos específicos do projeto
– Apresentar uma política pública de segurança integrada na faixa de fronteira, ancorada na realidade da Pan-Amazônia.
– Avaliar o impacto das migrações internacionais e demais fluxos de mobilidade humana na faixa de fronteira sob uma ótica de segurança.
– Discutir o conceito de segurança integrada e sua relação com a segurança humana e o desenvolvimento sustentável.
– Estudar como os crimes transfronteiriços e ambientais afetam a segurança humana das comunidades indígenas da região pan-amazônica.
6º Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações
O coordenador-geral do projeto, Gustavo da Frota Simões, e o professor Tássio Franchi reuniram-se com os professores do MGeo e a administração da Ufac de 31 de março a 3 de abril. A pauta da reunião foi o projeto e a realização do 6º Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações, que ocorre em 24 e 25 de junho, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede da Ufac.
Relacionado
ACRE
Em parceria com Exército, Ufac capacita alunos para desafios na selva — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
5 dias atrásem
6 de maio de 2025
A professora Karlla Barbosa Godoy, do Centro Multidisciplinar do campus Floresta da Ufac, em parceria com o Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (CFron Juruá/61º BIS), conduziu atividades no âmbito da disciplina Técnicas de Campo, envolvendo alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas. A ação ocorreu no sábado, 3, e no domingo, 4, no CFron Juruá/61º BIS, em Cruzeiro do Sul.
A proposta foi capacitar os participantes para atuar com segurança em ambientes de selva, desenvolvendo habilidades de sobrevivência, orientação, obtenção de recursos naturais e primeiros socorros em condições adversas.
“A iniciativa demonstra o firme compromisso da Ufac em oferecer aos seus acadêmicos uma formação integral e alinhada com as particularidades do bioma amazônico”, justificaram os organizadores. “Ao vivenciarem situações práticas, os estudantes internalizam conhecimentos e desenvolvem habilidades que os tornarão profissionais mais capacitados e conscientes da realidade local.”
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
- MUNDO4 dias ago
Cachorros protegeram menino desaparecido por 24h na mata no Amazonas; assista ao vídeo
- MUNDO4 dias ago
Mãe se emociona ao conhecer menina que recebeu o coração da filha falecida; vídeo
- POLÍTICA6 dias ago
A articulação para mudar quem define o teto de jur…
- MUNDO4 dias ago
Salve o Hércules: gatinho com rosto devorado por larvas é resgatado por protetor em Fortaleza; ajude na vaquinha