ACRE
Presidente da Assembleia Legislativa do Acre firma parceria com Hemoacre

PUBLICADO
5 anos atrásem

O ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), esteve na manhã desta quinta-feira (21) estacionado ao lado da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para coletar sangue de doadores voluntários. A atividade se deu através de uma iniciativa do presidente da Casa, deputado Ney Amorim, por conta da falta de bolsas de sangue nos hospitais.
A campanha intitulada “Doando Sangue Para Salvar Vidas”, visa passar por vários pontos da cidade em busca de doadores. O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim, destacou a necessidade de que a campanha seja abraçada por todos os poderes constituídos. Falou ainda que incentivou os servidores da casa a se tornarem ajudadores nesta causa.
“Doar sangue é uma questão de ajudar ao próximo, de salvar vidas. É um gesto muito importante e de amor. O Poder Legislativo tem buscado sempre participar de ações sociais e hoje os servidores foram incentivados a serem doadores. Esse é mais um gesto que com certeza vai fazer a diferença na vida de algumas pessoas, pois passamos por um momento delicado da falta de bolsas de sangue nos hospitais. O Hemoacre precisa da nossa ajuda e quando os poderes do Estado se unem em prol de uma causa, o resultado sempre será mais positivo. Essa campanha tem que ser abraçada por todos nós”, pontuou.
Quézia Nogueira, enfermeira responsável pela captação de doadores de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), pontuou a importância de as pessoas se conscientizem sobre a doação de sangue. Disse ainda que a equipe ficou surpresa com a quantidade de bolsas recolhidas e agradeceu ao deputado Ney Amorim pela contribuição social.
“Esse projeto é uma parceria da Aleac com o Hemoacre, tendo em vista a necessidade de doadores de todas as tipagens de sangue. Todos que nos buscarem serão bem-vindos, pois precisamos aumentar o número de pessoas doadoras. Nossa expectativa em apenas 3 horas de coleta era de 20 bolsas, mas conseguimos coletar 27, um número bem superior, uma vez que cada processo de coleta demora quase meia hora. Essa iniciativa do deputado Ney Amorim foi de suma importância para o nosso trabalho, pois pessoas que têm uma representatividade maior junto à sociedade, conseguem incentivar mais os outros. Ele fez isso, ouviu nosso apelo e se mobilizou, não somente agora, mas continuamente tem feito sua parte como cidadão acreano”, agradeceu.
O ônibus do Hemoacre ficou estacionado ao lado da sede do Poder Legislativo das 8h às 11h30. A expectativa era de que 20 bolsas de sangue fossem coletadas, no entanto, esse número chegou a 27. O veículo continuará com a campanha em outros pontos da cidade. Para ser doadora, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar em boas condições de saúde. Por Andressa Oliveira.
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
ACRE
Balneários de Brasiléia são fechados por falta de segurança

PUBLICADO
3 anos atrásem
14 de setembro de 2020
Os balneários Kumarurana e Jarinal, localizados na zona rural do município de Brasiléia, foram fechados no último fim de semana, pelo 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediado naquele município, por não estarem cumprindo as normas de segurança.
Bastante frequentados pela população da região da fronteira e de outros municípios do estado, os espaços de lazer foram notificados a reabrir somente depois que se adequarem às exigências legais, principalmente contratando o serviço de salva-vidas.
“O local oferece esses banhos e cobram entrada das pessoas. Os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia tem esses profissionais devidamente treinados e qualificados que deveriam estar oferecendo segurança aos banhistas”, explicou o sargento Vivian.
A ida do Corpo de Bombeiros aos balneários, com o apoio da Polícia Militar, se deu após denúncia de irregularidades. Nos locais, foi confirmada a falta do Atestado de Funcionamento e os banhistas tiveram que deixar a água por medida de segurança.
Em um dos casos, os militares foram desacatados por um frequentador em visível estado de embriaguez. O homem recebeu voz de prisão foi detido por desacato, sendo levado à delegacia onde foi ouvido e liberado.
Os estabelecimentos poderão responder jurídica e administrativamente caso reabram sem tomar as medidas de segurança exigidas para o seu funcionamento. Entre as possíveis sanções estão multa e perda do alvará de funcionamento.
Com colaboração e fotos do jornalista Alexandre Lima.
Relacionado
ACRE
Taxa de ocupação em leitos de UTI para a Covid-19 é de 30% no Acre

PUBLICADO
3 anos atrásem
14 de setembro de 2020
A taxa geral de ocupação de leitos de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para pacientes com a Covid-19 no Acre está em torno de 30% nesta segunda-feira (14).
Os dados são do Boletim de Assistência ao Enfrentamento da Covid-19, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). O boletim mostra a ocupação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), por especialidade do leito e por regional.
Segundo dados oficiais, das 126 internações em leitos do SUS, 80 testaram positivo para Covid-19, ou seja, a maioria das pessoas que buscam atendimento médico foram infectadas pelo vírus.
Na região do Baixo Acre, que engloba as cidades de Rio Branco, Sena Madureira, Plácido de Castro e Acrelândia, das 70 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), 27 estão ocupadas registrando uma taxa de ocupação de 38,6%.
A menor taxa de ocupação está na região do Juruá, que engloba Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo, dos 20 leitos de UTI existentes, nenhum está ocupado, registrando 0% de ocupação. Os leitos clínicos somam 95 e 23 estão ocupados, registrando 24,2% de ocupação.
Já regional do Alto Acre, que engloba as cidades de Brasileia e Epitaciolândia, não há registro de uma ocupação de leitos de enfermaria num total de 19 leitos disponíveis. A regional do Alto Acre é a única que não tem leitos de UTI para a Covid-19.