NOSSAS REDES

Xapuri

Prefeitura de Xapuri investe em recuperação de ruas e ramais

Ac24horas, via Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Com a consolidação do chamado verão amazônico, ao qual os mandatários acreanos também costumam se referir como o “engenheiro verão”, o prefeito de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos (PT), arregaçou as mangas para aproveitar o período de estiagem promovendo melhorias nas vias urbanas e na malha viária rural do município.

Na cidade, as principais obras já iniciadas são a recuperação da rua Floriano Peixoto, no trecho entre as ruas 24 de janeiro e Major Salinas, e toda a extensão da rua Rodovaldo Nogueira, também conhecida como “Rua do Ibama”, duas vias importantes para o trânsito da cidade que se encontram bastante deterioradas. Essas ruas serão asfaltadas em breve, segundo a prefeitura, com recursos oriundos de convênios federais.

Na zona rural, a prefeitura iniciou os trabalhos ainda no mês de abril com o uso de três patrulhas mecanizadas compostas cada uma por uma caçamba, uma pá mecânica e uma patrol (motoniveladora). Os equipamentos estão distribuídos em três regiões estratégicas do município: região da Sibéria, faixa de terra entre o Rio Acre e a BR-317, no sentido Epitaciolândia, e na região do Seringal Cachoeira.

O prefeito informou que depois de reuniões de trabalho com as comunidades rurais, associações e cooperativas, ficaram definidos alguns critérios para a realização dos serviços. Segundo ele, em razão da impossibilidade de o município recuperar toda a malha de ramais, que possui mais de 1.200 quilômetros, foi necessário ser feito um plano de priorização daqueles que seriam atendidos primeiro.

“Em consenso com as comunidades ficou definido que os ramais com prioridade serão inicialmente os que são o caminho das escolas. Onde tem transporte escolar nós estamos recuperando primeiro e, em seguida, os ramais principais, de onde derivam os demais; em terceiro lugar o critério é a produção existente nesses ramais e, por fim, aqueles que possuírem o maior número de famílias”, explicou.

Para as obras de recuperação de ramais a prefeitura está recebendo ajuda do governo do Estado no valor de R$ 310 mil para a aquisição de combustível, peças para o maquinário e serviços de drenagem. Uma outra possibilidade de parceria entre a prefeitura de Xapuri e o governo é relacionada à recuperação da Estrada da Variante, que a exemplo da Estrada da Borracha também liga a cidade à BR-317. Para essa obra a prefeitura conta com recursos da ordem de R$ 1 milhão, proveniente de convênio federal, mas esses recursos são destinados apenas para os serviços de terraplanagem e piçarramento, não contemplando as pontes e os bueiros, demanda para as quais o prefeito Bira Vasconcelos pretende buscar parceria com o governo Gladson Cameli.

Advertisement
Comentários

Comente aqui

Xapuri

Sandálias de jovem que sumiu boiam em rio no Acre e bombeiros começam mergulhos

G1AC, via Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Corpo de Bombeiros iniciaram buscas na quarta (22), quando ele desapareceu na mata. A partir deste sábado (25), a procura pelo jovem vai ser no rio.

CAPA: Após achar sandália de jovem desaparecido boiando em rio, Bombeiros fazem mergulhos no AC — Foto: Arquivo/Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros continua com as buscas pelo jovem José Maria, de 25 anos, que sumiu em uma área de mata no Ramal do Zé Morim, no bairro Sibéria, na cidade de Xapuri, interior do Acre, na última quarta-feira (22).

O major Cláudio Falcão, dos Bombeiros, disse que a equipe encontrou, nessa sexta (24), um par de sandálias boiando no Rio Acre, próximo ao local onde ele teria desaparecido e a família identificou como sendo do rapaz.

Por isso, as buscas, que estavam sendo feitas nos ramais e às margens do rio, foram mudadas para buscas fluviais. Neste sábado (25), a equipe deve fazer mergulhos pela região e também buscas pela superfície.

“A gente está aí com grande suspeita de que possa ter ocorrido algo grave com ele. Fizemos buscas terrestre e nas margens do rio ontem até as 17h, mas como tem esse indício pela sandália estar dentro do rio, vamos fazer uma busca aquática na manhã deste sábado”, disse o major.

O rapaz, segundo informações dos bombeiros, tem problemas mentais e ainda na terça (21) chegou a sumir na mesma região, mas foi encontrado por familiares e pela Polícia Militar da cidade.

Continue lendo

ACRE

Especialistas realizam curso Comunicação para a Eleição 2020

Assessoria, via Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Táticas de comunicação voltadas para pré-candidatos e assessores durante a pandemia

O evento de três dias apresentará técnicas e ferramentas para as eleições 2020.

Será oferecido certificado aos participantes por 6 horas de curso.

Para maiores informações, o interessado pode falar diretamente com os palestrantes ou realizar o cadastro de pré-inscrição aqui.

Clique aqui para comprar.

Conheça os especialistas responsáveis pelas aulas:

Continue lendo

TOP MAIS LIDAS

    Feedback
    WhatsApp Fale conosco