NOSSAS REDES

Gestão Pública

Prefeitura de Tarauacá instituirá benefício salarial para agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de endemias

PUBLICADO

em

PREFEITA MARILETE SE REÚNE COM VEREADORES, PARA TRATAR DE PROJETO DE LEI QUE VERSA SOBRE INCENTIVO ADICIONAL PARA AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS

Na manhã desta terça-feira (26), a Prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, se reuniu com os Vereadores Valdor do Ó, Radamés Leite e representantes dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Endemias.

O encontro foi para informar que a Câmara de Tarauacá aprovou a Lei Municipal nº. 002/2019, que autoriza o Poder Executivo a pagar o incentivo aos referidos profissionais.

Durante a reunião, a Chefe do Poder Executivo, Prefeita Marilete, disse que está aguardando a Câmara enviar o Projeto de Lei para que seja sancionado; após a regulamentação da Lei, a Prefeitura discutirá prováveis datas de pagamento do benefício, instituído como incentivo adicional para os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias.

Nos municípios em geral, as formas utilizadas pelos prefeitos são bastante variadas. Alguns repassam como gratificação, outros como incentivo adicional. A Prefeita de Tarauacá, primando pela legalidade do procedimento, decidiu apresentar Lei Municipal para regulamentar o benefício; conferindo legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e transparência aos atos da administração municipal.

O benefício deverá ser, obrigatoriamente, destinado à aquisição de kits, como capas de chuva, protetor solar, botas, luvas e equipamentos para os servidores que atuam como agentes comunitários e de endemias.

Gestão Pública

Prefeita Socorro Neri implementa medidas para aprimorar a gestão

PUBLICADO

em

Com o objetivo de aprimorar a gestão municipal, a prefeita Socorro Neri promoveu na tarde da sexta-feira (18) o Encontro de Gestores que reuniu secretários municipais e diretores da Prefeitura de Rio Branco para orientações acerca do que estabelecem os Decretos 1.575 e 1.602, publicados esta semana, que tratam da gestão orçamentária e do sistema de gestão de combustível.
“Queremos cada vez mais fortalecer a gestão do nosso Município e, para isso, buscamos profissionalizar os processos e procedimentos administrativos para dar mais segurança à tomada de decisões e a execução dessas decisões”, disse a prefeita.
A auditora chefe da Controladoria Geral do Município de Rio Branco, Ada Barbosa Derze, explanou o detalhamento dos critérios e regras determinados pelos atos administrativos que, segundo ela, são dois instrumentos a mais de ordenação da atividade gestora. “Faz-se necessária a devida orientação dos procedimentos estabelecidos em Lei com o objetivo de harmonizar as práticas e aperfeiçoar a gestão de forma a alcançar resultados sempre com a responsabilidade e transparência exigidas à administração pública.”, enfatizou.
Socorro Neri explicou que discutir o papel e o comprometimento tanto dos secretários quanto dos diretores de gestão faz parte do amadurecimento da reforma administrativa que realizou na Prefeitura de Rio Branco, e estes, a partir de agora passam a assinar conjuntamente os atos administrativos e a compartilhar a responsabilidade das ações.
A reforma administrativa, realizada pela prefeita Socorro Neri, fortaleceu o sistema de controle interno da Prefeitura de Rio Branco, com a criação da Ouvidoria e da Corregedoria, além da reestruturação da Controladoria Geral do Município que passou a ter uma unidade em cada secretaria.
“Estamos superando a cada dia os desafios de gestar o Município com responsabilidade, transparência, eficiência e dando centralidade aos interesses públicos”, reiterou a prefeita, que participou de todo o encontro.
A convite da prefeita, o vereador Rodrigo Forneck esteve presente ao Encontro. Na condição de líder do Executivo na Câmara de Rio Branco ele tem desempenhado papeis fundamentais para a gestão tanto o de defendê-la quanto o de apresentar os Projetos da Prefeitura de Rio Branco que necessitam ser encaminhados ao Legislativo.
Lamlid Nobre, da Diretoria de Comunicação 
Fotos Assis Lima

Continue lendo

ACRE

Deputado incentiva consumidores a acionar Energisa na justiça

PUBLICADO

em

O deputado estadual Roberto Duarte (MDB) é um dos parlamentares atuantes quanto às reclamações de consumidores contra cobranças na tarifa de energia elétrica feitas pela distribuidora Energisa no Acre. Na noite dessa quarta-feira, 25, ele fez mais uma publicação nas redes, desta vez, incentivando os moradores que se sentiram prejudicados na última tarifa cobrada.

“Se você se sente prejudicado, lesado ou roubado acione judicialmente a empresa de energia elétrica ENERGISA”, escreveu o emedebista. O parlamentar ainda detalha todo o procedimento que deve ser feito pelo consumidor. “Para acionar judicialmente a Energisa você pode contratar um advogado particular ou acionar a defensoria pública do estado do Acre”.

Para isso, o consumidor deve juntar uma lista de documentos, como documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de endereço, comprovante de renda, últimos seis talões de energia para verificar a diferença nos valores dos últimos meses, laudo de vistoria, caso tiver sido realizado pela Energisa.

Ontem, o diretor da Energisa esteve na Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos com relação ao aumento apontado pelos deputados na maioria dos relógios locais, com base nas reclamações recebidas.

Continue lendo

TOP MAIS LIDAS

    Feedback
    WhatsApp Fale conosco