NOSSAS REDES

ACRE

Prefeitura de Rio Branco abre Comemoração da Revolução Acreana

PUBLICADO

em

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, abriu nesta segunda-feira, 6 de agosto, a comemoração dos 116 anos do início da Revolução Acreana, data que marca ainda os 114 anos de fundação do Bairro Seis de Agosto, o mais antigo da capital. Ela destacou a importância da data para os acreanos e a comunidade local. “É um momento de comemoração e de revigorar os valores de acreanidade, união e prosperidade” citou.
Além de uma corrida pedestre, o evento contou ainda com desfile da Escola Alberto Sanches Mubarac, do batalhão do 4 BIS, Polícia Militar, Desbravadores, Escoteiros, e Clubes do Fusca e do Geep.
O presidente da Associação de Moradores do Seis de Agosto, José Pereira, agradeceu a presença da prefeita, e lembrou que a comemoração é realizada há 35 anos e “a presença da prefeita Socorro Neri mostra a importância que a gestão municipal dá a localidade. Essa é uma comemoração que deverá ser mantida pelas futuras gerações”.
Autoridades e parlamentares também compareceram à comemoração da Revolução e do Bairro Seis de Agosto.
Da Assessoria. Fotos Assis Lima/DECOM

ACRE

PZ da Ufac promove curso sobre uso do tomógrafo em árvores — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

2026.11.04 Curso de tomografia em árvores-PZ (2).JPG

O Parque Zoobotânico (PZ) da Ufac promoveu o curso Tomografia de Impulso Ultrassônico Aplicada ao Diagnóstico Não Destrutivo de Árvores, ministrado pelo professor Moisés Lobão. A ação ocorreu na quarta-feira, 4, na sala ambiente e floresta do PZ, reunindo 16 participantes: servidores do parque, estudantes do programa de pós-graduação em Ciência Florestal e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

O curso teve como objetivo capacitar os participantes no uso do tomógrafo de impulso RINN-ABT06-P (sistema Arbotom). O equipamento avalia a saúde interna e a integridade do tronco e identifica apodrecimentos, ocos e outras anomalias sem cortar ou danificar a árvore.

A atividade consistiu em aula teórica e prática, com grupos que foram a campo para medir árvores do PZ, realizando inspeção visual, definição da altura de medição, instalação dos sensores, teste de sinal, coleta de dados, verificação da qualidade das medições e interpretação dos tomogramas para subsidiar laudos técnicos.

Os técnicos da Semeia e do Imac presentes na capacitação atuam no licenciamento e na fiscalização ambiental e analisam, entre outras demandas, pedidos de poda e supressão de árvores em vias, escolas e prédios públicos.

Funcionamento do tomógrafo

Sensores são fixados ao redor do tronco e, com um martelo de impacto, o operador bate em cada um deles. O aparelho registra o tempo que a onda leva para atravessar a madeira até os demais sensores. Em regiões comprometidas, a onda se propaga mais devagar. A partir desses dados, o software gera um tomograma, uma imagem colorida da seção transversal do tronco que mostra onde estão as áreas degradadas e qual é sua extensão.

2026.11.04 Curso de tomografia em árvores-PZ (3).png



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

3ª Semana Acadêmica de Sistemas de Informação

PUBLICADO

em

3ª Semana Acadêmica de Sistemas de Informação

Continue lendo

ACRE

Ciências Contábeis debate auditoria e perícia em semana acadêmica — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

3ª Semana Acadêmica de Ciências Contábeis-2026 (2).jpg

O curso de Ciências Contábeis da Ufac realizou, na terça-feira, 3, no anfiteatro Garibaldi Brasil, a abertura da sua 3ª Semana Acadêmica (Semacon), com o tema “Auditoria e Perícia Contábil: Conectando Conhecimentos e Práticas Profissionais”. O evento continua até sábado, 7, com palestras, mesa-redonda, atividades práticas e oficinas. A programação visa aproximar a teoria acadêmica das demandas reais do mercado.

“Preparamos uma programação diversificada para ampliar as perspectivas de nossos acadêmicos e reforçar o compromisso da universidade”, disse o coordenador do evento, Marconde Silva. “Queremos que essa semana seja um marco de valorização do curso e da profissão.”

Também compuseram o dispositivo de honra na abertura do evento o pró-reitor de Extensão e Cultura, Marco Amaro (representando o reitor Josimar Ferreira); a pró-reitora de Graduação, Danila Torres; o diretor do CCJSA, Francisco Raimundo Neto; a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Oleides de Oliveira; a presidente do CA de Ciências Contábeis, Hanara Ferreira; e o presidente do CRC-AC, Edberto Gomes.

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)

3ª Semana Acadêmica de Ciências Contábeis-2026 (3).jpg



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS