NOSSAS REDES

ACRE

Prefeita Socorro Neri assina ordem de serviço para 17 obras na capital

PUBLICADO

em

Os investimentos contemplam construção de Centro de Convivência no bairro Tucumã e Casa de Cultura na Comara.
A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, assinou nesta quinta-feira (05) ordem de serviço para construção de novos espaços públicos na capital. Realizado no auditório da Biblioteca Pública, o ato de assinatura dos documentos que autorizam a execução de 17 obras reuniu parlamentares, gestores do Estado e Município, representantes do setor da construção civil e lideranças comunitárias. Entre os parlamentares presentes estavam o senador Jorge Viana e os deputados federais Léo de Brito, Raimundo Angelim. Representando o deputado federal Flaviano Melo, estava o assessor parlamentar Roberto Assaf. Os deputados Daniel Zen e Heitor Júnior, os vereadores Eduardo Farias, Mamed Dankar, Rodrigo Forneck e Antonio Morais também estavam presentes. 
Os recursos oriundos de emenda parlamentar dos senadores Jorge Viana e Sérgio Petecão, e dos deputados federais: Raimundo Angelim, Alan Rick, Léo de Brito, Flaviano Melo, Major Rocha e Sibá Machado contemplam projetos para construção de cobertura de quadra poliesportiva nos bairros Plácido de Castro, Castelo Branco e Preventório; construção de quadra de grama sintética nos bairros Manoel Julião, Quinze e Tucumã; academias populares nos bairros Floresta, Mutambo, Preventório e Nova Estação, além de centro comunitário no Conjunto Esperança e bairro santo Afonso, Mercado Popular no Benfica, centro de convivência no bairro Tucumã, casa de cultura e quadrilhódromo no bairro Comara, feira coberta no Manoel Julião e galpão no bairro Rui Lino.
“São obras importantes para o desenvolvimento social e esportivo de Rio Branco. Obras que vão aquecer a economia e agregar valor à nossa cidade”, destacou a prefeita Socorro Neri.
 
O senador Jorge Viana falou da importância da união entre a bancada para viabilizar recursos para o desenvolvimento do Acre. “É o momento de esforço, de união de todos nós para atravessar esse tempo de dificuldade”, disse o senador que durante o mandato chegou a destinar um total de 9 milhões em emendas para o Acre, e anunciou nesta quinta-feira, mais 2 milhões para investimentos em ações de tapa buracos. 
O deputado federal Léo de Brito destacou a importância dos investimentos para a comunidade. “Fico feliz de saber que pude contribuir, numa parceria que começou com Marcus Alexandre, com o governador Tião Viana e continua agora com a prefeita Socorro Neri para obras como a que vai fortalecer a economia solidária, o centro cultural e espaços para prática esportiva”. 
“Por meio das emendas, várias comunidades serão contempladas. Vemos que a prefeita também trata com muito zelo a elaboração dos projetos e aplicação dos recursos e ficamos felizes de ver a alegria dos presidentes dos bairros aqui também representados”, declarou o presidente a União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (UMAMRB), Oséias Silva. 
Transparência 
Ainda no ato de assinatura das ordens de serviço, a prefeita de Rio Branco detalhou a quantidade de emendas e como foi feita a aplicação dos recursos destinados à capital do Acre entre os anos de 2016 a 2018.  “É o momento de mostrar que estamos cuidando da boa execução dos recursos e agradecer à bancada, aos deputados e senadores que deram sua contribuição à gestão municipal.”
“É uma grande satisfação participar do ato de assinatura desses documentos hoje, especialmente quando a gente destina recursos para uma prefeitura que tem tão bons executores. Foi assim com o ex-prefeito Marcus Alexandre e agora com a prefeita Socorro Neri”, disse o deputado federal Raimundo Angelim, que durante o mandato chegou a destinar a Rio Branco 16 milhões em emendas. Por Assessoria. Fotos Assis Lima/DECOM.

ACRE

Ufac homenageia mães servidoras com café da manhã e fotos — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Café das Mães

Para celebrar o Dia das Mães, que ocorre neste domingo, 11, a Ufac realizou, nesta sexta-feira, 9, um café da manhã compartilhado no Restaurante Universitário (RU) do campus-sede. Foi um momento de celebração e confraternização e as mães foram presenteadas com um botão de rosa.

Este ano, como parte da programação, a equipe inovou e ofereceu um pequeno ensaio fotográfico, produzido pela Assessoria de Cerimonial e Eventos, em parceria com a Assessoria de Comunicação.

As servidoras puderam levar seus filhos para fazer uma foto em um cenário preparado especialmente para a ocasião. Na próxima semana, a programação ocorre no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, com ensaio fotográfico nos dias 13 e 14 de maio, no hall do teatro Moa, e o café da manhã será no dia 16, no RU.

Os álbuns dos eventos estão disponíveis nos links abaixo:

Café das mães

Confira o álbum completo: https://flic.kr/s/aHBqjCdERP

Ensaio fotográfico

Ensaio

Confira o álbum completo: https://flic.kr/s/aHBqjCdrNa

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Mestrado em Geografia da Ufac integra projeto de pesquisa em rede — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Programacao.jpeg

O mestrado em Geografia (MGeo) da Ufac integra a equipe do projeto de pesquisa “Segurança Integrada na Pan-Amazônia e nas Fronteiras Sul-Americanas: Perspectivas para a Construção de um Modelo de Segurança Integrada Focada na Cooperação Interagências e Internacional”.

O projeto integra uma rede de pesquisa que envolve 22 universidades brasileiras e estrangeiras, 64 pesquisadores nacionais e internacionais, alunos de graduação e 14 programas de pós-graduação no Brasil, entre os quais o MGeo da Ufac. Além de simpósios anuais para divulgar o andamento das pesquisas, o projeto prevê publicações de dissertações e teses.

O coordenador-geral do projeto é o professor Gustavo da Frota Simões, do programa de pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. A proposta de pesquisa tem por objetivo geral analisar os desafios para defesa e segurança integrada da Pan-Amazônia e as fronteiras sul-americanas, partindo de uma perspectiva que engloba a segurança humana e avalia aspectos como migração, direitos humanos, crimes transfronteiriços e ambientais, visando à construção de políticas públicas.

Objetivos específicos do projeto

– Apresentar uma política pública de segurança integrada na faixa de fronteira, ancorada na realidade da Pan-Amazônia.

– Avaliar o impacto das migrações internacionais e demais fluxos de mobilidade humana na faixa de fronteira sob uma ótica de segurança.

– Discutir o conceito de segurança integrada e sua relação com a segurança humana e o desenvolvimento sustentável.

– Estudar como os crimes transfronteiriços e ambientais afetam a segurança humana das comunidades indígenas da região pan-amazônica.

6º Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações

O coordenador-geral do projeto, Gustavo da Frota Simões, e o professor Tássio Franchi reuniram-se com os professores do MGeo e a administração da Ufac de 31 de março a 3 de abril. A pauta da reunião foi o projeto e a realização do 6º Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações, que ocorre em 24 e 25 de junho, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede da Ufac.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Em parceria com Exército, Ufac capacita alunos para desafios na selva — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Imagem do WhatsApp de 2025-05-04 à(s) 19.21.00_7157cd54.jpg

A professora Karlla Barbosa Godoy, do Centro Multidisciplinar do campus Floresta da Ufac, em parceria com o Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (CFron Juruá/61º BIS), conduziu atividades no âmbito da disciplina Técnicas de Campo, envolvendo alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas. A ação ocorreu no sábado, 3, e no domingo, 4, no CFron Juruá/61º BIS, em Cruzeiro do Sul.

A proposta foi capacitar os participantes para atuar com segurança em ambientes de selva, desenvolvendo habilidades de sobrevivência, orientação, obtenção de recursos naturais e primeiros socorros em condições adversas.

“A iniciativa demonstra o firme compromisso da Ufac em oferecer aos seus acadêmicos uma formação integral e alinhada com as particularidades do bioma amazônico”, justificaram os organizadores. “Ao vivenciarem situações práticas, os estudantes internalizam conhecimentos e desenvolvem habilidades que os tornarão profissionais mais capacitados e conscientes da realidade local.”

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS