NOSSAS REDES

ACRE

Por causa de reformas, algumas escolas municipais só iniciam as aulas no mês de abril

PUBLICADO

em

A prefeitura de Rio Branco deu início nesta segunda-feira, 11, ao ano letivo 2019 para cerca de 25 mil alunos. Mas nem todos os estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino começaram a estudar. Em pelo menos duas escolas, as aulas não iniciaram por causa de atraso em obras de reforma.

Uma delas é a tradicional e sempre muito disputada Escola de Ensino Infantil Menino Jesus, localizada no centro de Rio Branco. A escola atende mais de 350 alunos de 4 e 5 anos.

Como a lei determina que se cumpram os 200 dias letivos, independente do dia em que as aulas comecem, a diretora da escola, Adavalni de Carvalho, afirmou que vai decidir com os pais as alternativas para o cumprimento da carga horária. “Nós somos obrigados a cumprir. Só podemos parar quando fecharmos os 200 dias letivos. Vamos decidir com os pais e funcionários o que for melhor para a comunidade. A previsão é que iniciaremos as aulas em abril e assim que iniciar vamos elaborar o nosso calendário”.

Outra escola onde os alunos vão ter atraso no início do ano letivo é a Chrizarubina Leitão Abrahão, localizada no conjunto Manoel Julião, onde estão matriculados 250 alunos entre 4 e 5 anos e que em 2019 vai começar duas turmas de creches com crianças de 3 anos. Rozilda Moreira, diretora da escola disse que já foi feita uma previsão e que vai ser preciso ter aulas aos sábados e feriados. “Já fizemos nosso calendário e vamos ter que ter aulas aos sábados e feriados para cumprir com a carga horária de 200 dias letivos”.

Na referida escola, as aulas já deveriam ter começado, mas uma paralisação da obra de reforma por parte da empresa atrasou o cronograma. A suspensão do trabalho teria ocorrido por falta de pagamento, o que não foi confirmado pela diretora. “Eles deram uma parada na obra, mas graças à Deus, já retornaram. A causa eu não sei informar, mas, para gente, o que importa é que já voltaram ao trabalho e nossas aulas começam no início de abril”, destaca Rozilda.

Outra escola que não teve início do ano letivo, também por se encontrar em obra de reforma, é a Anita dos Santos Jangles, do bairro Belo Jardim.

O Secretário de Educação de Rio Branco, Moisés Diniz, explicou o atraso no início do ano letivo. “Pode parecer que é falta de planejamento, mas não é. É preciso lembrar que o único período em que é possível fazer obras de reforma nas escolas é, justamente, na época das férias dos alunos. Nossa expectativa é iniciarmos as aulas nessas escolas nos primeiros dias de abril”, afirma. Moisés assumiu a educação municipal em meados de janeiro deste ano, quando as três reformas já estavam em andamento.

ACRE

PPG em Educação da Ufac promove 4º Simpósio de Pesquisa — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

PPG em Educação da Ufac promove 4º Simpósio de Pesquisa — Universidade Federal do Acre

A Ufac realizou, nessa terça-feira, 18, no teatro E-Amazônia, campus-sede, a abertura do 4º Simpósio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Com o tema “A Produção do Conhecimento, a Formação Docente e o Compromisso Social”, o evento marca os dez anos do programa e reúne estudantes, professores e pesquisadores da comunidade acadêmica. A programação terminou nesta quarta-feira, 19, com debates, mesas-redondas e apresentação de estudos que abordam os desafios e avanços da pesquisa em educação no Estado.

Representando a Reitoria, a pró-reitora de Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho, destacou o papel coletivo na consolidação do programa. “Não se faz um programa de pós-graduação somente com a coordenação, mas com uma equipe inteira comprometida e formada por professores dedicados.”

O coordenador do PPGE, Nádson Araújo dos Santos, reforçou a relevância histórica do momento. “Uma década pode parecer pouco diante dos longos caminhos da ciência, mas nós sabemos que dez anos em educação carregam o peso de muitas lutas, muitas conquistas e muitos sonhos coletivos.”

 

A aluna do programa, Nicoly de Lima Quintela, também ressaltou o significado acadêmico da programação e a importância do evento para a formação crítica e investigativa dos estudantes. “O simpósio não é simplesmente dois dias de palestra, mas dois dias de produção de conhecimento.” 

A palestra de abertura foi conduzida por Mariam Fabia Alves, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), que discutiu os rumos da pesquisa educacional no Brasil e os desafios contemporâneos enfrentados pela área. O evento contou ainda com um espaço de homenagens, incluindo a exibição de vídeos e a entrega de placas a professores e colaboradores que contribuíram para o fortalecimento do PPGE ao longo desses dez anos.

Também participaram da solenidade o diretor do Cela, Selmo Azevedo Apontes; a presidente estadual da Associação de Política e Administração da Educação; e a coordenadora estadual da Anfope, Francisca do Nascimento Pereira Filha.

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Consu da Ufac adia votação para 24/11 devido ao ponto facultativo — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

ufac.jpg

A votação do Conselho Universitário (Consu) da Ufac, prevista para sexta-feira, 21, foi adiada para a próxima segunda-feira, 24. O adiamento ocorre em razão do ponto facultativo decretado pela Reitoria para esta sexta-feira, 21, após o feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A votação será realizada na segunda-feira, 24, a partir das 9h, por meio do sistema eletrônico do Órgão dos Colegiados Superiores. Os conselheiros deverão acessar o sistema com sua matrícula e senha institucional, selecionar a pauta em votação e registrar seu voto conforme as orientações enviadas previamente por e-mail institucional. Em caso de dúvidas, o suporte da Secrecs estará disponível antes e durante o período de votação.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Professora Aline Nicolli, da Ufac, é eleita presidente da Abrapec — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Professora Aline Nicolli, da Ufac, é eleita presidente da Abrapec — Universidade Federal do Acre

A professora Aline Andréia Nicolli, do Centro de Educação, Letras e Artes (Cela) da Ufac, foi eleita presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec), para o biênio 2025-2027, tornando-se a primeira representante da região Norte a assumir a presidência da entidade.

Segundo ela, sua eleição simboliza não apenas o reconhecimento de sua trajetória acadêmica (recentemente promovida ao cargo de professora titular), mas também a valorização da pesquisa produzida no Norte do país. Além disso, Aline considera que sua escolha resulta de sua ampla participação em redes de pesquisa, da produção científica qualificada e do engajamento em discussões sobre formação de professores, práticas pedagógicas e políticas públicas para o ensino de ciências.

“Essa eleição também reflete o prestígio crescente das pesquisas desenvolvidas na região Norte, reforçando a mensagem de que é possível produzir ciência rigorosa, inovadora e socialmente comprometida, mesmo diante das dificuldades operacionais e logísticas que marcam a realidade amazônica”, opinou a professora.

Aline explicou que, à frente da Abrapec, deverá conduzir iniciativas que ampliem a interlocução da associação com universidades, escolas e entidades científicas, fortalecendo a pesquisa em educação em ciências e contribuindo para a consolidação de espaços acadêmicos mais diversos, plurais e conectados aos desafios educacionais do país.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS