NOSSAS REDES

ACRE

Policial do Bope estava em alta velocidade, diz marido de mulher morta em acidente no AC

PUBLICADO

em

Internado no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), José da Silva, de 43 anos, aguarda para fazer uma cirurgia no fêmur direito após acidente de trânsito envolvendo um policial do Batalhão de Operações Especiais (Bope), no último sábado (18), na Estrada Dias Martins, em Rio Branco.

Silva diz que o motorista dirigia em alta velocidade e só lembra de ter ouvido o barulho da frenagem e sentir a batida logo depois.

A mulher do condutor, Silvinha Pereira da Silva, de 38 anos, que estava com ele na motocicleta morreu na tarde de domingo (19), no (Huerb), onde estava internada desde o sábado (18), quando ocorreu o acidente.

“Não tenho muito o que explicar, porque a única coisa que lembro é que escutei cantada de pneu atrás da gente. Quando olhei o retrovisor, a única coisa que vi foi um vulto muito rápido e o impacto. Daí já apaguei e não lembro mais de nada. Quando fui acordar, acho que já tinha dado uns 20 minutos depois”, contou.

No início da semana, a Polícia Militar informou que Alan Martins teria perdido o controle do carro e, por isso, acabou atingindo o casal. Por meio de nota, a corporação disse que não foi feito o teste de bafômetro em nenhum dos três envolvidos por causa das condições em que se encontravam. A nota dizia ainda que a PM está dando todo o suporte para as vítimas.

Sobre o acidente, Silva conta conta ainda que foi buscar a esposa quando ela tinha saído do trabalho e ao sair na Dias Martins, não viu carro nenhum e quando dirigiu por cerca de 30 metros foi surpreendido com a batida.

“Parei e não vi carro próximo, nem no retorno, então segui viagem e foi uma coisa tão rápida porque só deu tempo de mudar de faixa e ouvi o pneu atrás da gente e senti a porrada. O que me recordo é só isso”, contou.

Cirurgia

O quadro de saúde do homem é estável. Ainda precisa passar por um processo anti-inflamatório das escoriações que teve e aguarda na fila pela cirurgia no fêmur direito.

“Fizeram os procedimentos e a gente está em uma fila de espera aqui, porque é por vez. Não tenho certeza se vai sair rápido, se não vai. Além disso, eles falaram que tenho que passar por um processo anti-inflamatório, por causa das escoriações no corpo”, contou.

Habilitação

Sobre conduzir a motocicleta sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Silva diz que possui o documento e afirma que, por se tratar de uma moto de 50 cilindradas [que não passa de 50km/h], não é obrigatório para dirigir.

“Não tinha mesmo para ela porque não é exigida. Porque existe em tramitação se vão exigir ou não, em alguns lugares pedem e outros não. Ainda tem uma parte burocrática para que se tenha uma lei que determine que as 50 cilindradas sejam habilitadas. Sou habilitado na categoria B”, disse.

Ao G1 a assessoria de comunicação do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) disse que é exigida a habilitação de categoria ‘A’ ou ‘ACC’ e, de acordo com a resolução 542 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é exigida a habilitação.

“Fica concedido prazo até 29 de fevereiro de 2016 para os condutores de ciclomotores obterem o documento de habilitação correspondente ao veículo, podendo neste caso ser a Autorização para Conduzir Ciclomotores – ACC ou a Carteira Nacional de Habilitação na categoria ‘A'”, diz a resolução.

Afastamento

Na segunda-feira (20) após o acidente a Polícia Militar informou que Martins não seria afastado do cargo, por não ter nada comprovado se ele estaria dirigindo sob efeito de álcool. No mesmo dia, governo do Acre voltou atrás e determinou que ele seja afastado das funções.

O caso também vai ser investigado pelo Ministério Público (MP-AC). O decreto com a instauração do inquérito foi publicado no diário do órgão nesta quarta-feira (22).

ACRE

Inscrições Abertas para o ENARE 2025 — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Inscrições Abertas para o ENARE 2025 — Universidade Federal do Acre

Notícias


publicado:
10/07/2025 14h10,


última modificação:
10/07/2025 14h10

Inscrições abertas para o ENARE 2025. (Exame nacional de Residências médicas, uni e multiprofissionais). Esse será o único meio de ingresso nos programas de Residência da Ufac em 2026.1. Publicação na rede social da COREMU: Link

//www.instagram.com/embed.js



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac faz abertura da Semana de Enfermagem no campus Floresta — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac faz abertura da Semana de Enfermagem no campus Floresta — Universidade Federal do Acre

A Ufac realizou a abertura da 16ª Semana de Enfermagem no campus Floresta, cujo tema é “Tecnologia na Enfermagem: Formação, Ética e Cuidado”. O evento, que começou na segunda-feira, 30, prossegue até quinta-feira, 3, no Teatro Universitário do Moa, reunindo estudantes, professores, profissionais de saúde e representantes de instituições de ensino da região, contando em sua programação com mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos e minicursos.

A cerimônia de abertura teve apresentação da banda de música do Comando de Fronteira Juruá — 61º Batalhão de Infantaria de Selva e dos símbolos da enfermagem, feita pela professora Maria Tamires Lucas dos Santos, além da execução do Hino da Enfermagem, feita pela professora Stefanie Ferreira Teles e pelo aluno Lucas Moura da Costa.

Também foi realizada uma homenagem à professora Kleynianne Medeiros de Mendonça Costa, em reconhecimento a sua trajetória no curso de Enfermagem da Ufac. Encerrando a solenidade, o professor Cristiano Gil Regis ministrou a conferência de abertura, abordando o tema central do evento.

A mesa de honra da abertura foi composta pela reitora Guida Aquino; pelo vice-diretor do Centro Multidisciplinar, Reginaldo Assêncio Machado; pela coordenadora do curso de Enfermagem, Vanizia Barboza da Silva; pela coordenadora regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira, Diani Carvalho Santos; pelo coordenador da Atenção Básica de Cruzeiro do Sul, Gilmar Giles de Oliveira; pela vereadora Manelisse Coelho Moura (Republicanos); e pela presidente da comissão organizadora da semana, Maria Aline do Nascimento Brandão dos Santos.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac apresenta projeto de melhoria para internet nos campi — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac apresenta projeto de melhoria para internet nos campi — Universidade Federal do Acre

A reitora da Ufac, Guida Aquino, e o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Jerbisclei de Souza Silva, apresentaram à comunidade acadêmica, nessa segunda-feira, 30, o projeto de melhoria da infraestrutura de internet do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. A apresentação ocorreu na Cinemateca do campus.

Durante o encontro, foram detalhadas as principais ações já implementadas e os avanços previstos para garantir maior qualidade na conectividade, não apenas no campus Floresta, mas também em outras unidades da Ufac.

Uma das principais melhorias é o aumento da capacidade do link de internet no campus Floresta, que passou de cem megabits por segundo (Mbps) para um gigabit por segundo (Gbps), representando uma ampliação de dez vezes na velocidade de conexão. O novo link foi ativado em 10 de março deste ano e já beneficia as atividades acadêmicas no campus.

“Essa é uma conquista muito aguardada pela comunidade acadêmica do campus Floresta. Sabemos o quanto a conectividade impacta diretamente o ensino, a pesquisa e a extensão e estamos trabalhando para garantir que todas as unidades da Ufac tenham acesso a uma internet de qualidade”, disse Guida Aquino.

Outra medida anunciada foi a contratação de serviço de internet via satélite de alta velocidade, por meio da Starlink, que funcionará como contingência em casos de falhas no link principal. As antenas devem ser entregues ainda nesta semana no campus Floresta e a instalação será realizada pela equipe de tecnologia da informação da universidade.

“O link via satélite traz mais segurança para o funcionamento das atividades acadêmicas, evitando que a falta de conexão terrestre comprometa o dia a dia da universidade”, explicou Jerbisclei de Souza Silva. 

Além disso, a Ufac anunciou que, a partir do próximo mês, a Unidade Marechal Rondon, que atualmente conta com banda larga convencional, passará a dispor de um link dedicado de alta velocidade, conectado à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), reforçando a infraestrutura tecnológica da universidade.

“As melhorias na conectividade são fundamentais para o fortalecimento da Ufac em todas as regiões onde estamos presentes. Essa é uma prioridade da nossa gestão e um compromisso com a qualidade do ensino e da pesquisa”, acrescentou Guida.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS