NOSSAS REDES

ACRE

Polícia Militar reforça segurança no carnaval na Capital acriana

PUBLICADO

em

Com o cancelamento da folia de Carnaval que teria o apoio do Governo do Estado, não fez com que os foliões  se intimidasse e realizaram sua própria folia.  Doze bairros da capital acriana resolveram realizar a festa por conta própria.  A Polícia Militar reforçou o efetivo e garantiu a segurança dos que foram brincar a festar tradicional carnavalesca. Além do policiamento ordinário, durante os dias de festa, o efetivo de policiais nas ruas foi reforçado tanto na capital como nos municípios do interior.

A primeira noite de folia na sexta-feira (01), aconteceu timidamente em alguns bairros e foi considerada tranquila. De acordo com o Centro Integrado em Operações (Ciosp), não foram geradas ocorrências relacionadas diretamente a festa de Carnaval nos bairros, restando apenas registros de tráfico e posse ilegal de arma durante o policiamento convencional.

Oficialmente a festa nos doze pontos de folia começou no sábado (02), e foram colocados a disposição 70 homens que partiram da frente do Comando Geral, logo no início da noite e foram espalhados entre os bairros para garantir a ordem enquanto durarem as festas. São homens do quadro administrativo da instituição e também foram convocados os que estavam de folga.

“Nós colocamos o policiamento em vários locais da cidade inclusive com operações incluindo a álcool zero e acreditamos que teremos aí, ao final do período carnavalesco, bons resultados sem alterações e um Carnaval muito tranquilo”, disse o Comandante Geral da instituição, Coronel Mário César. Em todo o estado, a Polícia Militar vai empregar durante o período, mais de 1200 policiais e 47 viaturas.

Tarauacá

No interior do Acre a folia ficou por conta dos empresários que com o cancelamento do Carnaval de rua, resolveram promover  a festa nos clubes. O policiamento da Polícia Militar também foi e deve ser intensificado para garantir a segurança dos que irão brincar o carnaval durante o período — além do trabalho de patrulhamento preventivo para evitar possíveis delitos.    

 

Contribuição: Jose Gomes

ACRE

Revista da gestão de Guida Aquino registra legado de 8 anos — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Revista da gestão de Guida Aquino registra legado de 8 anos.jpg

A Ufac lançou a revista online “Avanços que Deixam Legado para o Futuro: 2018-2026” (124 p.). A publicação marca o encerramento da gestão da professora Guida Aquino à frente da Reitoria e reúne, em formato interativo, com dez capítulos, o balanço das principais conquistas e ações desenvolvidas pela administração superior nos últimos oito anos. O evento ocorreu nessa quinta-feira, 6, no Órgão dos Colegiados Superiores, campus-sede.

A revista serve como um registro de prestação de contas e memória institucional. O lançamento reuniu a equipe que esteve ao lado da gestão nesse período, num momento de agradecimento e celebração pelo trabalho realizado. “Agradeço o apoio e a colaboração de todos”, disse Guida.

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac registra fase final de construção do novo CAp no campus-sede — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac registra fase final de construção do novo CAp no campus-sede.jpg

A Ufac realizou a solenidade de registro da fase final das obras de construção do novo prédio do Colégio de Aplicação (CAp). O evento ocorreu nesta sexta-feira, 7, no campus-sede, marcando a entrega parcial do complexo educacional, que já atinge 90% de execução física. O projeto de transferência do colégio para o campus universitário foi priorizado em 2022 pela Reitoria.

A estrutura foi concebida para atender às exigências da educação básica, contando com salas de aula, refeitório, auditório, parque aquático, laboratórios de informática e pontos de acesso à internet com tecnologia wi-fi 7. Os recursos financeiros foram viabilizados por meio de emendas parlamentares do Orçamento Geral da União.

“Essa obra representa mais do que tijolos e concreto; é a realização de um compromisso com a qualidade da educação básica e com o futuro das nossas crianças no Acre”, disse a reitora Guida Aquino. Ela informou que o antigo prédio do colégio, localizado no centro da capital e tombado como patrimônio histórico da instituição, passará por revitalização para abrigar o Palácio da Cultura da Ufac.

A vice-reitora eleita, Almecina Balbino, reafirmou a continuidade dos projetos de expansão da infraestrutura da instituição. “Eu estarei sempre à disposição, de portas abertas, para seguir os mesmos passos que a professora Guida deixou.”

O diretor do CAp, Ceilton França, enfatizou a adequação do projeto arquitetônico às necessidades da educação básica. “Para nós o sonho já está acontecendo. Quando enxergamos que a construção existe, é uma construção adequada à nossa realidade da educação básica.”

A vice-diretora do CAp, Alessandra Perez Lima, destacou a relevância do novo espaço para a rotina pedagógica e acadêmica. “Muito em breve vamos deixar de ser nômades e teremos o nosso lugar. Eu olho para cada espaço aqui e já vejo essas crianças correndo e sendo felizes.”

Também participaram da cerimônia o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Rid; o pró-reitor de Administração, Marcelo Cruz; o prefeito do campus, Artesson Cruz; além de professores, técnico-administrativos, estudantes e representantes da construtora responsável pela obra.

(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Reitora visita obra da passarela do curso de Medicina Veterinária — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Reitora visita obra da passarela do curso de Medicina Veterinária.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, visitou, nesta quinta-feira, 6, a fase final da obra da passarela do curso de Medicina Veterinária, no campus-sede. A estrutura liga a Clínica de Medicina Veterinária ao Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (Nurca) e deve ser entregue em duas semanas.

Segundo Guida, a construção da passarela atende a uma antiga reivindicação dos estudantes e integra os compromissos assumidos pela gestão. “Em breve estará pronta, em torno de duas semanas, e esse será mais um legado da nossa gestão”, afirmou. A reitora também agradeceu à equipe pelo trabalho, dedicação e compromisso ao longo dos últimos oito anos.

Além da passarela de Medicina Veterinária, a obra do novo Colégio de Aplicação da Ufac também está em fase de conclusão e deve ser entregue em breve.
Participaram da visita pró-reitores e membros da administração superior da Ufac.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS