NOSSAS REDES

Acreanidades

Poder Judiciário Acreano inicia atividades do projeto Horta Compartilhada

Editorial do Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Iniciativa socioambiental busca promover maior integração entre servidores e promover a conscientização ambiental.

O Tribunal de Justiça do Acre deu início nessa segunda-feira, 10, às atividades do Projeto Horta Compartilhada, cujo objetivo é incentivar o cultivo de plantas livres de agrotóxicos, estimular hábitos alimentares saudáveis, fortalecer o convívio comunitário e recriar a ligação entre o campo e a cidade.

O lançamento oficial da ação socioambiental foi realizado na presença da governadora do Estado do Acre, em exercício, desembargadora Denise Bonfim (presidente da Corte de Justiça).

Também compuseram o dispositivo de honra para o ato a vice-presidente do TJAC, em exercício, desembargadora Eva Evangelista, a corregedora-geral da Justiça e coordenadora do Núcleo Socioambiental Permanente (NUSAP) do Tribunal, desembargadora Waldirene Cordeiro, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC), desembargadora Regina Ferrari, e o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), Paulo Viana.

Na oportunidade, a Presidência do TJAC e a Coordenação do NUSAP conferiram certificados a 17 colaboradores que já atuam no Projeto Horta Compartilhada pela “inestimável contribuição à sustentabilidade ambiental”.

A ação, além de promover a conscientização ambiental e a cultura da sustentabilidade no ambiente de trabalho, também tem como objetivo proporcionar uma oportunidade qualificada para maior integração entre magistrados, servidores e colaboradores do TJAC.

“Essa é mais uma ação no sentido da preservação do meio ambiente, da conscientização ambiental e de uma melhor qualidade de vida. Por meio do NUSAP, com o inestimável apoio da decana do TJAC, desembargadora Eva Evangelista, nós envolvemos todas as diretorias e gerências do Tribunal na busca por um mundo melhor para nós e para as futuras gerações. Isso não é um chavão, tampouco um mantra, mas é a nossa realidade. Precisamos, ainda que minimamente, contribuir para a preservação do nosso planeta”, considerou a coordenadora do NUSAP, desembargadora Waldirene Cordeiro.

“A desembargadora Waldirene Cordeiro tem feito um ótimo trabalho à frente do NUSAP, a quem agradeço. Agradeço também aos demais desembargadores, que, de uma forma ou de outra, também colaboram com esse trabalho. Essas iniciativas têm levado o nosso Poder Judiciário a um nível nacional e é isso que nós queremos”, disse a governadora do Estado do Acre, em exercício, desembargadora Denise Bonfim.

Plano de Logística Sustentável (PLS)

As atividades do Projeto Horta Compartilhada fazem parte do PSL do Tribunal de Justiça do Acre, atendendo à determinação contida na Resolução CNJ nº 201/2015, que impõe a adoção de práticas de sustentabilidade com vistas à construção de um novo modelo de cultura institucional e à inserção de critérios de sustentabilidade nas atividades do Poder Judiciário.

Os servidores interessados em participar do projeto devem se inscrever junto à administração do NUSAP. Em seguida, eles recebem mudas da Diretoria de Gestão Estratégica (DIGES) ou trazem suas próprias mudas de casa para o canteiro que deverão cuidar e manter na sede do TJAC. Além disso, eles também deverão participar de encontros e oficinas relacionadas ao tema sustentabilidade ambiental.

Colaboradores homenageados

Confira abaixo a lista dos colaboradores homenageados durante o lançamento do Projeto Horta Compartilhada:

Andressa L. S. Braga

Andressa Vilela da Silva

Irade Ketlen Silva de Sá

Rafahella Fonseca de Oliveira

Rodrigo Luís Sarmento de Alencar

Tercio Vinicius de Souza Silva

Herly Rios Bezada

Dhyenyton Baltazar de Souza

Izabel Guedes Rodrigues

Andressa Mendes dos Santos

Tatiele Rodrigues dos Santos

Jônata Carvalho Bessa

Francisca Aline Soares Correia

Hully Viana Maia

Najara Laurentino

Amanda Aquino

Michael da Silva Oliveira

Veja todas as fotos no Flickr.

 Por Gecom TJAc

Advertisement
Comentários

Comente aqui

ACRE

Dia C: Sicoob Acre entrega mais de dois mil kits em comunidades carentes da capital e interior do Estado

Assessoria, via Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Apesar da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado, a Cooperativa de Créditos e Investimentos do Acre (Sicoob Acre) participou neste sábado, 4, do Dia de Cooperar, ou Dia C, atividade desenvolvida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Direcionada em ações de combate à doença neste período, a instituição financeira entregou de forma gratuita mais de dois mil kits de higiene e proteção, com máscaras e álcool em comunidades carentes da capital e interior.

Celebrada sempre no segundo sábado de julho, a data este ano tem como tema “Atitude simples movem o mundo” realizada nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. No estado, a ação do Sicoob Acre atendeu diversos bairros de Rio Branco, Acrelândia, Brasileia e Cruzeiro do Sul. Para evitar aglomerações, as entregas foram feitas pelos próprios colaboradores da entidade de forma individual nos bairros em que eles moram e os próximos.

O Dia C é marcado por diversas ações focadas na responsabilidade social em áreas da saúde, educação, lazer e meio ambiente promovidas pelos sete ramos de cooperativismo atuantes no país, incluindo o cooperativismo de crédito. A ideia é transformar a realidade social de milhares de comunidades por meio da prestação de serviços. Neste ano, as iniciativas já praticadas pelo Sicoob Acre foram ligadas ao novo coronavírus com estímulo a continuidade delas mesmo após o evento.

Presidente do Sicoob Acre, José Generoso explica que duas etapas foram desenvolvidas. “Cooperação Vem à Casa” e “Pilares e Atuação com o Compromisso Social” reuniram todas as cooperativas do estado para desenvolver iniciativas como arrecadações de alimentos e doações financeiras para atender pessoas carentes, além de ajudar instituições do ramo que tenham sido afetadas e correm risco de extintas com direcionamento para os colaboradores e seus familiares.

“O maior compromisso do Sicoob Acre não é o lucro, mas sim ofertar um retorno social positivo e concreto nas comunidades onde estamos inseridos. Neste ano, distribuímos kits de proteção com álcool em gel e máscaras. Também ofertamos orientações de como prevenir a doença em casa e outros ambientes. Abraçamos a causa do Dia C desde a primeira edição como forma de contribuir com a população, isso me deixa muito realizado e feliz”, relata Generoso.

Continue lendo

ACRE

Colapso na saúde e exemplos de tratamento contra a Covid-19 serão assuntos da live que busca salvar vidas

Assessoria, via Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Com o objetivo de salvar vidas, médicos de várias partes do Brasil e o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) realizarão uma live nesta quarta-feira (17) para divulgar o sucesso no tratamento contra o coronavírus (Covid-19) em Belém do Pará. Especialistas tratarão sobre a abordagem adotada pelos médicos paraenses em pleno colapso no sistema de saúde, contribuindo para reduzir a quantidade de mortes.
O evento, aberto para toda a população e para gestores públicos. será transmitido pelo perfil do Sindmed-AC no YouTube, com a participação de especialistas de vários Estados, contemplando profissionais do Acre e de Rondônia.
“É um projeto de iniciativa da Dra. Luciana Cruz que está em uma corrente nacional de combate a Covid-19. Um trabalho muito bonito, participando de grupos de debate em todo o Brasil, chegando a dialogar sobre os problemas com o Ministério da Saúde”, detalhou a primeira-secretária do Sindicato, Jacqueline Fecury.
O tema do evento online é “A experiência em situação de colapso na pandemia de Covid-19 em Belém do Pará: 300 casos nas fases IIA e IIB tratados em domicílio”.
O Sindmed-AC vem realizando videoconferências com médicos nos últimos meses, buscando ouvir demandas e debater a aplicação de protocolo para tratamento contra o coronavírus. As atividades ainda incluem visitas às unidades de saúde e reuniões com autoridades, buscando cobrar melhorias nas condições de trabalho e no atendimento da população.
Devido ao alcance do debate, os organizadores estão divulgando o horário, levando em consideração o fuso de cada região, assim, no Acre, a live começará às 19h. Em Rondônia, o evento está marcado para às 20h e, para aqueles que estão em outras regiões do Brasil, o horário de início do debate será 21h.

Continue lendo

TOP MAIS LIDAS

    Feedback
    WhatsApp Fale conosco