ACRE
PL é aprovado por vereadores de Rio Branco e Shopping Popular vai ter gestão terceirizada
PUBLICADO
5 anos atrásem
Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade em sessão on-line desta terça-feira.
CAPA: Shopping Popular de Rio Branco está em obra desde 2014 e deve ser entregue no mês de agosto — Foto: Assis Lima/PMRB.
O Projeto de Lei que trata sobre a administração e gestão do Shopping Popular Aquiri de Rio Branco foi aprovado por unanimidade pelos vereadores do município, em sessão on-line nesta terça-feira (21). Com isso, a gestão do estabelecimento vai ser administrada por uma empresa. O material agora segue para sanção da prefeita Socorro Neri.
O projeto chegou a ser retirado da pauta para atender algumas reivindicações dos camelôs e voltou para a Câmara de Vereadores no último dia 14 para uma nova análise. A prefeitura propõe terceirizar a gestão do shopping por não ter condições para administrar o espaço.
Os camelôs conseguiram que fossem consultados e opinem sobre a administração do espaço. Além disso, o tempo de gestão reduziu de 10 anos, como previa o PL, para seis anos a pedido da categoria.
Em obras desde 2014, o Shopping Popular deve ser entregue no mês de agosto e está em fase de conclusão, faltando apenas alguns acabamentos para a entrega. O empreendimento é uma das principais promessas de campanha da gestão.
O vereador e vice-presidente do Sindicato dos Camelôs e Feirantes de Rio Branco (Sincafe), José Carlo Juruna, explicou que o sindicato teve uma reunião pública com representantes da prefeitura na sexta (17) para definir os últimos ajustes para o projeto.
“Nada melhor do que uma empresa que vai fazer essa gestão mesmo. Vai ser feita a inauguração dia 15 [de agosto], mas não vamos começar porque estamos no meio de uma pandemia e mais de quatro meses fechados”, relembrou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/4/v/AXaQ7lS02nklOIcAfiCA/pintura-shopping-popular-fotos-assis-lima-4.jpg)
Shopping Popular tem espaço para 500 lojas, boxes e outros espaços comerciais e vai atender os camelôs de Rio Branco — Foto: Assis Lima/PMRB
Decreto e licitação
O presidente da Comissão de Transparência e secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico de Rio Branco, Paulo Braña, explicou que com a regulamentação da lei, a prefeitura vai publicar o decreto com o termo de referência para realização da licitação para escolher a empresa que vai administrar o shopping.
Devido à pandemia, a licitação com empresas de todos os Brasil vai ser realizada pela internet.
“Esse projeto é muito importante para o município porque tem um alcance social muito grande, são 500 empreendimentos, vamos contemplar ali mais de 96% da demanda dos camelôs e 3,6% do que as empresas lucram. Tem um alcance muito grande, vai proporcionar renda para essas famílias e é um ponto turístico também. Os vereadores compreenderam que é um investimento do município na ordem de R$ 22 milhões”, destacou.
A concessão da empresa vai ter um prazo de seis anos, podendo ser prorrogado. Outro benefício com a aprovação lei, segundo Braña, é a criação de um conselho construtivo que tem a participação das instituições e dos camelôs para fazer o acompanhamento do processo de gestão do estabelecimento.
“Dentro do termo de referência a gente deixa muito claro que essa empresa para fazer a gestão tem que ter experiência e expertise nessa parte de gestão e empreendimento. Isso é o principal de como vão gerir o espaço com 500 pontos e vai ter que ter muita habilidade e criatividade para administrar”, frisou.
O secretário acrescentou que vai ser entregue para a prefeitura com um evento simbólico. Depois disso, haverá um prazo para os camelôs mobiliarem o espaço e as lojas. “Não podemos forçar a barreira, queremos fazer as coisas dentro do que foi planejado, mas sem demorar muito porque a obra está com mais de 90% de conclusão e, paralelo a isso, conduzindo o processo administrativo em juízo para deixar tudo pronto e, em um futuro próximo, a gente fazer a inauguração completa”, concluiu.
Relacionado
ACRE
PPG em Educação da Ufac promove 4º Simpósio de Pesquisa — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 dia atrásem
19 de novembro de 2025A Ufac realizou, nessa terça-feira, 18, no teatro E-Amazônia, campus-sede, a abertura do 4º Simpósio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Com o tema “A Produção do Conhecimento, a Formação Docente e o Compromisso Social”, o evento marca os dez anos do programa e reúne estudantes, professores e pesquisadores da comunidade acadêmica. A programação terminou nesta quarta-feira, 19, com debates, mesas-redondas e apresentação de estudos que abordam os desafios e avanços da pesquisa em educação no Estado.
Representando a Reitoria, a pró-reitora de Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho, destacou o papel coletivo na consolidação do programa. “Não se faz um programa de pós-graduação somente com a coordenação, mas com uma equipe inteira comprometida e formada por professores dedicados.”
O coordenador do PPGE, Nádson Araújo dos Santos, reforçou a relevância histórica do momento. “Uma década pode parecer pouco diante dos longos caminhos da ciência, mas nós sabemos que dez anos em educação carregam o peso de muitas lutas, muitas conquistas e muitos sonhos coletivos.”
A aluna do programa, Nicoly de Lima Quintela, também ressaltou o significado acadêmico da programação e a importância do evento para a formação crítica e investigativa dos estudantes. “O simpósio não é simplesmente dois dias de palestra, mas dois dias de produção de conhecimento.”
A palestra de abertura foi conduzida por Mariam Fabia Alves, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), que discutiu os rumos da pesquisa educacional no Brasil e os desafios contemporâneos enfrentados pela área. O evento contou ainda com um espaço de homenagens, incluindo a exibição de vídeos e a entrega de placas a professores e colaboradores que contribuíram para o fortalecimento do PPGE ao longo desses dez anos.
Também participaram da solenidade o diretor do Cela, Selmo Azevedo Apontes; a presidente estadual da Associação de Política e Administração da Educação; e a coordenadora estadual da Anfope, Francisca do Nascimento Pereira Filha.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Consu da Ufac adia votação para 24/11 devido ao ponto facultativo — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 dia atrásem
19 de novembro de 2025A votação do Conselho Universitário (Consu) da Ufac, prevista para sexta-feira, 21, foi adiada para a próxima segunda-feira, 24. O adiamento ocorre em razão do ponto facultativo decretado pela Reitoria para esta sexta-feira, 21, após o feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A votação será realizada na segunda-feira, 24, a partir das 9h, por meio do sistema eletrônico do Órgão dos Colegiados Superiores. Os conselheiros deverão acessar o sistema com sua matrícula e senha institucional, selecionar a pauta em votação e registrar seu voto conforme as orientações enviadas previamente por e-mail institucional. Em caso de dúvidas, o suporte da Secrecs estará disponível antes e durante o período de votação.
Relacionado
ACRE
Professora Aline Nicolli, da Ufac, é eleita presidente da Abrapec — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 dia atrásem
19 de novembro de 2025A professora Aline Andréia Nicolli, do Centro de Educação, Letras e Artes (Cela) da Ufac, foi eleita presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec), para o biênio 2025-2027, tornando-se a primeira representante da região Norte a assumir a presidência da entidade.
Segundo ela, sua eleição simboliza não apenas o reconhecimento de sua trajetória acadêmica (recentemente promovida ao cargo de professora titular), mas também a valorização da pesquisa produzida no Norte do país. Além disso, Aline considera que sua escolha resulta de sua ampla participação em redes de pesquisa, da produção científica qualificada e do engajamento em discussões sobre formação de professores, práticas pedagógicas e políticas públicas para o ensino de ciências.
“Essa eleição também reflete o prestígio crescente das pesquisas desenvolvidas na região Norte, reforçando a mensagem de que é possível produzir ciência rigorosa, inovadora e socialmente comprometida, mesmo diante das dificuldades operacionais e logísticas que marcam a realidade amazônica”, opinou a professora.
Aline explicou que, à frente da Abrapec, deverá conduzir iniciativas que ampliem a interlocução da associação com universidades, escolas e entidades científicas, fortalecendo a pesquisa em educação em ciências e contribuindo para a consolidação de espaços acadêmicos mais diversos, plurais e conectados aos desafios educacionais do país.
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ACRE6 dias agoUfac recebe 3 micro-ônibus por emenda do deputado Roberto Duarte — Universidade Federal do Acre
ACRE3 dias agoAlmecina Balbino é empossada pró-reitora de Inovação e Tecnologia — Universidade Federal do Acre
ACRE3 dias agoProjeto Político Curricular — Universidade Federal do Acre
ACRE2 dias agoSeminário do mestrado em Geografia da Ufac ocorre de 24 a 26/11 — Universidade Federal do Acre