NOSSAS REDES

ACRE

Pesquisador renomado, Alceu Ranzi, critica desmatamento no Acre; ‘eu vi, fotografei e chorei’, afirmou o arqueólogo

PUBLICADO

em

O renomado pesquisador Alceu Ranzi, que é irmão do desembargador Pedro Ranzi, usou seu perfil no Facebook, para fazer o alerta, também em tom de desabafo.

Foto de capa: “eu vi, fotografei e chorei”, afirmou Alceu Ranzi.

Alceu Ranzi, que é um grande estudioso e pesquisador, estuda há décadas a arqueologia da Amazônia ocidental, com especial atenção aos Geoglifos do Acre, publicou hoje (15.08) uma fotografia aérea de uma área de vegetação do Acre.

Resultado de imagem para alceu ranzi

Na legenda da foto, afirmou Parece o Cerrado do Brasil Central…isso é no Acre….desmatado nos últimos 30 anos. Só restou a vegetação ao longo dos igarapés. Foto de agosto de 2018″.

A decepção do arqueólogo não é exclusiva dele. Nas redes sociais, a publicação causou reações diversas.

Maria do Socorro do Nascimento afirmou “Isso é revoltante Alceu Ranzi, não acredito no que estou vendo! É bom que essas imagens seja vista por todos. Gente olha o que o governo da esquerda está fazendo com Amazônia Legal… um novo “cerrado”, ou melhor como canta Pia Vila “o Acre vai virar pasto de boi.” Penso que devemos desconstruir esse governo, interesseiro, incapaz de contruir uma política exclusiva para o Acre e por consequência para amazônia em seu todo…”

Karen Adami Que horror esta fotografia! Rumo a desertificação!

.
Emir Mendonça E o governo estadual diz que está controlando.
.
Alceu Ranzi Menina, eu vi, fotografei e chorei
.
Maria Maia É de chorar! Com o essa floresta vai resistir?
.
Lourival Bernardi Imagem terrível! O que fizeram da Hiléia amazônica!!
.
Airton Chaves Rocha Em plena Amazônia. Lamentável e nos estimula a lutar contra a continuidade dos desmatamentos.
.
O arqueólogo citou expressamente que a área que ele pessoalmente fotografou é no Acre, ‘desmatado nos últimos 30 anos’.
.
O PT governa o Acre há mais de 20 anos, com promessas de desenvolvimento sustentável, e proteção do meio ambiente. 
.
Como estratégia de marketing político, o PT criou o conceito ou ideologia da Florestania, que seria a síntese de “floresta” e “cidadania”. Esse discurso, criado pela esquerda radical do PT, empolgou e convenceu muita gente por um bom tempo. Hoje, a ficha caiu.
.
Veja a publicação no perfil de Facebook, do arqueólogo Alceu Ranzi:
.

 

ACRE

Nota da Andifes sobre os cortes no orçamento aprovado pelo Congresso Nacional para as Universidades Federais — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

andifes-nota.jpg

Notícias


publicado:
23/12/2025 07h31,


última modificação:
23/12/2025 07h32

Confira a nota na integra no link: Nota Andifes



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac entrega equipamentos ao Centro de Referência Paralímpico — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac entrega equipamentos ao Centro de Referência Paralímpico — Universidade Federal do Acre

A Ufac, a Associação Paradesportiva Acreana (APA) e a Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer realizaram, nessa quarta-feira, 17, a entrega dos equipamentos de halterofilismo e musculação no Centro de Referência Paralímpico, localizado no bloco de Educação Física, campus-sede. A iniciativa fortalece as ações voltadas ao esporte paraolímpico e amplia as condições de treinamento e preparação dos atletas atendidos pelo centro, contribuindo para o desenvolvimento esportivo e a inclusão de pessoas com deficiência.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, com o objetivo de fortalecer a preparação esportiva e garantir melhores condições de treino aos atletas do Centro de Referência Paralímpico da Ufac.

Durante a solenidade, a reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições. “Sozinho não fazemos nada, mas juntos somos mais fortes. É por isso que esse centro está dando certo.”

A presidente da APA, Rakel Thompson Abud, relembrou a trajetória de construção do projeto. “Estamos dentro da Ufac realizando esse trabalho há muitos anos e hoje vemos esse resultado, que é o Centro de Referência Paralímpico.”

O coordenador do centro e do curso de Educação Física, Jader Bezerra, ressaltou o compromisso das instituições envolvidas. “Este momento é de agradecimento. Tudo o que fizemos é em prol dessa comunidade. Agradeço a todas as instituições envolvidas e reforço que estaremos sempre aqui para receber os atletas com a melhor estrutura possível.”

O atleta paralímpico Mazinho Silva, representando os demais atletas, agradeceu o apoio recebido. “Hoje é um momento de gratidão a todos os envolvidos. Precisamos avançar cada vez mais e somos muito gratos por tudo o que está sendo feito.”

A vice-governadora do Estado do Acre, Mailza Assis da Silva, também destacou o trabalho desenvolvido no centro e o talento dos atletas. “Estou reconhecendo o excelente trabalho de toda a equipe, mas, acima de tudo, o talento de cada um de nossos atletas.”

Já o assessor do deputado estadual Eduardo Ribeiro, Jeferson Barroso, enfatizou a finalidade social da emenda. “O deputado Eduardo fica muito feliz em ver que o recurso está sendo bem gerenciado, garantindo direitos, igualdade e representatividade.”

Também compuseram o dispositivo de honra a pró-reitora de Inovação, Almecina Balbino, e um dos coordenadores do Centro de Referência Paralímpico, Antônio Clodoaldo Melo de Castro.

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Orquestra de Câmara da Ufac apresenta-se no campus-sede — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Orquestra de Câmara da Ufac apresenta-se no campus-sede — Universidade Federal do Acre

A Orquestra de Câmara da Ufac realizou, nesta quarta-feira, 17, uma apresentação musical no auditório do E-Amazônia, no campus-sede. Sob a coordenação e regência do professor Romualdo Medeiros, o concerto integrou a programação cultural da instituição e evidenciou a importância da música instrumental na formação artística, cultural e acadêmica da comunidade universitária.

 

A reitora Guida Aquino ressaltou a relevância da iniciativa. “Fico encantada. A cultura e a arte são fundamentais para a nossa universidade.” Durante o evento, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, destacou o papel social da arte. “Sem arte, sem cultura e sem música, a sociedade sofre mais. A arte, a cultura e a música são direitos humanos.” 

Também compôs o dispositivo de honra a professora Lya Januária Vasconcelos.

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS