NOSSAS REDES

ACRE

Percentual de famílias endividadas no Acre aumenta pelo sexto mês consecutivo, diz Acisa

PUBLICADO

em

De acordo com o SPC Brasil, o número de inadimplentes cresceu 3,31% em junho deste ano comparado a junho de 2018. Acisa sugere que cidadão aproveite circulação de dinheiro no estado para limpar nome.

O maior bem que alguém pode ter é o seu nome limpo. Por esta razão, a diretoria executiva da Associação Comercial – Acisa recomenda à população que aproveite este período de grande circulação de dinheiro no estado para a quitação de dívidas, com a finalidade de deixar o nome limpo e recuperar o crédito no mercado.

No Acre, de acordo com o SPC Brasil, o número de inadimplentes cresceu 3,31% em junho deste ano comparado a junho de 2018. O dado ficou acima da média da região Norte (2,16%) e acima da média nacional (1,66%). Na passagem de maio para junho, o número de devedores do Acre caiu 0,99%.

No Brasil, o percentual de famílias endividadas aumentou pelo sexto mês consecutivo. Em junho de 2019, o endividamento subiu 0,6 ponto percentual em relação a maio, resultando num total de 64% de brasileiros endividados.
O presidente da Acisa, Celestino Oliveira, diz que com o nome limpo, o acesso e as oportunidades são melhores para o cidadão, possibilitando assim deixar de pertencer ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC.
“É interessante que as pessoas procurem as empresas a fim de negociar suas dívidas. Fazendo este contato, é possível que eles estabeleçam um plano de procedimentos voltados a criar facilidades. Assim, além da recuperação de crédito, o cidadão estará com suas dívidas quitadas e apto para realização de novas compras”, explica.

O setor com participação mais expressiva do número de dívidas em junho no estado do Acre foi o bancário, com 32,31% do total de dívidas.

Em junho de 2019, cada consumidor inadimplente no Acre tinha em média 1,802 dívidas em atraso. O número ficou abaixo da média da região Norte (1,846 dívidas por pessoa inadimplente) e abaixo da média nacional registrada no mês (1,880 dívidas para cada pessoa inadimplente).

ACRE

Ufac leva graduações a Xapuri, Brasileia e Sena Madureira — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac leva graduações a Xapuri, Brasileia e Sena Madureira.jpg

O programa de interiorização da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Ufac, realizou a aula inaugural dos cursos de Sistemas de Informação, em Xapuri (AC), de Ciências Biológicas, em Brasileia (AC), na terça-feira, 28, e de Nutrição, em Sena Madureira (AC), na quarta-feira, 29. Os alunos receberam kits estudantis.

Com a oferta desses cursos, a universidade passa a estar em 16 dos 22 municípios acreanos. “A interiorização da Ufac tem ampliado o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do Acre, contribuindo para formação de profissionais, fortalecimento das economias locais e redução das desigualdades educacionais”, disse a reitora Guida Aquino, que esteve em todas as solenidades.

Em Xapuri e Brasileia, também participaram dos eventos a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno; e o diretor de Apoio à Interiorização e de Programas

Especiais, Marcelo Feliciano de Melo. Em Xapuri a solenidade contou com a presença do diretor do CCET, Macilon Araújo Costa Neto; do coordenador de Sistemas de Informação, Claudionor Alencar do Nascimento; e da secretária municipal de Educação, Aucelina da Silva Oliveira.

Em Brasileia, também participaram a coordenadora do campus Fronteira do Alto Acre, Gláucia Dinis da Silva; a coordenadora de Ciências Biológicas, Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo; a coordenadora do polo UAB, Rosimari Ferreira da Silva; e, representando a Seme, Adriana Moura.

Ufac leva graduações a Xapuri, Brasileia e Sena Madureira-1.jpg

Em Sena Madureira, também participaram a coordenadora do curso de Nutrição, Danila Torres de Araújo Frade Nogueira; a representante do CA Josué de Castro, Érica de Paiva; o representante da atlética Devoradora, Abraão Fernande Taveira; o prefeito Gerlen Diniz (PP); e a secretária adjunta de Educação Municipal, Alciléia Maia.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac entrega computadores a unidades e notebooks a indígenas — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac entrega computadores a unidades e notebooks a indígenas-interna.jpg

A Ufac realizou a cerimônia de entrega de computadores e notebooks destinados a unidades acadêmicas e administrativas. A iniciativa busca fortalecer a infraestrutura tecnológica da instituição e contribuir para atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 31, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), campus-sede.

Na ocasião, também foram entregues notebooks a estudantes indígenas atendidos pelo programa de acesso e permanência da Ufac. Ao todo, 23 alunos dos campi de Rio Branco e Floresta, em Cruzeiro do Sul, serão contemplados com os equipamentos.

O investimento realizado na aquisição dos computadores e notebooks foi de R$ 2 milhões. A reitora Guida Aquino destacou a importância da entrega para o cumprimento das ações de permanência estudantil previstas pela instituição. “Nós prometemos dar um notebook para cada um. E hoje estamos honrando essa promessa que fizemos.”

A entrega realizada durante a cerimônia teve caráter simbólico, com início pelos estudantes indígenas. Os demais equipamentos serão posteriormente destinados às unidades acadêmicas e administrativas.

Foram contemplados o Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, o Centro de Filosofia e Ciências Humanas, por meio do curso de Jornalismo, o Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o Colégio de Aplicação, a Biblioteca Central, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas e a Prograd.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Laboratório de biotecnologia e inovação é inaugurado na Ufac — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Laboratório de biotecnologia e inovação é inaugurado na Ufac.jpg

A Ufac inaugurou, nessa quinta-feira, 30, o Laboratório de Biotecnologia, Biodiversidade e Inovação (Labtec.in), localizado no bloco de Nutrição, no campus-sede. A nova estrutura foi criada com foco no fortalecimento de ensino, pesquisa e da pós-graduação, integrando-se também às ações da recém-criada Liga Acadêmica de Biotecnologia e Biodiversidade (Latec.In).

O espaço possui caráter multidisciplinar e foi projetado para impulsionar a inovação tecnológica a partir do ecossistema amazônico. Com o apoio das atividades práticas no laboratório e da atuação da Latec.In, o objetivo é conectar os estudantes de graduação e pós-graduação a projetos científicos em biotecnologia e bioeconomia, transformando a pesquisa acadêmica em soluções aplicadas para a região.

“Parabéns à professora Marta [Adelino] e a toda a equipe. Voa, Labtec.in. Que todos os laboratórios da nossa universidade continuem crescendo”, disse a reitora Guida Aquino. A vice-reitora eleita, Almecina Balbino, lembrou o tempo de dedicação para o projeto sair do papel. “Hoje é dia de agradecer por algo que está gerando frutos depois de quatro anos de trabalho.”

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Carvalho, a pós-graduação vai crescer muito se a Ufac continuar seguindo por este caminho: “da união de conhecimento”. Já a coordenadora do Labtec.in, Marta Adelino, expressou sua felicidade pelo momento. “Isso simboliza o fortalecimento da pesquisa. O laboratório é multidisciplinar e é por esse caminho que nossa universidade e a pós-graduação vão crescer.”

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS