NOSSAS REDES

ACRE

Ossos que podem ser de jovem que sumiu após sair da Expoacre formavam triângulo e crânio estava sem 4 dentes

PUBLICADO

em

Informação foi repassada ao G1 pelo pai de Amanda Gomes. Familiares da jovem foram até o IML, nesta sexta (24), fazer exame de DNA. Menina desapareceu com dois amigos no último dia 5.

O pai de Amanda Gomes, Francinilson de Souza, disse ao G1 nesta sexta-feira (24) que parte dos ossos encontrados pela polícia na quinta (23) estavam em formato de triângulo. Outra particularidade é que faltavam quatro dentes da parte da frente no crânio e que a área tinha indícios de incêndio.

Amanda desapareceu no último dia 5, quando saiu com dois amigos para ir à última noite da Expoacre, feira agropecuária. Dias após o desaparecimento, os jovens Vitor Vieira de Lima, de 18 anos, e Isabele Silva Lima, de 13, foram achados mortos, no mesmo bairro em que a ossada foi encontrada.

“Estava sem os quatro primeiros dentes da frente. Pelo tempo, não era para ter caído. Tentaram tocar fogo lá, mas não pegou. Os policiais acharam uma garrafa pet e acham que tinha gasolina para tocar fogo”, disse o pai de Amanda.

DNA vai confirmar se ossada é de Amanda

Souza, a mãe de Amanda e o irmão da jovem foram submetidos a exames de DNA, na manhã desta sexta, no Instituto Médico Legal (IML), para confirmar se a ossada é realmente da jovem. Os ossos foram achados nos fundos da Chácara Monte Mário, no bairro Taquari, em Rio Branco, após uma denúncia anônima.

“Fomos porque tem que fazer, mas o vestido é dela. Fizemos o exame no IML eu, a mãe e o irmão dela. Infelizmente, é o vestido dela. Só tinham ossos, mas, além do vestido, tem o cabelo também. Ela tinha o cabelo meio avermelhado, tinha pintando e estava em fase de mudança”, falou.

Outro fato que chamou a atenção na cena, conforme Souza, é que os ossos estavam em formato de triângulo. “Parte dos ossos estavam na parte queimada, mas o crânio, cabelo e os ombros estavam mais a frente, cerca de dois metros e meio. Estava o vestido, cabeça e a ossada em outro canto tipo um triângulo”, afirmou.

Muito abalado, o pai de Amanda disse que as informações repassadas aos familiares é que o exame deve ficar pronto entre 20 a 30 dias. “Só vão liberar o corpo quando o resultado sair”, lamentou.

Ossada foi encontrada nesta quinta (23) e levada para exames no Instituto Médico Legal (Foto: Arquivo pessoal)

Ossada foi encontrada nesta quinta (23) e levada para exames no Instituto Médico Legal (Foto: Arquivo pessoal)

Identificação

O delegado Cristiano Bastos afirmou que ainda não é possível confirmar que a ossada é da menina. Segundo Bastos, o estado avançado de decomposição do cadáver não é comum para o tempo do desaparecimento. Bastos contou que pediu prioridade nos exames.

“Temos que ter a confirmação técnica. Também vamos aguardar os exames para passar as informações. Vai ser difícil identificar a causa da morte pelo avançado estado do corpo. Estamos tendo uma cautela e vamos aguardar o resultado do DNA, porque não é comum estar daquele jeito, mas tem a ação de animais”, finalizou o delegado. G1Ac.

LEIA MAIS AQUI.

ACRE

Inscrições Abertas para o ENARE 2025 — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Inscrições Abertas para o ENARE 2025 — Universidade Federal do Acre

Notícias


publicado:
10/07/2025 14h10,


última modificação:
10/07/2025 14h10

Inscrições abertas para o ENARE 2025. (Exame nacional de Residências médicas, uni e multiprofissionais). Esse será o único meio de ingresso nos programas de Residência da Ufac em 2026.1. Publicação na rede social da COREMU: Link

//www.instagram.com/embed.js



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac faz abertura da Semana de Enfermagem no campus Floresta — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac faz abertura da Semana de Enfermagem no campus Floresta — Universidade Federal do Acre

A Ufac realizou a abertura da 16ª Semana de Enfermagem no campus Floresta, cujo tema é “Tecnologia na Enfermagem: Formação, Ética e Cuidado”. O evento, que começou na segunda-feira, 30, prossegue até quinta-feira, 3, no Teatro Universitário do Moa, reunindo estudantes, professores, profissionais de saúde e representantes de instituições de ensino da região, contando em sua programação com mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos e minicursos.

A cerimônia de abertura teve apresentação da banda de música do Comando de Fronteira Juruá — 61º Batalhão de Infantaria de Selva e dos símbolos da enfermagem, feita pela professora Maria Tamires Lucas dos Santos, além da execução do Hino da Enfermagem, feita pela professora Stefanie Ferreira Teles e pelo aluno Lucas Moura da Costa.

Também foi realizada uma homenagem à professora Kleynianne Medeiros de Mendonça Costa, em reconhecimento a sua trajetória no curso de Enfermagem da Ufac. Encerrando a solenidade, o professor Cristiano Gil Regis ministrou a conferência de abertura, abordando o tema central do evento.

A mesa de honra da abertura foi composta pela reitora Guida Aquino; pelo vice-diretor do Centro Multidisciplinar, Reginaldo Assêncio Machado; pela coordenadora do curso de Enfermagem, Vanizia Barboza da Silva; pela coordenadora regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira, Diani Carvalho Santos; pelo coordenador da Atenção Básica de Cruzeiro do Sul, Gilmar Giles de Oliveira; pela vereadora Manelisse Coelho Moura (Republicanos); e pela presidente da comissão organizadora da semana, Maria Aline do Nascimento Brandão dos Santos.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac apresenta projeto de melhoria para internet nos campi — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac apresenta projeto de melhoria para internet nos campi — Universidade Federal do Acre

A reitora da Ufac, Guida Aquino, e o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Jerbisclei de Souza Silva, apresentaram à comunidade acadêmica, nessa segunda-feira, 30, o projeto de melhoria da infraestrutura de internet do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. A apresentação ocorreu na Cinemateca do campus.

Durante o encontro, foram detalhadas as principais ações já implementadas e os avanços previstos para garantir maior qualidade na conectividade, não apenas no campus Floresta, mas também em outras unidades da Ufac.

Uma das principais melhorias é o aumento da capacidade do link de internet no campus Floresta, que passou de cem megabits por segundo (Mbps) para um gigabit por segundo (Gbps), representando uma ampliação de dez vezes na velocidade de conexão. O novo link foi ativado em 10 de março deste ano e já beneficia as atividades acadêmicas no campus.

“Essa é uma conquista muito aguardada pela comunidade acadêmica do campus Floresta. Sabemos o quanto a conectividade impacta diretamente o ensino, a pesquisa e a extensão e estamos trabalhando para garantir que todas as unidades da Ufac tenham acesso a uma internet de qualidade”, disse Guida Aquino.

Outra medida anunciada foi a contratação de serviço de internet via satélite de alta velocidade, por meio da Starlink, que funcionará como contingência em casos de falhas no link principal. As antenas devem ser entregues ainda nesta semana no campus Floresta e a instalação será realizada pela equipe de tecnologia da informação da universidade.

“O link via satélite traz mais segurança para o funcionamento das atividades acadêmicas, evitando que a falta de conexão terrestre comprometa o dia a dia da universidade”, explicou Jerbisclei de Souza Silva. 

Além disso, a Ufac anunciou que, a partir do próximo mês, a Unidade Marechal Rondon, que atualmente conta com banda larga convencional, passará a dispor de um link dedicado de alta velocidade, conectado à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), reforçando a infraestrutura tecnológica da universidade.

“As melhorias na conectividade são fundamentais para o fortalecimento da Ufac em todas as regiões onde estamos presentes. Essa é uma prioridade da nossa gestão e um compromisso com a qualidade do ensino e da pesquisa”, acrescentou Guida.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS