ACRE
OAB/AC realizará 1º Prêmio Prerrogativas: Amigos da Advocacia
PUBLICADO
8 anos atrásem
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), por meio da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), realizará o 1º Prêmio Prerrogativas: Amigos da Advocacia. A entrega do prêmio será no auditório da Seccional, às 19h, dia 28 de novembro.
A premiação será concedida a servidores e autoridades do Poder Judiciário que contribuem com o cumprimento das prerrogativas da advocacia. Os vencedores serão escolhidos a partir de pesquisa (digital e escrita) que será disponibilizada aos advogados acreanos.
“O prêmio consiste em reconhecer servidores e autoridades que mais trabalham diretamente com advogados que estão na labuta diária. Pessoas que respeitam a advocacia e as prerrogativas dos advogados, com o intuito de incentivar outros a valorizar. É importante ressaltar que os violadores das prerrogativas, devidamente constatados, não entrarão na disputa pelo prêmio.” Afirmou a presidente da Comissão organizadora, advogada Helane Christina.
Segundo a vice-presidente da CDAP, advogada Karina Regina, a Comissão analisará cada questionário respondido e “de acordo com a estimativa de qual servidor e autoridade foi o mais votado será feito a premiação”, esclareceu.
De acordo com a presidente da CDAP, é importante frisar que exaltar os apoiadores das prerrogativas da advocacia é enaltecer também o cidadão. “As prerrogativas se tratam de garantias do exercício pleno da profissão, visando guarnecer a finalidade maior da atuação do advogado que é falar em nome do cidadão. A defesa das prerrogativas se trata muito mais do que um benefício e garantia corporativa a classe, mas sim de uma garantia a população. Por isso a OAB promove esse tipo de evento, para parabenizar e reconhecer aquelas autoridades públicas e servidores que respeitam as prerrogativas, respeitando então o direito de defesa da sociedade”, ressaltou Helane Christina.
A pesquisa será realizada de 4 de setembro a 22 de novembro deste ano. O questionário digital pode ser encontrado no site da OAB/AC. Já o escrito será disponibilizado nas salas da OAB nos Fóruns Trabalhista, Juizado e Criminal; e nas salas da OAB nos municípios de Brasileia, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. Assessoria OAB-AC.
Acesse a pesquisa AQUI.
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR

Profecia publicada 20 dias antes chama atenção após terremoto no Peru ser sentido no Acre

Calendário 2026 do Acre: Veja o calendário do Governo e Judiciário que vai ditar o ritmo do ano

Exposição sobre presídios acreanos é levada para Assembleia Legislativa do Acre para Audiência Pública do plano Pena Justa
ACRE
Ufac propõe criação do curso de Psicologia no campus Floresta — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 dia atrásem
26 de agosto de 2026O reitor da Ufac, Josimar Ferreira, reuniu-se com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Marcus Vinícius David, e a equipe da Secretaria de Educação Superior (Sesu), nessa terça-feira, 25, em Brasília. A pauta foi a formalização da proposta de criação do curso de Psicologia no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. A expectativa da universidade é de que o curso possa ser ofertado a partir de 2027.
O reitor destacou que o Vale do Juruá não dispõe de formação superior com esse perfil e que profissionais que atuam na região muitas vezes vêm de Rio Branco ou de outros Estados. A avaliação da gestão é de que existe demanda por psicólogos tanto no atendimento pelo Sistema Único de Saúde quanto no setor privado.
A criação do curso integra as possibilidades do Programa Universidades Transformadoras e, de acordo com o reitor, foi uma das demandas apontadas durante o processo eleitoral da atual gestão “Seria uma oportunidade para os filhos, os jovens que estão saindo do ensino médio, que têm o sonho de caminhar nessa área da saúde e se formar em Psicologia”, pontuou Josimar.
Na agenda com o MEC, também foram apresentadas outras demandas da universidade. O reitor convidou formalmente Marcus Vinícius David para conhecer o campus Floresta e visitar obras da Ufac vinculadas ao Programa de Aceleração do Crescimento no campus Fronteira, em Brasileia.
Nesta quarta-feira, 26, Josimar também participou da 188ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada na sede da entidade, em Brasília. A participação integrou a agenda institucional da Ufac na capital federal.
Relacionado
ACRE
Atletas que participarão dos Jubs em GO recebem bandeira da Ufac — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
7 dias atrásem
21 de agosto de 2026O reitor da Ufac, Josimar Ferreira, entregou a bandeira institucional aos atletas que participarão dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), que ocorrem de domingo, 23, a 5 de setembro, em Goiânia e Trindade (GO), com organização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário. A entrega ocorreu nessa quinta-feira, 20, no hall da Reitoria, campus-sede.
“As oportunidades nascem a partir do momento em que dialogamos e temos compromisso. Quero transmitir a toda a equipe o nosso empenho de trabalhar o fortalecimento do esporte”, disse Josimar. “Eu estou neste momento como reitor por vocês, estudantes, e é com vocês que eu quero honrar esse compromisso todos os dias da minha vida, com o sentimento de união e diálogo.”

Também participaram do ato o pró-reitor de Extensão e Cultura, Marco Amaro; e o diretor de Arte, Cultura e Integração Comunitária, Givanildo Pereira Ortega.
(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Participe da Autoavaliação do Curso de ciências contábeis — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 semana atrásem
20 de agosto de 2026
Olá, estudante!
Este instrumento foi elaborado com o objetivo de ouvir você e conhecer a sua percepção sobre o Curso de Ciências Contábeis. Sua participação é muito importante para que possamos identificar os pontos positivos, as dificuldades e as principais demandas dos estudantes, contribuindo para o processo de avaliação e melhoria contínua do curso.
O questionário aborda diferentes aspectos da sua experiência acadêmica, como disciplinas e organização curricular, metodologias de ensino, atuação dos professores, infraestrutura, biblioteca, laboratórios, acessibilidade, apoio aos estudantes, estágio, pesquisa, extensão, monitoria, iniciação científica, eventos e comunicação com a Coordenação.
As respostas serão utilizadas de forma responsável e, preferencialmente, de maneira agregada, com a finalidade de subsidiar ações e decisões voltadas ao aprimoramento da qualidade do curso e da formação acadêmica e profissional dos estudantes.
🗣️ Este é um espaço para você ser ouvido! Por isso, responda com sinceridade, apresentando sua percepção, críticas, sugestões e demandas. Não existem respostas certas ou erradas: o mais importante é que sua opinião represente verdadeiramente a sua experiência como estudante.
Agradecemos sua participação e contribuição para a construção de um Curso de Ciências Contábeis cada vez melhor, mais inclusivo, acolhedor e alinhado às necessidades dos estudantes e às demandas da sociedade e do mercado profissional.
Sua opinião é fundamental para construirmos juntos o futuro do nosso curso!