ACRE
No dia Nacional do Braille, CAP realiza atividades de conscientização em Rio Branco

PUBLICADO
5 anos atrásem

Nesta segunda-feira, 8 de abril, é celebrado em todo o país o Dia Nacional do Sistema Braille. Para comemorar a data, o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre (CAP), realizará nesta semana diversas atividades alusivas ao tema.
O objetivo segundo a coordenadora do Centro, Hyrla Mariano, é sensibilizar e conscientizar a população da importância de ensinar o deficiente visual a ler e escrever, para que o aluno possa conquistar sua autonomia tanto na escola quanto na vida em sociedade.
“Precisamos pensar que as políticas públicas devem incentivar o uso da leitura e escrita em Braille para garantir o processo de autonomia e inclusão da pessoa com cegueira ou baixa visão”, disse a coordenadora.
A programação teve início a partir das 7h30 desta segunda-feira, com uma panfletagem, com a participação do contador de histórias Luis Eduardo, nas proximidades do órgão, logo em seguida haverá um workshop sobre produção de livros acessíveis.
As atividades comemorativas acontecem até a próxima quarta-feira (10). A ação envolve atividades de ação formativa sobre mediação de leitura inclusiva, reuniões de grupo de trabalho e sessões de cinema acessível com a exibição de filmes com audiodescrição. A instituição está localizada no bairro Estação Experimental, em Rio Branco.
Sobre o CAP
O CAP faz parte da Coordenação de Educação Especial, da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e atua há 19 anos no Acre, realizando trabalho de apoio no processo de inclusão educacional da pessoa com deficiência visual em seu processo de escolarização. O Centro é composto por três núcleos: Núcleo de Produção, Núcleo Tecnológico e Núcleo de Formação.
A coordenadora ressaltou que o Centro desenvolve serviços não apenas de formação, mas também de produção e uso da tecnologia assistiva, voltada para o atendimento das pessoas com deficiência visual no estado e oferta formação continuada na intenção de subsidiar professores, usuários e comunidade.
“A formação de professores através dos cursos na área da deficiência visual também configura um trabalho essencial, pois possibilita aos docentes terem mais contato com recursos diferenciados na atuação com o aluno que tem cegueira ou baixa visão. Também fazemos o acompanhamento nas escolas quanto à orientação e mobilidade, que ajuda os alunos a aprender técnicas para se locomoverem com mais segurança e autonomia”, explicou.
Conforme a coordenadora do CAP-AC, existe um número expressivo de alunos com Baixa Visão, que muitas vezes demoram a ser diagnosticados. O Centro realiza um acompanhamento junto às escolas para identificar esses alunos e para suprir as necessidades específicas de cada um. Atualmente, cerca de 60 alunos são acompanhados pelo CAP.
“Esse ano, ainda estamos fazendo identificação dos alunos, mas atendemos alunos com cegueira e baixa visão, matriculados na Rede Pública, além de alunos em outras etapas de ensino, como graduação e pós. Baseando-se no ano passado, temos mais de 60 alunos acompanhados, seja com a produção de materiais ou mesmo atendimento de Tecnologia Assistiva”, contou Hyrla.
Braille
O Sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, números e símbolos existentes, como os de informática, fonética e até de partituras musicais. Dessa forma, é possível formar combinações e representar assim todas as palavras.
São 63 combinações que, aplicadas aos diferentes contextos, permitem a leitura de tudo o que é representado na escrita comum. O sistema Braille adapta-se perfeitamente à leitura tátil, pois os seis pontos em relevo podem ser percebidos pela parte mais sensível do dedo com apenas um toque. A leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.
Dia Nacional do Braille
O dia 8 de abril foi escolhido como o Dia Nacional do Sistema Braile em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego brasileiro. Ele estudou o método Braile em Paris.
Lá aprendeu a recém-criada técnica de Braille e, ao voltar ao Brasil, ensinou e espalhou o novo sistema de educação para cegos pelo país.
Devido a sua importante contribuição para a melhoria no aprendizado das pessoas com deficiência visual, esse professor recebeu o título de “Patrono da Educação para Cegos no Brasil”.
O Dia Nacional do Sistema Braille existe no nosso país desde 2010.
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
Balneários de Brasiléia são fechados por falta de segurança
Taxa de ocupação em leitos de UTI para a Covid-19 é de 30% no Acre
Jovem que voltava do enterro do amigo é alvejado a tiros por dupla em motocicleta
Bandidos invadem festa de criança, matam homem a tiros e deixam 4 feridos na Baixada da Sobral
Jovem de 19 anos é executado com 10 tiros por bandidos em carro no Rui Lino
Em briga por ciúmes da sogra, mulher leva tijoladas na cabeça e desmaia na Baixada da Sobral
ACRE
Balneários de Brasiléia são fechados por falta de segurança

PUBLICADO
3 anos atrásem
14 de setembro de 2020
Os balneários Kumarurana e Jarinal, localizados na zona rural do município de Brasiléia, foram fechados no último fim de semana, pelo 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediado naquele município, por não estarem cumprindo as normas de segurança.
Bastante frequentados pela população da região da fronteira e de outros municípios do estado, os espaços de lazer foram notificados a reabrir somente depois que se adequarem às exigências legais, principalmente contratando o serviço de salva-vidas.
“O local oferece esses banhos e cobram entrada das pessoas. Os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia tem esses profissionais devidamente treinados e qualificados que deveriam estar oferecendo segurança aos banhistas”, explicou o sargento Vivian.
A ida do Corpo de Bombeiros aos balneários, com o apoio da Polícia Militar, se deu após denúncia de irregularidades. Nos locais, foi confirmada a falta do Atestado de Funcionamento e os banhistas tiveram que deixar a água por medida de segurança.
Em um dos casos, os militares foram desacatados por um frequentador em visível estado de embriaguez. O homem recebeu voz de prisão foi detido por desacato, sendo levado à delegacia onde foi ouvido e liberado.
Os estabelecimentos poderão responder jurídica e administrativamente caso reabram sem tomar as medidas de segurança exigidas para o seu funcionamento. Entre as possíveis sanções estão multa e perda do alvará de funcionamento.
Com colaboração e fotos do jornalista Alexandre Lima.
Relacionado
ACRE
Taxa de ocupação em leitos de UTI para a Covid-19 é de 30% no Acre

PUBLICADO
3 anos atrásem
14 de setembro de 2020
A taxa geral de ocupação de leitos de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para pacientes com a Covid-19 no Acre está em torno de 30% nesta segunda-feira (14).
Os dados são do Boletim de Assistência ao Enfrentamento da Covid-19, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). O boletim mostra a ocupação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), por especialidade do leito e por regional.
Segundo dados oficiais, das 126 internações em leitos do SUS, 80 testaram positivo para Covid-19, ou seja, a maioria das pessoas que buscam atendimento médico foram infectadas pelo vírus.
Na região do Baixo Acre, que engloba as cidades de Rio Branco, Sena Madureira, Plácido de Castro e Acrelândia, das 70 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), 27 estão ocupadas registrando uma taxa de ocupação de 38,6%.
A menor taxa de ocupação está na região do Juruá, que engloba Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo, dos 20 leitos de UTI existentes, nenhum está ocupado, registrando 0% de ocupação. Os leitos clínicos somam 95 e 23 estão ocupados, registrando 24,2% de ocupação.
Já regional do Alto Acre, que engloba as cidades de Brasileia e Epitaciolândia, não há registro de uma ocupação de leitos de enfermaria num total de 19 leitos disponíveis. A regional do Alto Acre é a única que não tem leitos de UTI para a Covid-19.