ACRE
No AC, pescadores tentam sacar seguro defeso e descobrem que dinheiro foi retirado em outro estado; INSS aciona a PF
PUBLICADO
8 anos atrásem
Ao menos sete beneficiários do Seguro Defeso em Cruzeiro do Sul foram surpreendidos ao procurar as agências bancárias para efetuar o saque do benefício e ficaram sabendo que o dinheiro já havia sido sacado em outros estados.
O gerente do INSS em Cruzeiro do Sul, Fernando Júnior, acredita que pescadores podem realmente ter sido vítimas de uma quadrilha.
“Recebemos algumas reclamações. Estamos encaminhado os casos para a Polícia Federal. Acredito que tenha uma quadrilha agindo, pois os saques são sempre feitos em Belém. Acredito que a Polícia Federal já esteja investigando estes fatos”, afirmou.
O G1 procurou a Delegacia de Polícia Federal em Cruzeiro do Sul e foi informado que a instituição já recebeu as denúncias feitas pelo INSS e que as informações foram repassadas à Polícia Federal do Pará e Goiás, onde supostamente ocorreram os saques.
Prejuízo
Um dos prejudicados é o pescador José Maria Alves da Silva, de 46 anos, morador da comunidade Boca do Moa. De acordo com ele, quando procurou a agência bancária em que recebe o benefício, ficou sabendo que seu dinheiro havia sido sacado em Goiânia (GO). Alves conta que nunca esteve fora do Acre.
Elenildo Nascimento, presidente da Colônia de Pescadores, acredita que os benefícios podem ter sido fraudados. Ele disse que ao menos quatro vítimas já denunciaram o desvio na colônia e outras três procuraram o local nesta terça(21).
“Eles [pescadores] relataram que quando foram sacar o dinheiro não estava mais na conta. Suspeitamos que temos mais vítimas desse golpe. É estranho o benefício dos pescadores serem cadastrados no Acre e o dinheiro sacado em outros estados. Alguns foram pagos em Belém (PA) e agora estão sacando em Goiás. Estamos tentando resolver com o INSS, pois acreditamos que esteja havendo fraude”, falou Nascimento.
Silva disse que tentou transferir o dinheiro para a conta de uma filha mas foi informado na agência que o cartão dele estava cancelado.
“Sou sócio da colônia desde 1990 e recebo o benefício desde que foi criado. Disseram que iam pedir outro cartão. A funcionária disse que o dinheiro tinha sido sacado em Goiás. O dinheiro está fazendo falta. Fiquei quatro meses sem pescar, dependendo de ajuda dos familiares. Quero saber quem sacou o que é meu”, questiona o pescador.
Ajuda jurídica
A Colônia de Pescadores está oferecendo ajuda jurídica aos pescadores que se sentirem lesados com o possível golpe. O presidente disse que contratou o advogado Wagner Alvares para prestar assistência jurídica aos associados. Ele não descarta a ocorrência de erro na emissão dos benefícios ou fraude.
“Nessa situação, pode ter havido um erro na hora da liberação do benefício, ou homônimos, onde não se observou a data de nascimento ou o nome da mãe ou, na pior das hipóteses, uma fraude. Se o INSS não resolver esse erro, se não ficar comprovado o erro, e sim uma fraude ou o órgão não restituir o direito do beneficiário, entraremos com uma ação na Justiça Federal requerendo o pagamento do benefício”, explicou Alvares.
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
ACRE
Ufac e TCE-AC apresentam pesquisa de vitimização em Rio Branco — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
20 horas atrásem
16 de junho de 2026
A Ufac e o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) realizaram o Seminário de Apresentação da Pesquisa de Vitimização na Cidade de Rio Branco. O evento, que ocorreu nesta terça-feira, 16, no Plenário do TCE-AC, consistiu em exposições e debate no sentido de contribuir para um diagnóstico da segurança pública e para o aprimoramento das políticas voltadas à população.
A pesquisa foi apoiada por emenda parlamentar do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), destinada em 2025 à Ufac. “Quero agradecer a disponibilidade do senador em ajudar a universidade sempre com emendas necessárias para o desenvolvimento da educação e da pesquisa, com retorno garantido para a sociedade acreana”, disse a reitora Guida Aquino.
O seminário teve como público-alvo a comunidade acadêmica, servidores do TCE-AC e do Ministério Público de Contas do Acre, servidores públicos em geral, gestores da área de segurança pública, justiça criminal e direitos humanos e sociedade civil. A pesquisa buscou compreender como a população percebe a segurança, quais situações de violência e criminalidade afetam os cidadãos e como os serviços de segurança pública são avaliados pelas pessoas.
O trabalho provém do grupo de pesquisa Sujeitos, Ações e Percepções: Estudos em Violência e Conflitualidade, coordenado pelo professor da Ufac, Ermício Sena. Ele informou que os produtos da pesquisa foram banco de dados, mapas descritivos de Rio Branco, relatórios de campo, geral e sintético/executivo.
Em seu discurso, Sena agradeceu aos envolvidos na realização da pesquisa e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre, que foi a intermediária para contratação do Instituto de Opinião Pública para execução da pesquisa.
Relacionado
ACRE
Ufac e Fiocruz fazem oficina sobre leishmaniose em Sena Madureira — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
21 horas atrásem
16 de junho de 2026A Ufac e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizaram a oficina Epidemiologia, Vigilância e Controle da Leishmaniose Cutânea. O evento ocorreu em 1 de junho, no auditório do Instituto Federal do Acre, em Sena Madureira (AC), reunindo 110 agentes comunitários de saúde e 20 agentes de combate às endemias.
A programação contou com palestras e discussões sobre aspectos epidemiológicos, clínicos e diagnósticos da doença, abordando ciclos de transmissão, vetores e reservatórios envolvidos na manutenção da chamada “ferida brava”, nome popular da leishmaniose cutânea. Além disso, foram realizadas atividades práticas com o uso de lupas e microscópios, permitindo aos profissionais a observação de características dos vetores e compreensão dos métodos laboratoriais utilizados no diagnóstico da doença.
Com mais de 11 mil casos registrados na última década, o Acre ocupa posição de destaque no cenário nacional da doença. Em 2025, o município de Sena Madureira foi classificado pelo Ministério da Saúde como área de risco intenso para transmissão da leishmaniose cutânea, apresentando média anual de 64 casos.
A oficina integra as atividades do projeto de ensino, pesquisa e extensão EpiLeish-Acre, que na Ufac é coordenado pelo professor Francisco Glauco de Araujo Santos, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza. Para o pesquisador Leandro Siqueira, do Laboratório de Pesquisa Clínica e Vigilância em Leishmanioses, da Fiocruz, ações educativas para enfrentar a doença são fundamentais. “Profissionais bem capacitados conseguem orientar de forma mais eficaz a população, contribuindo para o diagnóstico e tratamento precoce”, ressaltou.
O secretário municipal de Saúde de Sena Madureira, Willisson Viana, destacou a relevância das parcerias institucionais. “Buscamos fortalecer parcerias com instituições de referência, como a Fiocruz e a Ufac, que contribuem significativamente para o desenvolvimento técnico das nossas equipes.”
O diretor da Vigilância em Saúde de Sena Madureira, Serginey Amorim, disse que a capacitação fortalece ações de saúde pública. “Com conhecimento atualizado e capacitação contínua, ampliamos a prevenção, melhoramos o diagnóstico precoce e fortalecemos as ações de controle da doença em nosso município.”
A iniciativa foi organizada pelos Laboratórios de Patologia e Biologia Parasitária e de Entomologia Médica, da Ufac, e pelo Laboratório de Pesquisa Clínica e Vigilância em Leishmanioses, da Fiocruz.
Relacionado
ACRE
Ufac entrega equipamentos para fortalecer laboratórios de pesquisa — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
5 dias atrásem
12 de junho de 2026A reitora Guida Aquino participou da solenidade de entrega de equipamentos para laboratórios de pesquisa da Ufac. A cerimônia, realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, ocorreu nessa quarta-feira, 10, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Graduação, campus-sede. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri (PP-AC), no valor de R$ 1,9 milhão.
Guida destacou a importância do apoio parlamentar para a ampliação da estrutura de pesquisa da universidade e que os equipamentos entregues devem retornar à sociedade por meio da produção científica desenvolvida na Ufac. “São vocês que vão trabalhar com esse material, são vocês que vão dar o retorno agora para a sociedade”, disse a reitora aos pesquisadores presentes.
Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Carvalho, a aquisição integra uma ação estratégica da universidade. “Nossas pesquisas, com certeza, serão mais qualificadas a partir da utilização desses equipamentos”, afirmou. Ela também ressaltou o trabalho realizado pelas equipes envolvidas no processo de aquisição e destacou que centros e programas de pós-graduação foram convidados a apresentar suas demandas.
Socorro Neri reafirmou seu compromisso com a Ufac e disse que a destinação de recursos para a universidade deve considerar ações relevantes do ponto de vista acadêmico e social. “Tudo o que eu puder fazer pela nossa instituição, para melhorar a educação pública do Acre, é pouco diante de tudo o que me foi dado.”

Além disso, a deputada informou que projetos de pesquisa, extensão e ações acadêmicas podem ser apresentados para análise de viabilidade de apoio por meio de emendas. Para ela, os recursos públicos devem ser aplicados em iniciativas que tenham impacto para a formação, para a ciência e para a sociedade.
Também participaram da solenidade a vice-reitora eleita para o quadriênio 2026-2030, Almecina Balbino; o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid; o pró-reitor de Administração, Marcelo Ferreira; além de pesquisadores, servidores e representantes da comunidade acadêmica.
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
Economia e Negócios6 dias agoBNED PREPARA INVESTOR DAY E DESPERTA ATENÇÃO DO MERCADO APÓS RETORNO AO LUCRO
Oportunidade6 dias agoEM ALTA: ANALISTAS VEEM POTENCIAL EXPRESSIVO PARA BNED E ESTABELECEM PREÇO-ALVO DE US$ 17
Oportunidade6 dias agoEM ALTA: BNED SALTA MAIS DE 5%, BATE USD 11,90 E SE APROXIMA DE USD12,00
Oportunidade6 dias agoEM ALTA: BNED dispara mais de 9% em um único pregão e adiciona US$ 1,03 por ação ao valor de mercado