NOSSAS REDES

ACRE

No AC, 13 pessoas morrem vítima de acidente de trânsito nos primeiros meses do ano

PUBLICADO

em

Nos primeiros quatro meses do ano de 2019, 13 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito no Acre. Destas, 11 eram motociclistas, segundo dados do Departamento Estadual de e Trânsito do Acre (Detran-AC).

As mortes aconteceram tanto em rodovias estaduais como dentro da cidade, informou o diretor de Operações do Detran, Izaias Brito.

“No ano de 2019 já foram computadas, infelizmente, 13 mortes no trânsito. Isso de janeiro a abril, porque o mês de maio ainda não fechou”, disse o diretor.

De acordo com Brito, o fator predominante que influencia nestes casos são os motociclistas que representam 43% da frota do estado e são os mais vulneráveis.

“Junta um pouco da vulnerabilidade do meio de transporte com a imprudência do condutor e acaba virando uma mistura mortal”, explica.

Maio Amarelo

Criada com o objetivo de chamar as pessoas à reflexão sobre o comportamento no trânsito, a Campanha Maio Amarelo acontece em todo país durante o mês, como uma ferramenta para tentar reduzir estes números.

“O maio amarelo é dedicado a ações de educação no trânsito, uma campanha nacional do Denatran e são desenvolvidas ações de educação em órgãos públicos, escolas, nas ruas, bares e empresas que chamam as pessoas para refletirem sobre a responsabilidade de cada um no trânsito”, explicou Brito.

Além disso, o diretor ressalta que, às vezes, é melhor perder um pouco mais de tempo no trânsito do que perder a vida.

“É importante lembrar que vale mais perder cinco minutos no trânsito do que perder a vida. Mais vale chegar atrasado do que não chegar. Lembre que sempre tem alguém em casa esperando por você. Então, dirija com cuidado, principalmente você motociclista”, concluiu.

No AC, 13 pessoas morrem vítima de acidente de trânsito nos primeiros meses do ano

Acidentes

O jovem Felipe Lima Saraiva, de 23 anos, morreu no dia 27 de abril, após ficar em coma no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Ele sofreu um acidente de trânsito no dia 26, no cruzamento da Rua José de Melo com a Avenida Nações Unidas, em Rio Branco, ao lado do Pronto-Socorro, não resistiu e foi a óbito.

O motociclista Magnum Bezerra da Silva morreu após colidir contra um carro, no dia 28 de abril, na Rua WF do bairro Tucumã, em Rio Branco. De acordo com informações do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTrans), a motorista do carro chegou a fazer teste de bafômetro, mas deu negativo para o uso de bebida alcoólica.

Elisangêla da Silva Matias, de 42 anos, morreu durante um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um carro no mês de janeiro. O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) informou que o acidente ocorreu no cruzamento das ruas Rio de Janeiro e São Paulo, no bairro Dom Giocondo, em Rio Branco.

A vítima fatal estava na garupa da moto e faleceu antes de receber atendimento médico. Segundo a polícia, o marido dela conduzia a moto e ficou ferido. Ele foi levado para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).

ACRE

Projeto Político Curricular — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Projeto Político Curricular — Universidade Federal do Acre

  Projeto Pedagógico do Curso Nutrição.pdf 

 _____________________________________________________________

PORTARIA Nº 879, DE 04 DE MARÇO DE 2024 

Dispõe sobre a alteração da Portaria nº 1499, de 08 de junho de 2022, que designou a Comissão de Reformulação do Projeto Político Curricular do Curso de Bacharelado em Nutrição. 

A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, no uso das atribuições conferidas pelo art. 80, Incisos III e XIII, do Regimento Geral da Ufac, mediante delegação por competência, através da Portaria nº 1.002/2022, publicada no Boletim de Serviço Eletrônico desta IFES em 29/04/2022, e o que consta no processo administrativo n° 23107.005787/2024-99, resolve: 

Art. 1º ALTERAR a composição da Comissão de Revisão/Reformulação do Projeto Político Curricular (PPC) do Curso de Bacharelado em Nutrição, que passa a ter a seguinte composição:

Matrícula

 Nome 

Função

3141203

Camyla Rocha de Carvalho Guedine

Presidente

2039783

Fernanda Andrade Martins

Secretária

2986499

Alanderson Alves Ramalho

Membro

3153676

César Arruda Meschiari

Membro

2171427

Flávia Santos Batista Dias

Membro

2327924

Jader de Andrade Bezerra

Membro

2131630

Rafaela Ester Galisteu da Silva

Membro 

1204973

Tamires Alcântara Dourado Gomes Machado

Membro

 

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico desta IFES.

 

Assinado Eletronicamente

EDNACELÍ ABREU DAMASCENO

Pró-Reitora de Graduação



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Almecina Balbino é empossada pró-reitora de Inovação e Tecnologia — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Almecina Balbino é empossada pró-reitora de Inovação e Tecnologia — Universidade Federal do Acre

A reitora da Ufac, Guida Aquino, entregou a portaria com termo de posse à professora Almecina Balbino Ferreira, que passa a chefiar a Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia (Proint), cuja aprovação ocorreu em 10 de novembro, acompanhando orientação do Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (lei n.º 13.243/2016). Durante o evento, que ocorreu na sexta-feira, 14, no auditório Manuel Alves, no Centro de Convenções, Almecina fez uma apresentação da Proint.

Guida destacou a importância simbólica e administrativa da criação da oitava pró-reitoria da Ufac. Para ela, a posse representa o fortalecimento da gestão feminina na universidade. “Este dia é um momento muito feliz para a nossa universidade, celebrar a posse de uma guerreira, mais uma pró-reitora, mais uma mulher no comando”, disse. “E não é fácil; quem está na gestão sabe o quanto é difícil provar para a sociedade que é possível ter resultado quando a mulher está no comando.”

Em seu discurso, Almecina agradeceu a confiança e ressaltou o papel transformador da educação em sua trajetória. “Através da educação, hoje estou aqui. A educação salva vidas.” A Proint foi criada com o objetivo de promover um ambiente mais favorável a parcerias, incentivar pesquisadores, reduzir burocracias e ampliar ações de inovação e transferência de tecnologia na Ufac. A nova pró-reitoria também terá entre suas missões fomentar iniciativas de empreendedorismo, apoiar startups, assegurar a proteção de propriedade intelectual e facilitar a aproximação entre ciência e mercado.

Segundo a apresentação institucional, a Proint atuará inicialmente na retirada de barreiras administrativas, na agilização de processos internos e na estruturação de políticas de inovação voltadas ao desenvolvimento sustentável e social da Amazônia Ocidental.

A pró-reitoria foi estruturada em três frentes: Secretaria Administrativa, que organiza os processos internos; Diretoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, responsável por proteger as criações da Ufac e formalizar contratos e licenças; e Diretoria de Desenvolvimento e Ambientes de Inovação, voltada ao fortalecimento de incubadoras, startups e iniciativas de bioeconomia.

Estiverem presentes na cerimônia pró-reitores, demais membros da administração superior, coordenadores de centros, professores, técnico-administrativos, estudantes e comunidade externa.

4º Seminário Healthtech

Na ocasião, foi anunciado o 4º Seminário Healthtech, que ocorrerá na segunda-feira, 24, às 18h, no Teatro Universitário, campus-sede, com a participação de gestores do Hospital de Amor: Guilherme Sanchez (gerente de inovação), Luis Romagnolo (diretor de inovação) e Gulherme Balthazar (coordenador de projetos).

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac recebe 3 micro-ônibus por emenda do deputado Roberto Duarte — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac recebe 3 micro-ônibus por emenda do deputado Roberto Duarte — Universidade Federal do Acre

A Ufac recebeu três micro-ônibus provenientes de emenda parlamentar no valor de R$ 8 milhões, alocadas pelo deputado federal Roberto Duarte (Republicanos-AC) em 2024. A entrega ocorreu nessa quinta-feira, 13, no estacionamento A do campus-sede. Os veículos foram estacionados em frente ao bloco da Reitoria, dois ficarão no campus-sede e um irá para o campus Floresta, em Cruzeiro do Sul.

“É sem dúvida o melhor momento para a gestão, entregar melhorias para a universidade”, disse a reitora Guida Aquino. “Quero agradecer imensamente ao deputado Roberto Duarte.” Ela ressaltou outros investimentos provindos dessa emenda. “Serão três cursos de graduação na interiorização.”

Duarte disse que este ano alocou mais R$ 2 milhões para a universidade e enfatizou que os micro-ônibus contribuirão para mobilidade dos alunos e professores da instituição. “Também virá uma van, mais cursos que vamos fazer no interior do Estado do Acre, o que vai ajudar muito a população acreana. Estamos muitos felizes, satisfeitos e honrados em poder contribuir e ajudar cada vez mais no desenvolvimento da Universidade Federal do Acre, que só nos dá orgulho.”

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS