ACRE
Município de Plácido de Castro recebe a Exposição 5 Décadas da Justiça Acreana
PUBLICADO
8 anos atrásem
Projeto tem como objetivo resgatar a memória do Judiciário Estadual, com seus desafios e avanços.
Com o objetivo de destacar a história da Justiça Estadual, sobretudo no que diz respeito à defesa da democracia e garantia dos direitos dos cidadãos, a “Exposição 5 Décadas da Justiça Acreana” aportou, na manhã desta terça-feira, 8, na Comarca de Plácido de Castro. A solenidade de abertura, conduzida pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), desembargadora Denise Bonfim, aconteceu no Fórum Desembargador José Lourenço Furtado Portugal.
Além da desembargadora-presidente, compuseram o dispositivo de honra, a diretora do Foro da Comarca, juíza de Direito Isabelle Sacramento, o juiz-auxiliar da Presidência do TJAC, Lois Arruda, o prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros, o promotor de Justiça Rodrigo Fontoura, representante do Ministério Público Estadual na Comarca, e o procurador-geral do Município, Gleison Gomes.
Em seu pronunciamento, a presidente do TJAC enfatizou a importância da exposição itinerante, que, por meio de imagens e textos, leva ao interior do estado “os principais capítulos da história do Poder Judiciário Acreano”.
Na oportunidade, a desembargadora Denise Bonfim agradeceu às instituições parceiras (Ministério da Cultura – União, e Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – Estado) pela considerável contribuição para a viabilização da Exposição 5 Décadas da Justiça Acreana, bem como parabenizou a todos “que trabalham para a execução e êxito do projeto”, que, neste ano, já passou por Xapuri e Brasileia.
Para a juíza de Direito Isabelle Sacramento, receber a Exposição 5 Décadas da Justiça Acreana na Comarca de Plácido de Castro é motivo de satisfação, pois é “uma oportunidade para a população do município conhecer o Tribunal de Justiça. Tenho orgulho de fazer parte desta instituição”, finalizou.
O prefeito Gedeon Barros, ao agradecer pela chegada do evento no município, asseverou que “a exposição propicia aos moradores de Plácidos de Castro conhecer os desafios e avanços da Justiça Estadual”. Ao final, parabenizou o Poder Judiciário Acreano pela iniciativa.
Após o ato de abertura da mostra, todos foram convidados a contemplar, por meio de painéis instalados no hall de entrada do Fórum, os registros que marcam a história do Poder Judiciário Estadual, a partir da instalação da Justiça no Território do Acre, no ano de 1963. Por Gecom/TJAC
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
ACRE
Ufac entrega equipamentos ao Centro de Referência Paralímpico — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
26 minutos atrásem
18 de dezembro de 2025A Ufac, a Associação Paradesportiva Acreana (APA) e a Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer realizaram, nessa quarta-feira, 17, a entrega dos equipamentos de halterofilismo e musculação no Centro de Referência Paralímpico, localizado no bloco de Educação Física, campus-sede. A iniciativa fortalece as ações voltadas ao esporte paraolímpico e amplia as condições de treinamento e preparação dos atletas atendidos pelo centro, contribuindo para o desenvolvimento esportivo e a inclusão de pessoas com deficiência.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, com o objetivo de fortalecer a preparação esportiva e garantir melhores condições de treino aos atletas do Centro de Referência Paralímpico da Ufac.
Durante a solenidade, a reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições. “Sozinho não fazemos nada, mas juntos somos mais fortes. É por isso que esse centro está dando certo.”
A presidente da APA, Rakel Thompson Abud, relembrou a trajetória de construção do projeto. “Estamos dentro da Ufac realizando esse trabalho há muitos anos e hoje vemos esse resultado, que é o Centro de Referência Paralímpico.”
O coordenador do centro e do curso de Educação Física, Jader Bezerra, ressaltou o compromisso das instituições envolvidas. “Este momento é de agradecimento. Tudo o que fizemos é em prol dessa comunidade. Agradeço a todas as instituições envolvidas e reforço que estaremos sempre aqui para receber os atletas com a melhor estrutura possível.”

O atleta paralímpico Mazinho Silva, representando os demais atletas, agradeceu o apoio recebido. “Hoje é um momento de gratidão a todos os envolvidos. Precisamos avançar cada vez mais e somos muito gratos por tudo o que está sendo feito.”
A vice-governadora do Estado do Acre, Mailza Assis da Silva, também destacou o trabalho desenvolvido no centro e o talento dos atletas. “Estou reconhecendo o excelente trabalho de toda a equipe, mas, acima de tudo, o talento de cada um de nossos atletas.”
Já o assessor do deputado estadual Eduardo Ribeiro, Jeferson Barroso, enfatizou a finalidade social da emenda. “O deputado Eduardo fica muito feliz em ver que o recurso está sendo bem gerenciado, garantindo direitos, igualdade e representatividade.”
Também compuseram o dispositivo de honra a pró-reitora de Inovação, Almecina Balbino, e um dos coordenadores do Centro de Referência Paralímpico, Antônio Clodoaldo Melo de Castro.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Orquestra de Câmara da Ufac apresenta-se no campus-sede — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
57 minutos atrásem
18 de dezembro de 2025A Orquestra de Câmara da Ufac realizou, nesta quarta-feira, 17, uma apresentação musical no auditório do E-Amazônia, no campus-sede. Sob a coordenação e regência do professor Romualdo Medeiros, o concerto integrou a programação cultural da instituição e evidenciou a importância da música instrumental na formação artística, cultural e acadêmica da comunidade universitária.
A reitora Guida Aquino ressaltou a relevância da iniciativa. “Fico encantada. A cultura e a arte são fundamentais para a nossa universidade.” Durante o evento, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, destacou o papel social da arte. “Sem arte, sem cultura e sem música, a sociedade sofre mais. A arte, a cultura e a música são direitos humanos.”
Também compôs o dispositivo de honra a professora Lya Januária Vasconcelos.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Defesa de Memorial Acadêmico – Professora Titular
PUBLICADO
7 horas atrásem
18 de dezembro de 2025Banca Examinadora:
Prof. Dr. Sérgio Brazil Júnior – UFAC (Presidente)
Profa. Dra. Anna Paula de Avelar Brito Lima – UFRPE (Membro)
Profa. Dra. Leila Márcia Ghedin – IFRR (Membro)
Profa. Dra. Marta Maria Pontin Darsie – UFMT (Membro)
22 de dezembro de 2025, às 15h (hora local)
Auditório do Bloco da Pós-Graduação – Térreo
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ACRE6 dias agoResidência em saúde da família e comunidade promove encontro — Universidade Federal do Acre
ACRE8 horas agoProjeto Ufac em Ação encerra fase de escuta com estudantes — Universidade Federal do Acre
ACRE1 dia agoCoro da Ufac faz apresentação musical e celebra fim de ano — Universidade Federal do Acre
ACRE8 horas agoSemana acadêmica de Nutrição debate segurança alimentar no Brasil — Universidade Federal do Acre












Você precisa fazer login para comentar.