ACRE
Município de Plácido de Castro recebe a Exposição 5 Décadas da Justiça Acreana
PUBLICADO
8 anos atrásem
Projeto tem como objetivo resgatar a memória do Judiciário Estadual, com seus desafios e avanços.
Com o objetivo de destacar a história da Justiça Estadual, sobretudo no que diz respeito à defesa da democracia e garantia dos direitos dos cidadãos, a “Exposição 5 Décadas da Justiça Acreana” aportou, na manhã desta terça-feira, 8, na Comarca de Plácido de Castro. A solenidade de abertura, conduzida pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), desembargadora Denise Bonfim, aconteceu no Fórum Desembargador José Lourenço Furtado Portugal.
Além da desembargadora-presidente, compuseram o dispositivo de honra, a diretora do Foro da Comarca, juíza de Direito Isabelle Sacramento, o juiz-auxiliar da Presidência do TJAC, Lois Arruda, o prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros, o promotor de Justiça Rodrigo Fontoura, representante do Ministério Público Estadual na Comarca, e o procurador-geral do Município, Gleison Gomes.
Em seu pronunciamento, a presidente do TJAC enfatizou a importância da exposição itinerante, que, por meio de imagens e textos, leva ao interior do estado “os principais capítulos da história do Poder Judiciário Acreano”.
Na oportunidade, a desembargadora Denise Bonfim agradeceu às instituições parceiras (Ministério da Cultura – União, e Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – Estado) pela considerável contribuição para a viabilização da Exposição 5 Décadas da Justiça Acreana, bem como parabenizou a todos “que trabalham para a execução e êxito do projeto”, que, neste ano, já passou por Xapuri e Brasileia.
Para a juíza de Direito Isabelle Sacramento, receber a Exposição 5 Décadas da Justiça Acreana na Comarca de Plácido de Castro é motivo de satisfação, pois é “uma oportunidade para a população do município conhecer o Tribunal de Justiça. Tenho orgulho de fazer parte desta instituição”, finalizou.
O prefeito Gedeon Barros, ao agradecer pela chegada do evento no município, asseverou que “a exposição propicia aos moradores de Plácidos de Castro conhecer os desafios e avanços da Justiça Estadual”. Ao final, parabenizou o Poder Judiciário Acreano pela iniciativa.
Após o ato de abertura da mostra, todos foram convidados a contemplar, por meio de painéis instalados no hall de entrada do Fórum, os registros que marcam a história do Poder Judiciário Estadual, a partir da instalação da Justiça no Território do Acre, no ano de 1963. Por Gecom/TJAC
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
ACRE
Seminário do mestrado em Geografia da Ufac ocorre de 24 a 26/11 — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
5 horas atrásem
18 de novembro de 2025Notícias
publicado:
18/11/2025 06h30,
última modificação:
18/11/2025 06h30
Mais detalhes em Seminário do mestrado em Geografia da Ufac ocorre de 24 a 26/11

Relacionado
ACRE
Projeto Político Curricular — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
17 horas atrásem
17 de novembro de 2025Projeto Pedagógico do Curso Nutrição.pdf
_____________________________________________________________
PORTARIA Nº 879, DE 04 DE MARÇO DE 2024
Dispõe sobre a alteração da Portaria nº 1499, de 08 de junho de 2022, que designou a Comissão de Reformulação do Projeto Político Curricular do Curso de Bacharelado em Nutrição.
A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, no uso das atribuições conferidas pelo art. 80, Incisos III e XIII, do Regimento Geral da Ufac, mediante delegação por competência, através da Portaria nº 1.002/2022, publicada no Boletim de Serviço Eletrônico desta IFES em 29/04/2022, e o que consta no processo administrativo n° 23107.005787/2024-99, resolve:
Art. 1º ALTERAR a composição da Comissão de Revisão/Reformulação do Projeto Político Curricular (PPC) do Curso de Bacharelado em Nutrição, que passa a ter a seguinte composição:
Matrícula | Nome | Função |
3141203 | Camyla Rocha de Carvalho Guedine | Presidente |
2039783 | Fernanda Andrade Martins | Secretária |
2986499 | Alanderson Alves Ramalho | Membro |
3153676 | César Arruda Meschiari | Membro |
2171427 | Flávia Santos Batista Dias | Membro |
2327924 | Jader de Andrade Bezerra | Membro |
2131630 | Rafaela Ester Galisteu da Silva | Membro |
1204973 | Tamires Alcântara Dourado Gomes Machado | Membro |
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico desta IFES.
Assinado Eletronicamente
EDNACELÍ ABREU DAMASCENO
Pró-Reitora de Graduação
Relacionado
ACRE
Almecina Balbino é empossada pró-reitora de Inovação e Tecnologia — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
19 horas atrásem
17 de novembro de 2025A reitora da Ufac, Guida Aquino, entregou a portaria com termo de posse à professora Almecina Balbino Ferreira, que passa a chefiar a Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia (Proint), cuja aprovação ocorreu em 10 de novembro, acompanhando orientação do Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (lei n.º 13.243/2016). Durante o evento, que ocorreu na sexta-feira, 14, no auditório Manuel Alves, no Centro de Convenções, Almecina fez uma apresentação da Proint.
Guida destacou a importância simbólica e administrativa da criação da oitava pró-reitoria da Ufac. Para ela, a posse representa o fortalecimento da gestão feminina na universidade. “Este dia é um momento muito feliz para a nossa universidade, celebrar a posse de uma guerreira, mais uma pró-reitora, mais uma mulher no comando”, disse. “E não é fácil; quem está na gestão sabe o quanto é difícil provar para a sociedade que é possível ter resultado quando a mulher está no comando.”
Em seu discurso, Almecina agradeceu a confiança e ressaltou o papel transformador da educação em sua trajetória. “Através da educação, hoje estou aqui. A educação salva vidas.” A Proint foi criada com o objetivo de promover um ambiente mais favorável a parcerias, incentivar pesquisadores, reduzir burocracias e ampliar ações de inovação e transferência de tecnologia na Ufac. A nova pró-reitoria também terá entre suas missões fomentar iniciativas de empreendedorismo, apoiar startups, assegurar a proteção de propriedade intelectual e facilitar a aproximação entre ciência e mercado.
Segundo a apresentação institucional, a Proint atuará inicialmente na retirada de barreiras administrativas, na agilização de processos internos e na estruturação de políticas de inovação voltadas ao desenvolvimento sustentável e social da Amazônia Ocidental.
A pró-reitoria foi estruturada em três frentes: Secretaria Administrativa, que organiza os processos internos; Diretoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, responsável por proteger as criações da Ufac e formalizar contratos e licenças; e Diretoria de Desenvolvimento e Ambientes de Inovação, voltada ao fortalecimento de incubadoras, startups e iniciativas de bioeconomia.

Estiverem presentes na cerimônia pró-reitores, demais membros da administração superior, coordenadores de centros, professores, técnico-administrativos, estudantes e comunidade externa.
4º Seminário Healthtech
Na ocasião, foi anunciado o 4º Seminário Healthtech, que ocorrerá na segunda-feira, 24, às 18h, no Teatro Universitário, campus-sede, com a participação de gestores do Hospital de Amor: Guilherme Sanchez (gerente de inovação), Luis Romagnolo (diretor de inovação) e Gulherme Balthazar (coordenador de projetos).
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ACRE7 dias agoMestrado em Ciências Ambientais é destacado em livro da Capes — Universidade Federal do Acre
ACRE7 dias agoSemana de Letras/Português da Ufac tematiza ‘língua pretuguesa’ — Universidade Federal do Acre
ACRE7 dias agoCAp promove minimaratona com alunos, professores e comunidade — Universidade Federal do Acre
ACRE6 dias agoAperfeiçoamento em cuidado pré-natal é encerrado na Ufac — Universidade Federal do Acre












Você precisa fazer login para comentar.