ACRE
Tarauacá: Morador denuncia obra pública, e omissão de prefeitura e vereadores
PUBLICADO
8 anos atrásem
A Unidade Básica de Saúde José Leôncio, localizada no bairro Copacabana, em Tarauacá, interior do Acre, foi inaugurada em 06/07/2014, pelo então Prefeito Rodrigo Damasceno Catão (PT). O ato foi bastante divulgado pela mídia local (veja aqui ou leia aqui).

Ao lado da Unidade de Saúde também foi construído um anexo, denominado “Academia de Saúde Comunitária”, que seria um espaço para as pessoas do bairro, principalmente idosas, praticarem atividade física.
A então gestão petista, tentou dignificar o espaço concedendo o nome de ‘Academia de Saúde Comunitária Maria Lima Aragão ‘Neném’, homenageando a mãe da petista Sr. Francisca Aragão Leite, e irmã do Sr. Sebastião Aragão e do Sobrinho Ezí Aragão, vereador pelo Partido dos Trabalhadores.
O espaço foi construído com apoio do então Senador Aníbal Diniz, que destinou o recurso através de emenda parlamentar oriunda do FNS, no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais).
Na inauguração, ocorrida em 2014, estavam presentes o então prefeito Rodrigo Damasceno, o vice Chagas Batista (PCdoB), Deputado Estadual Jenilson Lopes (PCdoB), o Presidente da Câmara de Vereadores Ezi Aragão (PT), o Secretário Municipal de Saúde Carlos Tadeu, atualmente Presidente da Câmara de Vereadores (PCdoB), além de outros secretários municipais, familiares da homenageada e populares.
O MURO
O morador que denunciou o abandono, lamentou diante do muro, entre sua casa e o prédio.
À Reportagem do Acre.com.br o morador afirmou que nunca funcionou atividade nenhuma no local. O morador residente ao lado do anexo, afirmou ainda que o “muro mal construído pela Prefeitura de Tarauacá destruiu minha residência (…), toda minha casa está caindo, devido o muro que a prefeitura não soube construir, e arruinou minha casa”.
O morador disse que processará a Prefeitura por danos materiais.
Este slideshow necessita de JavaScript.
ABANDONO E USO COMO ‘BOCA DE FUMO’
Hoje, quatro anos depois, o espaço anexo à Unidade de Saúde José Leôncio, encontra-se abandonado, afirmaram os moradores.
Um dos moradores entrevistados pela Reportagem do Acre.com.br afirmou que no local, a noite, funciona uma ‘boca de fumo’, onde jovens consomem e vendem drogas.
O portão de entrada é fixado por um barbante. Não há cadeados, e o acesso ao interior do prédio, onde funcionaria a academia comunitária é livre.
Este slideshow necessita de JavaScript.
OMISSÃO DE VEREADORES E PREFEITURA
O vereador Lauro Benigno (PCdoB) visitou a Unidade de Saúde em 27/10/2017 (leia aqui). Entretanto, não visitou o prédio anexo chamado “Academia de Saúde Comunitária”, que encontra-se abandonado.
O atual Presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Carlos Tadeu (PCdoB), foi o Secretário Municipal de Saúde, na época da inauguração da obra.
![]()
O morador que fez a denúncia ao Portal Acre.com.br, mora ao lado do anexo, e afirmou que não há nenhuma obra em andamento para reativar o prédio onde nunca funcionou a dita academia comunitária.
A Reportagem do Acre.com.br conversou com alguns moradores da vizinhança, e afirmaram que a situação de abandono do anexo “Academia de Saúde Comunitária” é do conhecimento dos vereadores e da Prefeitura do Município.
Uma moradora residente ao lado do prédio afirmou que “aqui nunca funcionou academia nenhuma, foi R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) de dinheiro público jogado no lixo ou no bolso de alguém“.
Relacionado
ACRE
Nota da Andifes sobre os cortes no orçamento aprovado pelo Congresso Nacional para as Universidades Federais — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 semanas atrásem
23 de dezembro de 2025Notícias
publicado:
23/12/2025 07h31,
última modificação:
23/12/2025 07h32
Confira a nota na integra no link: Nota Andifes
Relacionado
ACRE
Ufac entrega equipamentos ao Centro de Referência Paralímpico — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 semanas atrásem
18 de dezembro de 2025A Ufac, a Associação Paradesportiva Acreana (APA) e a Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer realizaram, nessa quarta-feira, 17, a entrega dos equipamentos de halterofilismo e musculação no Centro de Referência Paralímpico, localizado no bloco de Educação Física, campus-sede. A iniciativa fortalece as ações voltadas ao esporte paraolímpico e amplia as condições de treinamento e preparação dos atletas atendidos pelo centro, contribuindo para o desenvolvimento esportivo e a inclusão de pessoas com deficiência.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, com o objetivo de fortalecer a preparação esportiva e garantir melhores condições de treino aos atletas do Centro de Referência Paralímpico da Ufac.
Durante a solenidade, a reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições. “Sozinho não fazemos nada, mas juntos somos mais fortes. É por isso que esse centro está dando certo.”
A presidente da APA, Rakel Thompson Abud, relembrou a trajetória de construção do projeto. “Estamos dentro da Ufac realizando esse trabalho há muitos anos e hoje vemos esse resultado, que é o Centro de Referência Paralímpico.”
O coordenador do centro e do curso de Educação Física, Jader Bezerra, ressaltou o compromisso das instituições envolvidas. “Este momento é de agradecimento. Tudo o que fizemos é em prol dessa comunidade. Agradeço a todas as instituições envolvidas e reforço que estaremos sempre aqui para receber os atletas com a melhor estrutura possível.”

O atleta paralímpico Mazinho Silva, representando os demais atletas, agradeceu o apoio recebido. “Hoje é um momento de gratidão a todos os envolvidos. Precisamos avançar cada vez mais e somos muito gratos por tudo o que está sendo feito.”
A vice-governadora do Estado do Acre, Mailza Assis da Silva, também destacou o trabalho desenvolvido no centro e o talento dos atletas. “Estou reconhecendo o excelente trabalho de toda a equipe, mas, acima de tudo, o talento de cada um de nossos atletas.”
Já o assessor do deputado estadual Eduardo Ribeiro, Jeferson Barroso, enfatizou a finalidade social da emenda. “O deputado Eduardo fica muito feliz em ver que o recurso está sendo bem gerenciado, garantindo direitos, igualdade e representatividade.”
Também compuseram o dispositivo de honra a pró-reitora de Inovação, Almecina Balbino, e um dos coordenadores do Centro de Referência Paralímpico, Antônio Clodoaldo Melo de Castro.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Orquestra de Câmara da Ufac apresenta-se no campus-sede — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 semanas atrásem
18 de dezembro de 2025A Orquestra de Câmara da Ufac realizou, nesta quarta-feira, 17, uma apresentação musical no auditório do E-Amazônia, no campus-sede. Sob a coordenação e regência do professor Romualdo Medeiros, o concerto integrou a programação cultural da instituição e evidenciou a importância da música instrumental na formação artística, cultural e acadêmica da comunidade universitária.
A reitora Guida Aquino ressaltou a relevância da iniciativa. “Fico encantada. A cultura e a arte são fundamentais para a nossa universidade.” Durante o evento, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, destacou o papel social da arte. “Sem arte, sem cultura e sem música, a sociedade sofre mais. A arte, a cultura e a música são direitos humanos.”
Também compôs o dispositivo de honra a professora Lya Januária Vasconcelos.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Você precisa fazer login para comentar.