NOSSAS REDES

ACRE

Médico Eduardo Veloso é indiciado por homicídio culposo na morte de Maicline Borges

PUBLICADO

em

 

A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre a morte da jovem Maicline Borges. A jovem morreu durante um acidente no Riozinho do Rola, envolvendo dois jet skis, no mês de janeiro deste ano.
Segundo Karlesso Nespoli, delegado responsável pelo caso, o médico Eduardo Veloso foi indiciado por homicídio culposo, quando não ha intenção de matar.
O fato aconteceu no dia 12 de janeiro, no Riozinho do Rola, afluente do Rio Acre. Para a jovem Maicline Borges, 26 anos, era apenas um final de semana de lazer, mas a diversão terminou em tragédia.

Conforme investigação da Polícia Civil, Maicline estava na garupa do jet sky pilotado pelo empresário Otávio. Em outra moto aquática, o médico Eduardo Veloso vinha com a irmã da vítima, quando os veículos se chocaram e Maicline Borges perdeu a pena no acidente. Ela ainda chegou a ser socorrida, mas morreu momentos depois de dar entrada na UTI do Pronto Socorro de Rio Branco.
“Concluímos o inquérito, fizemos inclusive uma pericia complementar, fomos ao local do fato, observamos as dimensões do rio, as curvas. Ouvimos uma testemunha que mora praticamente em frente ao local do fato, que explicou para nós, um pouco, como se deu a dinâmica. E com o laudo complementar, aliado com as provas testemunhais, ao laudo de danos dos veículos, conseguimos finalizar o inquérito”, explicou o delegado.

De acordo com o laudo da perícia criminal, foram descumpridas as regras de tráfego fluvial. A Polícia Civil concluiu que o médico Eduardo Veloso foi o causador do acidente que vitimou a jovem. Ele foi indiciado pelo crime de homicídio culposo, quando não ha intenção de matar. “A Marinha inclusive por tratado internacional nós temos regras de condução de embarcações, então, como nós conseguimos constatar que o acidente teria ocorrido pelo lado a bombordo do rio, nós conseguimos constatar que não foi cumprida essa regra, como um acidente de transito que alguém entra na contramão e colide com outra pessoa”.

Para o delegado, que esteve no local do crime, tudo não passou de um acidente lamentável e o empresário Otávio não teve culpa da tragédia. O inquérito já foi remetido à justiça. “O que nós conseguimos constatar é que não houve intenção de matar. Foi uma fatalidade.”
Dona Rosenilda Costa, mãe de Maicline, vive até hoje sob efeito de medicamentos. Ela não aceita a ideia de a filha tão jovem tenha tido um fim tão trágico e precoce. “Eu sei que minha filha não volta nunca mais, mas eu quero que eles paguem pelo que eles fizeram, o delegado tem que responsabilizar esse homem. Não pode ficar assim. Uma pessoa morre e fica desse jeito?”.
A equipe do site Agazeta.net ligou para o médico Eduardo Veloso, mas ele disse que não poderia dar declaração sobre a acusação ainda.

ACRE

Herbário do PZ recebe acervo de algas da Dr.ª Rosélia Marques Lopes — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Herbário do PZ recebe acervo de algas da Dr.ª Rosélia Marques Lopes — Universidade Federal do Acre

O Herbário do Parque Zoobotânico (PZ) da Ufac realizou cerimônia para formalizar o recebimento da coleção ficológica da Dr.ª Rosélia Marques Lopes, que consiste em 701 lotes de amostras de algas preservadas em meio líquido. O acervo é fruto de um trabalho de coleta iniciado em 1981, cobrindo ecossistemas de águas paradas (lênticos) e correntes (lóticos) da região. O evento ocorreu em 9 de abril, no PZ, campus-sede.

A doação da coleção, que representa um mapeamento pioneiro da flora aquática do Acre, foi um acordo entre a ex-curadora do Herbário, professora Almecina Balbino, e Rosélia, visando deixar o legado de estudos da biodiversidade em solo acreano. Os dados da coleção estão sendo informatizados e em breve estarão disponíveis para consulta na plataforma do Jardim Botânico, sistema Jabot e na Rede Nacional de Herbários.

Professora titular aposentada da Ufac, Rosélia se tornou referência no Estado em limnologia e taxonomia de fitoplâncton. Ela possui graduação pela Ufac em 1980, mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo.

Também estiveram presentes na solenidade a curadora do Herbário, Júlia Gomes da Silva; o diretor do PZ, Harley Araújo da Silva; o diretor do CCBN, José Ribamar Lima de Souza; e o ex-curador Evandro José Linhares Ferreira.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

VÍDEO: Veja o que disse Ministra em julgamento do ex-governador Gladson Cameli

PUBLICADO

em

No julgamento desta quarta-feira, dia 15/04/2026, a Corte Especial do STJ, por unanimidade, determinou o imediato desentranhamento dos Relatórios de Inteligência Financeira de n°s 50157.2.8600.10853, 50285.2.8600.10853 e 50613.2.8600.10853, a fim de que fosse viabilizada a continuidade do julgamento de mérito da ação penal. A própria Ministra Relatora Nancy Andrighi foi quem suscitou referida questão de ordem, visando regularizar e atualizar o processo. 

O jornalista Luis Carlos Moreira Jorge descreveu o contexto com as seguintes palavras:

SITUAÇÃO REAL
Para situar o que está havendo no STJ: o STF não determinou nulidade, suspensão de julgamento e retirada de pauta do processo do governador Gladson. O STF apenas pediu para desentranhar provas que foram consideradas ilegais pela segunda turma da Corte maior. E que não foram usadas nem na denúncia da PGR. O Gladson não foi julgado ontem em razão da extensão da pauta do STJ. O julgamento acontecerá no dia 6 de maio na Corte Especial do STJ, onde pode ser absolvido ou condenado. Este é o quadro real.

A posição descrita acima reflete corretamente o quadro jurídico do momento.

Veja o vídeo:

Continue lendo

ACRE

Ufac participa de lançamento de projeto na Resex Cazumbá-Iracema — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac participa de lançamento de projeto na Resex Cazumbá-Iracema — Universidade Federal do Acre

A Ufac participou do lançamento do projeto Tecendo Teias na Aprendizagem, realizado na reserva extrativista (Resex) Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira (AC). O evento ocorreu em 28 de março e reuniu representantes do poder público, comunidade acadêmica e moradores da reserva.

Com uma área de aproximadamente 750 mil hectares e cerca de 500 famílias, a Resex é território de preservação ambiental e de produção de saberes tradicionais. O projeto visa fortalecer a educação e promover a troca de conhecimentos entre universidade e comunidade.

O presidente da reserva, Nenzinho, destacou que a iniciativa contribui para valorizar a educação não apenas no ensino formal, mas também na qualidade da aprendizagem construída a partir das vivências no território. Segundo ele, a proposta reforça o papel da universidade na escuta e no reconhecimento dos saberes locais.

O coordenador do projeto, Rodrigo Perea, sintetizou a relação entre universidade e comunidade. “A floresta ensina, a comunidade ensina, os professores aprendem e a Ufac aprende junto.” 

Também estiveram presentes no lançamento os professores da Ufac, Alexsande Franco, Anderson Mesquita e Tânia Mara; o senador Sérgio Petecão (PSD-AC); o prefeito de Sena Madureira, Gerlen Diniz (PP); e o agente do ICMBio, Aécio Santos.
(Fhagner Silva, estagiário Ascom/Ufac)



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS