ACRE
Lojistas ficam em espaço provisório até conclusão de Shopping Popular em Rio Branco
PUBLICADO
8 anos atrásem
Em construção há mais de cinco anos, as obras do Shopping Popular, no Centro de Rio Branco, parecem finalmente avançar. Mais um passo para conclusão foi dado essa semana com o remanejamento dos lojistas para um espaço provisório.
A construção foi anunciada em 2013. As obras iniciaram em 2014, após assinatura da ordem de serviço do ministro do Turismo da época, Gastão Vieira. Orçada inicialmente em quase R$ 18 milhões, o prédio é construído em um terreno ao lado do Terminal Urbano.
Em 2018, a Prefeitura de Rio Branco retomou a obra após um empréstimo de R$ 14,5 milhões feito junto à Caixa Econômica Federal. A previsão incluía a construção de 450 boxes no edifício de três andares para atender camelôs.
O Shopping Popular conta com três andares, onde no último vai funcionar uma praça de alimentação, elevadores e jardins. O local tem uma área de 7 mil metros quadrados.
A previsão inicial é que o prédio fosse entregue ainda no primeiro semestre de 2015. A nova previsão de entrega é entre outubro e novembro deste ano.
*Remanejamento*
Uma equipe da Rede Amazônica Acre esteve no local e mostrou como está ficando o espaço. Enquanto não fica pronto, os lojistas do Calçadão Benjamim Constant devem ocupar um espaço improvisado em frente aos antigos boxes.
A lojista Langela Miranda se diz otimista com a construção. Sobre o remanejamento, Langela acredita que as vendas vão sofrer queda por causa do espaço apertado.
“Agora está tudo encaminhando bem. O espaço é sufocado, os clientes não têm aquele conforto para atende bem. É uma compreensão que é necessário, que quando terminar tenhamos boas vendas”, falou.
Em nota, a Prefeitura de Rio Branco falou que a remoção dos lojistas é para conclusão de obras de drenagem e outros serviços no local. A nota esclarece ainda que houve um acordo entre os lojistas antes desse remanejamento.
As antigas lojas estão sendo desmontadas pelos trabalhadores. Inicialmente o shopping teria 450 boxes distribuídos no edifício. Mas, é possível que haja alteração e cheguem a 500 lojas.
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR

Profecia publicada 20 dias antes chama atenção após terremoto no Peru ser sentido no Acre

Calendário 2026 do Acre: Veja o calendário do Governo e Judiciário que vai ditar o ritmo do ano

Exposição sobre presídios acreanos é levada para Assembleia Legislativa do Acre para Audiência Pública do plano Pena Justa
ACRE
Clube do Livro Amaro comemora 3 anos de leituras e discussões — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
5 horas atrásem
28 de outubro de 2026O projeto de extensão Clube do Livro Amaro, da Ufac, completa, neste mês de outubro, três anos de atividades dedicadas à leitura e à discussão de obras da literatura brasileira e mundial, reunindo participantes com diferentes formações, trajetórias e experiências de leitura. Criado em outubro de 2023, o projeto é coordenado pelos professores Carlisson de Oliveira e Maysa Dourado.
Segundo os coordenadores, a celebração do terceiro aniversário representa um momento de reconhecimento da trajetória construída coletivamente e, sobretudo, da importância dos participantes para a continuidade do projeto.
“Ao longo desse período, o clube tornou-se um espaço em que diferentes olhares sobre uma mesma obra se encontram, se complementam e, muitas vezes, se contrapõem, fazendo da leitura uma experiência de troca e descoberta”, ponderaram. “Ao completar três anos, o Clube do Livro Amaro reafirma seu compromisso com a valorização da literatura, a formação de leitores e o fortalecimento dos vínculos entre a universidade e a sociedade.”
Trajetória
O clube iniciou suas atividades com a leitura de “Medeia”, de Eurípides. Na sequência, foram discutidas as obras “Gota d’Água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes, e “Mata Teu Pai”, de Grace Passô, estabelecendo, desde os primeiros encontros, um diálogo entre obras de diferentes períodos históricos e tradições literárias.
Ao longo desses três anos, o grupo percorreu um repertório diversificado, que inclui clássicos como “Odisseia”, de Homero; “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen; “Hamlet”, de William Shakespeare; e “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway. A literatura brasileira também ocupa lugar de destaque, com obras de Machado de Assis, Conceição Evaristo, Milton Hatoum, Rachel de Queiroz, Maria Firmina dos Reis, José Lins do Rego, entre outros.
O percurso de leituras contempla ainda diferentes vozes e perspectivas culturais, com obras de autoras como Toni Morrison, Paulina Chiziane, Isabel Allende e Marguerite Yourcenar, ampliando as discussões sobre identidade, memória, relações humanas, desigualdades sociais e questões históricas e culturais.

Relacionado
ACRE
Ufac celebra o Dia do Servidor Público no campus Floresta — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
6 horas atrásem
28 de outubro de 2026A Ufac realizou a comemoração do Dia do Servidor Público no campus Floresta. O evento ocorreu nessa terça-feira, 27, reunindo professores, técnico-administrativos, integrantes da administração superior e de sindicatos. A programação contou com a cerimônia de entrega das portarias para a nova diretoria da universidade em Cruzeiro do Sul (AC) e a entrega de crachás aos servidores.
O reitor Josimar Ferreira entregou as portarias que designam o professor Hugo Mota Ferreira Leite como diretor-geral do campus e o servidor técnico-administrativo Anselmo de Jesus Damasceno como diretor de Administração, Manutenção e Infraestrutura.
Ele também fez a entrega simbólica de crachás a quatro servidores, sendo que cada um contabiliza 20 anos de trabalho na Ufac: os técnicos em assuntos educacionais Alexon de Lima Moura Barros e Fernanda Cristina Jucá de Lima; os professores Francisco Ricardo Negri e Maria Aldecy Rodrigues de Lima.
Além disso, houve uma apresentação institucional ministrada pelo coordenador da área de saúde dos Serviços Social do Transporte (Sest) e Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) de Cruzeiro do Sul, Francisco da Silva Souza, destacando os benefícios da parceria firmada com a universidade. Para celebrar a data, a administração realizou, ainda, sorteios comemorativos conduzidos pelo reitor.
Também compuseram a mesa de solenidade a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Letícia Mamed; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Marco Antonio Amaro; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Dionatas Meneguetti; o pró-reitor de Planejamento, Edcarlos Miranda; o pró-reitor de Administração, Tony Eli da Silva Roca; a vice-diretora do CEL, no exercício da direção, Francisca Adma de Oliveira Martins; o diretor do CMulti, Antonio William Flores de Melo; o coordenador de Gestão de Recursos Humanos, Jason de Oliveira Gomes; a representante da Adufac, Suerda Mara Monteiro Vital; e o representante do Sintest, Bruno César Mota Brandão.
(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)
Relacionado
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ACRE7 dias agoUfac retoma Semana Acadêmica de Física após 6 anos, com planetário — Universidade Federal do Acre
ACRE5 dias agoLicenciatura Indígena realiza defesa de TCCs em aldeias no Juruá — Universidade Federal do Acre
ACRE6 dias agoHerbário da Ufac participa do 76º Congresso Nacional de Botânica — Universidade Federal do Acre
ACRE1 dia agoMovimenta Ufac