NOSSAS REDES

ACRE

Liderando casos de Covid-19 no AC, Rio Branco tem 10 leitos de UTI e 40% estão ocupados

PUBLICADO

em

Mais 10 unidades devem ser entregues em Rio Branco nos próximos dias. Há outros leitos para casos não graves da doença.

Capa: Apenas duas cidades do Acre possuem UTIs voltadas para atender pacientes com Covid-19 — Foto: Junior Aguiar/Secom-AC.

Concentrando a maioria dos casos de Covid-19, a capital acreana, Rio Branco, conta apenas com 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTIs) destinados a pacientes com a doença e, destes, 40% estão ocupados, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). No boletim desta segunda-feira (20), Rio Branco já contabilizava 136 pacientes com a doença.

Além das UTIs, a capital conta com 81 leitos para casos menos graves que precisem de internação. Deste total, 21 estão ocupadas. O Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) é a terceira unidade de saúde de Rio Branco adaptada para atender pacientes com o novo coronavírus e novos leitos vão ser disponibilizados apenas para o tratamento da doença.

Nos últimos dias, a curva de contágio disparou e já atingiu sete cidades do estado. São 176, ao todo, conforme boletim desta segunda. A maioria são de municípios que não dispõem de leitos de UTI’s para atender os pacientes com o novo coronavírus e dependem do atendimento em Rio Branco

Como é o caso do aposentado João Faustino Gadelha, de 79 anos, que estava internado na UTI do PS desde o dia 6 de abril. Ele era de Plácido de Castor e precisou ser transferido porque não tem unidade referência no município e morreu no dia 15 na capital em decorrência da doença.

UPA do Segundo Distrito foi uma das unidades que registrou suposta intoxicação de funcionários por maionese estragada — Foto: Google Street View/Reprodução

UPA do Segundo Distrito foi uma das unidades que registrou suposta intoxicação de funcionários por maionese estragada — Foto: Google Street View/Reprodução.

Unidades de referência

A Sesacre informou que, além da capital, apenas Cruzeiro do Sul dispõe de UTIs prontas para atender essas emergências. São 8 no total e outras quatro estão sendo instaladas. O município de Brasileia também deve receber oito leitos nos próximos dias.

Em entrevista à CBN Amazônia, na última semana, o secretário Alysson Bestene, disse que está sendo trabalhado dentro da rede hospitalar com unidades referência por regiões.

“Nessas regiões de saúde, nós temos uma unidade de referência para casos mais graves de atendimento da Covid-19. Então, no caso do Juruá, temos o hospital [de mesmo nome] de referência. No Baixo Acre, temos os hospitais de referência dentro da capital, o pronto-socorro, o Into e a UPA [Unidade de Pronto Atendimento do segundo Distrito] e no Alto Acre temos o hospital de Brasileia”, informou.

O secretário disse ainda que todas as unidades de saúde do estado foram capacitadas e que vão ser feitos pontos mistos para o atendimento.

“Nós vamos ter pontos nessas unidades mistas, nestes hospitais do interior, pontos para atender possíveis casos para estabilizar e, se necessitar de tratamento de terapia intensiva, a gente encaminha para essas unidades de referência”, acrescentou.

Covid-19 no Acre

Os casos de Covid-19 no Acre continuam subindo consideravelmente. Já são 176 casos da doença em sete cidades do estado. O boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) aponta que os números saíram de 163 para 176 entre o domingo (19), e a segunda-feira (20. Mais duas pessoas morreram, aumentando para oito o número de mortes pela doença.

Na noite de domingo (19), um idoso de 85 anos faleceu, por volta das 19h50, vítima da doença, no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco. A segunda morte é de uma aposentada de 69 anos que faleceu no sábado (18) , mas que os exames foram divulgados somente na noite deste domingo.

Os dados da saúde apontam que 61 pessoas não têm mais o vírus no organismo, sendo consideradas recuperadas. Assim, 115 pessoas seguem em tratamento e a taxa de recuperação é de 35%. Dos casos, 20 são de pacientes que estão hospitalizados.

Número de leitos devem aumentar nos próximos dias, segundo a Saúde — Foto: Junior Aguiar/Secom-AC

Número de leitos devem aumentar nos próximos dias, segundo a Saúde — Foto: Junior Aguiar/Secom-AC

ACRE

Ufac entrega equipamentos para curso de Engenharia Civil — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac entrega equipamentos para curso de Engenharia Civil-interna.jpg

A Ufac realizou solenidade de entrega de novos equipamentos destinados ao curso de Engenharia Civil. O investimento contribuirá para o fortalecimento das atividades de ensino e pesquisa, proporcionando melhores condições para a formação acadêmica dos estudantes. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 16, no hall do bloco do curso.

Foram adquiridos 20 conjuntos para desenho técnico, compostos por pranchetas de desenho e banquetas, já instalados no Laboratório de Projetos. Também foram entregues duas estações totais de topografia, destinadas ao Laboratório de Topografia.

“Todo esse investimento é para eles”, disse a reitora Guida Aquino, referindo-se aos alunos. “A universidade não existe sem estudante.” Segundo ela, a instituição deve continuar avançando e modernizando seus laboratórios para acompanhar as necessidades da formação acadêmica.

O pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, ressaltou que o crescimento da estrutura física e da quantidade de cursos ampliou as demandas da universidade. Para ele, a expansão também representa novos custos para a instituição. “Nós crescemos e atendemos ao plano”, pontuou. “Entretanto, o orçamento não teve o mesmo crescimento.”

Ufac entrega equipamentos para curso de Engenharia Civil-interna (1).jpg

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Civil, Bernardo Antônio Silva Ramos, a aquisição atende a uma demanda antiga do curso. Ele explicou que os equipamentos também poderão ser utilizados por estudantes de outros cursos da instituição, como Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica. “Esses equipamentos são muito importantes para nós e serão muito bem utilizados daqui para frente.”

Também participou da solenidade a pró-reitora de Inovação e Tecnologia e vice-reitora eleita, Almecina Balbino.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Seminário em governança pública ocorre na Ufac até 16/08 — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Seminário em governança pública ocorre na Ufac até 16_08-interna2.jpg

O programa de pós-graduação em Planejamento e Governança Pública, desenvolvido entre a Ufac e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizou a abertura do 21º Seminário de Boas Práticas em Planejamento e Governança Pública. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira, 14, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede, e marcou o início da programação, que segue até 16 de agosto, reunindo estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados no assunto.

Durante a programação, serão debatidos temas relacionados ao desenvolvimento regional, mobilidade urbana, educação, empreendedorismo e gestão pública. As atividades incluem palestras, mesas de discussão e apresentações acadêmicas voltadas à troca de experiências e à divulgação de pesquisas desenvolvidas no âmbito do programa.

Na abertura do evento, a reitora Guida Aquino destacou a expansão da pós-graduação na universidade e o fortalecimento das parcerias institucionais voltadas à qualificação de servidores e profissionais. Ela também ressaltou a importância da cooperação entre a Ufac e a UTFPR para a oferta do programa de pós-graduação.

O coordenador do programa, Rogério Duenhas, disse que o curso contribui para formação de profissionais e pesquisadores na área de planejamento e governança pública, especialmente na região Norte.

Seminário em governança pública ocorre na Ufac até 16_08-interna-1.jpg

A presidente da comissão organizadora, discente Ana Caroline, destacou que o seminário busca promover discussões sobre desafios estruturais enfrentados pelo Acre e incentivar reflexões sobre políticas públicas e planejamento. Segundo ela, a proposta é ampliar o debate sobre temas que impactam diretamente o desenvolvimento do Estado e das instituições públicas.

Também participaram da mesa de abertura o vice-reitor e reitor eleito, Josimar Batista; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho; a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Alana Chocorosqui Fernandes, do Ifac; além de representantes da UTFPR, convidados e integrantes da comunidade acadêmica.

(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Projeto Capes/Cofecub executa missão de trabalho em MG — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Projeto Capes/Cofecub executa missão de trabalho em MG — Universidade Federal do Acre

O projeto “Agricultura Tropical e Subtropical, Pecuária e Desenvolvimento Regional: Cooperação entre Brasil e França”, coordenado pela Ufac, realizou visitas técnicas em Minas Gerais, entre 26 de junho e 5 de julho. Aprovado em chamada pública do programa Capes/Cofecub, o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil, o projeto está no segundo ano de execução, num total de quatro anos.

A missão ocorreu no Centro de Pesquisa de Cana-de-açúcar da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa); na Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão em Melhoramento Genético e Sistemas de Produção de Palmáceas e Outras Oleaginosas; na Universidade Federal de Viçosa (UFV); nas fazendas São Pedro, Guimarinho, Santa Cruz e Serra das Cabeças, além do sítio Jardim.

É a primeira vez na história do programa Capes/Cofecub, iniciado na década de 1970, que uma instituição acreana coordena um projeto aprovado, cuja execução fica a cargo de professores e pós-graduandos das Universidade Federais do Acre, de Viçosa e do Paraná, além do Instituto Agrícola de Dijon (Agro Dijon, França).

Participaram das visitas os pesquisadores Almecina Balbino e Eduardo Mattar, da Ufac; Natalia Torres, do PPG em Produção Vegetal, da Ufac; Luís Cláudio da Silveira, Denise Cunha, Raquel Barro e Aziz da Silva Junior, da UFV; Ridha Ibidhi e Christelle Phileppeau, do Agro Dijon.

Rede de trabalho

O projeto formou uma rede de trabalho internacional que objetiva propor sistemas integrados de produção focados em uma sustentabilidade econômica, social e ambiental, através de proposição de sistemas e execução de pesquisas aplicadas. Até o momento, estão sendo executados estes projetos de pesquisa em cooperação:

– Early Development of Trichanthera Gigantea Under Different Light Conditions;

– ‘Cratylia argentea’ (Desv.) Kuntze: Da Prospecção de Acessos à Conservação Ex Situ na Amazônia Ocidental;

– Caracterização Ecológica de Espécies Forrageiras Não Convencionais Arbóreas e Arbustivas para Uso de Sistemas Silvipastoris;

– Representação Dasimétrica da Lotação Animal Bovina: Um Estudo de Caso no Acre;

– Sistema Silvipastoril Sucessional: Opção para Recomposição de Reserva Legal na Amazônia Sul-Ocidental Brasileira;

– Ecosystem Services in Livestock-Based Integrated Systems in South America: A Bibliometric and Qualitative Review;

– Agroecological Performance of Dairy Farms in the Brazilian Amazon: An Assessment Using the TAPE Methodology;

– Agroecological Performance of Integrated Farming Systems in the Brazilian Amazon: Evidence from Reca Cooperative Using the TAPE Methodology.

Leia mais:

Ufac lança vídeo educativo sobre produção de leite na Amazônia

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS