ACRE
Lei que regulariza arte de grafitar em espaços públicos de Rio Branco é sancionada
PUBLICADO
8 anos atrásem
A lei que regulariza e promove a arte de grafitar em espaços públicos da capital acreana, Rio Branco, foi sancionada pela prefeitura. Chamada de “Projeto Arte Grafite”, a lei cria a modalidade do grafite como arte urbanística. O texto foi publicado na edição desta terça-feira (3) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Conforme a legislação, o projeto vai implementar políticas educacionais e culturais com objetivo de inibir a prática de atos ilegais que criam no ambiente urbano a poluição visual.
O presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Sérgio de Carvalho, falou que a além de regulamentar a utilização dos espaços públicos, a lei também serve para proteger os grafites.
“A prefeitura de Rio Branco tem um olhar carinhoso para a cultura urbana e o grafite é uma delas. A gente já vem apoiando esse movimento e a ideia é justamente regulamentar essa arte que utiliza espaços públicos. Os grafites transformam a cidade em uma grande galaria a céu aberto”, disse o presidente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/4/P/dOHyG5RzCfip61cACpnw/assis-lima.jpg)
‘Projeto Arte Grafite’ cria a modalidade como arte urbanística na capital acreana (Foto: Assis Lima/Arquivo pessoal)
Com a nova lei, os artistas que tiverem interesse em grafitar algum espaço público, podem procurar a Fundação para receber informações.
“Quando tiver o desejo de pintar o espaço, os artistas podem nos procurar e a gente faz essa mediação. A Fundação vai ter esse papel de mediação entre o espaço e os artistas”, explicou Carvalho.
A legislação prevê ainda que as obras devem permanecer nos locais pelo prazo mínimo de 10 meses, sendo que cabe à prefeitura a preservação e proteção das obras.
Fonte: G1 – AC
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
ACRE
Ufac entrega centrais de empresas juniores e esportes eletrônicos — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
2 horas atrásem
9 de dezembro de 2025A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Ufac realizou a entrega da Central de Empresas Juniores e da Central E-Sports. A solenidade ocorreu nessa segunda-feira, 8, no Centro de Convivência, e marcou a ampliação de espaços destinados à inovação, ao empreendedorismo estudantil e às práticas de esportes eletrônicos na instituição.
“É uma alegria imensa começar a semana entregando uma estrutura pensada para quem é mais importante na nossa universidade: os nossos estudantes”, disse a reitora Guida Aquino. “Trabalhamos muito para que esses espaços existam e desejamos que eles sejam utilizados com seriedade, dedicação e compromisso com a formação de cada um.”
Os novos espaços integram um conjunto de ações financiadas com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri (PP-AC), no valor de R$ 600 mil, destinados à expansão de projetos de extensão, cultura e inclusão universitária. O investimento permitiu a reestruturação do Laboratório de E-Esportes, com a aquisição de novos equipamentos para apoio às equipes e às atividades competitivas.
Socorro reafirmou o compromisso com ações que fortalecem a educação pública. “Apoiar iniciativas tão fundamentais e tão relevantes quanto as que estamos celebrando aqui é um compromisso com a educação pública. Investimentos como esse ampliam oportunidades, fortalecem a ciência e aproximam a universidade das pessoas.”
A Central de Empresas Juniores também foi estruturada para funcionar como ambiente de referência para diálogo, organização e desenvolvimento dessas empresas da universidade. O espaço permitirá maior integração entre elas, além de oferecer um ambiente adequado para atendimento a clientes e realização de reuniões. Em Cruzeiro do Sul, outra unidade também foi construída.
“É um sonho que se concretiza, porque foi sonhado a muitas mãos. Nosso agradecimento à deputada Socorro Neri pelo financiamento desse sonho, que vai impulsionar o empreendedorismo juvenil na Universidade Federal do Acre”, enfatizou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paulo de Moraes.
Representando os atletas da modalidade de esportes eletrônicos, Edinaldo Feitosa comentou o impacto do novo espaço para os estudantes. “Este espaço significa muito para nós. Ele simboliza a abertura de portas para outras modalidades. Há muitos atletas de alto nível na universidade que agora poderão acessar, treinar, competir e se desenvolver, tanto nos esportes tradicionais quanto nos eletrônicos. Além disso, há um valor social enorme: uma oportunidade que fortalece a comunidade e incentiva novos talentos.”
Também compuseram o dispositivo de honra a pró-reitora de Inovação e Tecnologia, Almecina Balbino Ferreira; a diretora de Arte, Cultura e Integração Comunitária, Lya Beiruth; o presidente do DCE, Rubisclei Júnior; o presidente da Liga das Atléticas, Max William da Silva Pedroza; e o secretário estadual de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Barbary de Mesquita.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Proex da Ufac inaugura Estúdio de Artes plásticas no campus-sede — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 horas atrásem
9 de dezembro de 2025A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Ufac realizou a inauguração do Estúdio de Artes Plásticas. O evento ocorreu nessa segunda-feira, 8, no andar superior da Biblioteca Central, campus-sede, e reuniu autoridades acadêmicas, representantes de coletivos culturais e estudantes. O espaço tem como objetivo ampliar atividades de formação artística, criação visual, oficinas e ações de extensão voltadas à comunidade universitária e à população.
“A universidade não existe sem aluno. É para os nossos alunos que trabalhamos. A arte e a cultura, com toda certeza, contribuirão para o crescimento intelectual dos nossos estudantes”, afirmou a reitora Guida Aquino.
A inauguração é resultado do projeto Studio Urbano Amazônia, viabilizado por emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri (PP-AC). “É uma alegria muito grande estar aqui, podendo participar deste momento e entregar algo tão importante para a cultura. Este espaço representa mais oportunidades, mais acesso e mais valorização da produção artística”, disse a deputada.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paulo de Moraes, lembrou o caminho percorrido até a concretização do projeto. “Antes de darmos esse passo, eu me lembro do quanto era difícil encontrar um espaço adequado para guardar a produção dos alunos. Hoje, inauguramos o Estúdio de Artes Plásticas, um avanço que simboliza reconhecimento e incentivo ao trabalho artístico na universidade.”

A coordenadora do projeto Studio Urbano Amazônia, Fabiana Nogueira Chaves, destacou o impacto social previsto para o estúdio. “O que estamos conseguindo produzir aqui deve servir como base para algo muito maior: levar arte e democratização cultural às comunidades periféricas. Muitas crianças não têm acesso à arte, e queremos que elas possam enxergar nela uma possibilidade revolucionária, educativa e transformadora.”
Também compuseram o dispositivo de honra a pró-reitora de Inovação e Tecnologia, Almecina Balbino Ferreira; o diretor de Cultura e Arte do DCE, Luqueta; e o representante do coletivo Errantes, Diego Silva Fontenelle.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
I ENCONTRO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE
PUBLICADO
1 dia atrásem
8 de dezembro de 202511 Dez de 2025 de 8h às18h
salas Auton Perez e Tadeu Mello do Centro de Convenções da UFAC
+ info: residentes.rmisfc2024@gmail.com
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ACRE5 dias agoUfac promove confraternização estudantil no Restaurante Universitário — Universidade Federal do Acre
ACRE1 dia agoUfac entrega certificados do Revalida — Universidade Federal do Acre
ACRE1 dia agoUfac entrega equipamentos a programas de pós-graduação com recursos da Capes — Universidade Federal do Acre
ACRE1 dia agoCAp da Ufac realiza premiação de 212 alunos no Leitores do Ano — Universidade Federal do Acre