Acreanidades
Lançamento de 9ª edição de Prêmio de Jornalismo do MPAC é realizado nesta terça-feira

PUBLICADO
6 anos atrásem

Faltam quatro dias para o início oficial da disputa pelo Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) deste ano. Isso porque o coquetel de lançamento da sua 9ª edição será realizado nesta terça-feira (15), às 10h da manhã, no anexo I do edifício-sede do MPAC.
Com uma proposta diferente dos anos anteriores, a temática proposta para este ano será revelado no momento do lançamento. A intenção é estimular a publicação de matérias jornalísticas com enfoque no debate sobre o tema proposto.
Para a procuradora-geral de Justiça do MPAC, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, o Prêmio de Jornalismo configura o reconhecimento da função social da mídia e sua importante ação como formadora de opinião e difusora de informações.
“O Prêmio é um bom demonstrativo da relação que o Ministério Público tem com a imprensa, exímia transformadora de cidadania em notícia, e, consequentemente, com o cidadão. Isso fortalece o MP, e instituições fortes são a garantia do resguardo do direito do cidadão”, diz Kátia Rejane.
Como funciona
O Prêmio de Jornalismo do MPAC contemplará publicações que tenham sido veiculadas desde o dia 13 de janeiro de 2018 em veículo de comunicação que esteja ativo nos últimos doze meses. Estão credenciados a participar do concurso, os profissionais de comunicação com registro profissional e acadêmicos de comunicação.
Os materiais devem ser escritos nas seguintes categorias: Jornalismo Impresso (jornais impressos e revistas), telejornalismo (emissoras de televisão), Radiojornalismo (emissoras de rádio); webjornalismo (websites), Fotojornalismo (fotos em jornal impresso, revistas ou sites) e Destaque Acadêmico (Trabalhos de estudantes de Jornalismo veiculado em jornais, revistas, TV, rádio ou website).
Um mesmo autor poderá concorrer com até três trabalhos. Porém, as matérias devem ser enviadas em envelopes separados, com toda a documentação exigida no regulamento; e apenas uma publicação será premiada, valendo aquela que obtiver a melhor nota dos avaliadores.
As inscrições estão abertas desde o dia 27 de abril e estendem-se até o dia 30 de novembro. O formulário está disponível no site premiodejornalismo.mpac.mp.br, bem como, o regulamento do concurso. Por André Ricardo – Agência de Notícias do MPAC
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
Secretária Municipal de Acrelândia se recusa a fazer relatório psicológico de vítimas de abuso e MP pede exoneração
Preços cobrados em supermercados antes e depois da pandemia são analisados pelo MPAC
Membros do MPAC escolhem novos integrantes do Conselho Superior
Prêmio de Jornalismo: MPAC lança edição de 2019 comemorando uma década de sucesso
MPAC visita serviços da rede de proteção à mulher vítima de violência
Membros de organização criminosa são condenados a quase 400 anos de prisão
ACRE
Dia C: Sicoob Acre entrega mais de dois mil kits em comunidades carentes da capital e interior do Estado

PUBLICADO
3 anos atrásem
4 de julho de 2020
Apesar da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado, a Cooperativa de Créditos e Investimentos do Acre (Sicoob Acre) participou neste sábado, 4, do Dia de Cooperar, ou Dia C, atividade desenvolvida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Direcionada em ações de combate à doença neste período, a instituição financeira entregou de forma gratuita mais de dois mil kits de higiene e proteção, com máscaras e álcool em comunidades carentes da capital e interior.
Celebrada sempre no segundo sábado de julho, a data este ano tem como tema “Atitude simples movem o mundo” realizada nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. No estado, a ação do Sicoob Acre atendeu diversos bairros de Rio Branco, Acrelândia, Brasileia e Cruzeiro do Sul. Para evitar aglomerações, as entregas foram feitas pelos próprios colaboradores da entidade de forma individual nos bairros em que eles moram e os próximos.
O Dia C é marcado por diversas ações focadas na responsabilidade social em áreas da saúde, educação, lazer e meio ambiente promovidas pelos sete ramos de cooperativismo atuantes no país, incluindo o cooperativismo de crédito. A ideia é transformar a realidade social de milhares de comunidades por meio da prestação de serviços. Neste ano, as iniciativas já praticadas pelo Sicoob Acre foram ligadas ao novo coronavírus com estímulo a continuidade delas mesmo após o evento.
Presidente do Sicoob Acre, José Generoso explica que duas etapas foram desenvolvidas. “Cooperação Vem à Casa” e “Pilares e Atuação com o Compromisso Social” reuniram todas as cooperativas do estado para desenvolver iniciativas como arrecadações de alimentos e doações financeiras para atender pessoas carentes, além de ajudar instituições do ramo que tenham sido afetadas e correm risco de extintas com direcionamento para os colaboradores e seus familiares.
“O maior compromisso do Sicoob Acre não é o lucro, mas sim ofertar um retorno social positivo e concreto nas comunidades onde estamos inseridos. Neste ano, distribuímos kits de proteção com álcool em gel e máscaras. Também ofertamos orientações de como prevenir a doença em casa e outros ambientes. Abraçamos a causa do Dia C desde a primeira edição como forma de contribuir com a população, isso me deixa muito realizado e feliz”, relata Generoso.
Relacionado
ACRE
Colapso na saúde e exemplos de tratamento contra a Covid-19 serão assuntos da live que busca salvar vidas

PUBLICADO
3 anos atrásem
16 de junho de 2020
Com o objetivo de salvar vidas, médicos de várias partes do Brasil e o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) realizarão uma live nesta quarta-feira (17) para divulgar o sucesso no tratamento contra o coronavírus (Covid-19) em Belém do Pará. Especialistas tratarão sobre a abordagem adotada pelos médicos paraenses em pleno colapso no sistema de saúde, contribuindo para reduzir a quantidade de mortes.
O evento, aberto para toda a população e para gestores públicos. será transmitido pelo perfil do Sindmed-AC no YouTube, com a participação de especialistas de vários Estados, contemplando profissionais do Acre e de Rondônia.
“É um projeto de iniciativa da Dra. Luciana Cruz que está em uma corrente nacional de combate a Covid-19. Um trabalho muito bonito, participando de grupos de debate em todo o Brasil, chegando a dialogar sobre os problemas com o Ministério da Saúde”, detalhou a primeira-secretária do Sindicato, Jacqueline Fecury.
O tema do evento online é “A experiência em situação de colapso na pandemia de Covid-19 em Belém do Pará: 300 casos nas fases IIA e IIB tratados em domicílio”.
O Sindmed-AC vem realizando videoconferências com médicos nos últimos meses, buscando ouvir demandas e debater a aplicação de protocolo para tratamento contra o coronavírus. As atividades ainda incluem visitas às unidades de saúde e reuniões com autoridades, buscando cobrar melhorias nas condições de trabalho e no atendimento da população.
Devido ao alcance do debate, os organizadores estão divulgando o horário, levando em consideração o fuso de cada região, assim, no Acre, a live começará às 19h. Em Rondônia, o evento está marcado para às 20h e, para aqueles que estão em outras regiões do Brasil, o horário de início do debate será 21h.