ACRE
Incêndio atinge comércios na rua de mercado em Rio Branco e bombeiros suspeitam de curto-circuito
PUBLICADO
6 anos atrásem
Chamas iniciaram em uma lanchonete e atingiram outros dois estabelecimentos na rua do Mercado do Bosque. Ninguém se feriu.
Capa: Incêndio destrói comércios na rua de mercado em Rio Branco e bombeiros suspeitam de curto-circuito — Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica Acre.
Um incêndio destruiu três comércios, na madrugada desta sexta-feira (1), em frente ao novo prédio do Pronto-Socorro de Rio Branco, na Rua Coronel Alexandrino, próximo ao Mercado do Bosque.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 4h30. Segundo o major Cláudio Falcão, a suspeita é que o fogo tenha começado na fiação elétrica da lanchonete após um curto-circuito. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
As chamas iniciaram na lanchonete e, rapidamente, atingiram outros dois estabelecimentos comerciais que ficavam ao lado, entre eles outra lanchonete e um ateliê de costura.
“O local exato dentro dessa lanchonete onde o fogo teria iniciado, não foi possível detectar. A gente conversou com o proprietário e esses comércios estavam fechados por conta do decreto governamental. Como não estava em funcionamento, suspeitamos que possa ter ocorrido por conta da fiação elétrica”, disse o major.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/j/1/FlBfdWRxuAp0NhPr1DAw/capturar.jpg)
Três comércios foram atingidos pelo fogo, de acordo com o Corpo de Bombeiros — Foto: Divulgação/Corpo de Bobeiros do AC.
A proprietária do ateliê, Vanderleia Silva Freitas, disse que o prejuízo só não foi maior porque dias antes ela e as três funcionárias tiraram parte dos equipamentos para trabalhar de casa por conta do decreto que suspende as atividades não essenciais para conter o novo coronavírus.
“É complicado. Trabalhavam três pessoas comigo e elas tinham levado as máquinas para casa para não roubarem, porque há uns meses entraram aqui e roubaram as coisas. Daí, ficaram só duas máquinas aqui. Estávamos reformando e iríamos voltar aos poucos para trabalhar, agora não tem condições porque o fogo queimou tudo”, lamentou a empresária.
O dono da lanchonete onde as chamas iniciaram, Francisco da Silva Lima, contou que trabalha no local há três anos e que recentemente o ponto tinha passado por reforma. No comércio trabalham oito pessoas e Lima disse que não tem ideia ainda do valor do prejuízo causado pelo incêndio.
“É difícil demais, a gente tem uma luta de muito tempo e sempre esperamos ter lucros, não prejuízos. Mas, a bola tem que rolar, vamos para frente e tenho certeza que Deus é conosco e vamos superar. Possivelmente, foi um curto-circuito mesmo. Só agora vi três freezers queimados, geladeira, fritadeira, e muitas coisas que ainda nem vi. O prejuízo é incalculável”, disse Lima.
O trabalho de contenção do incêndio foi realizado por 12 militares e levou cerca de uma hora. Ainda de acordo com Falcão, foram usados mais de 10 mil litros de água.
“Confinamos o incêndio nesses três locais, porque ele tinha grande risco de se propagar mais. São vários comércios colados um no outro, em madeira, pequenos e antigos. Além de terem grande carga de incêndio no interior, porque acumulam muita coisa”, concluiu.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/o/u/Y6ghhrRgylh2VNSzxIfw/incedio-2.jpg)
Curto-circuito é a principal suspeita de como o incêndio teria começado — Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica Acre.
Relacionado
ACRE
Projeto de extensão seleciona resumos expandidos para publicação — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
11 horas atrásem
26 de maio de 2026O projeto de extensão ComunicAÇÃO, da Ufac, realiza processo seletivo para submissão de trabalhos extensionistas, na modalidade de resumo expandido. Os selecionados comporão a Coleção de Cadernos de Extensão “Ufac e Comunidade”. As inscrições estão abertas até 30 de junho, por meio de formulário online.
O trabalho inscrito deve estar contemplado em uma das áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, trabalho. Cada resumo deverá estar vinculado a uma ação de extensão (projeto, curso, evento ou programa) institucionalizada na Ufac.
“O resumo expandido deverá evidenciar, de forma clara e consistente, as experiências adquiridas e/ou vivenciadas junto à comunidade externa ao longo do desenvolvimento da ação de extensão, destacando as interações estabelecidas, os impactos gerados, os aprendizados construídos e as contribuições mútuas decorrentes da execução das atividades”, detalha o item 3.1 do edital.
A seleção consiste em avaliação por uma comissão que indicará 50 trabalhos aptos para publicação na 1ª Edição da Coleção de Cadernos de Extensão, considerando a formatação e os aspectos científicos, além do envolvimento da comunidade externa, dos resultados obtidos e da efetividade da metodologia proposta. O resultado final do processo seletivo está previsto para 21 de agosto.
Para mais informações sobre o certame, leia o edital Proex n.º 9.1/2026.
Relacionado
ACRE
Reitora da Ufac participa de fórum Brasil-África em Brasília — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
18 horas atrásem
26 de maio de 2026A reitora da Ufac, Guida Aquino, participou, nessa segunda-feira, 25, em Brasília, do 1º Fórum de Reitores Brasil-África. A convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do Ministério da Educação (MEC), ela representou a Ufac no encontro, acompanhada da pró-reitora de Inovação e Tecnologia, Almecina Balbino Ferreira. O evento segue até quarta-feira, 27, e tem como foco o fortalecimento da cooperação internacional em educação superior entre universidades brasileiras e instituições africanas.
Guida destacou a importância da presença da Ufac em um espaço voltado ao diálogo internacional e à construção de parcerias acadêmicas. Segundo a reitora, a aproximação entre Brasil e África por meio da educação, da pesquisa, da inovação e da troca de experiências permite avançar em soluções conjuntas para desafios comuns. “Temos histórias, identidades e desafios que nos aproximam, e a universidade tem um papel fundamental nessa conexão”, afirmou.
O fórum é uma iniciativa liderada pelo MEC, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. A programação reúne reitores, pró-reitores e assessores de cooperação internacional de universidades federais, estaduais e privadas do Brasil, além de representantes de universidades africanas mobilizadas pela Associação de Universidades Africanas.

A proposta do encontro é ampliar as relações acadêmicas entre Brasil e África, com a construção de novos acordos institucionais, programas de mobilidade estudantil, intercâmbio científico e cooperação em áreas estratégicas como agricultura, energias renováveis, mineração, petróleo e gás, setor aeroespacial, inteligência artificial e ciências humanas.
A programação inclui painéis temáticos, reuniões bilaterais, workshops e sessões voltadas à construção de novas parcerias universitárias. Ao final do evento, os resultados e compromissos construídos serão formalizados na Carta de Brasília do 1º Fórum de Reitores Brasil-África, documento que deve orientar os próximos passos da cooperação entre universidades brasileiras e africanas.
Relacionado
ACRE
Ufac conquista 3º lugar em hackathon internacional promovido por laboratório de Harvard — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
5 dias atrásem
22 de maio de 2026Estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) participaram, nos dias 10 e 11 de abril, do HSIL Hackathon 2026, promovido pelo Health Systems Innovation Lab da Harvard T.H. Chan School of Public Health. A participação da equipe ocorreu no Hub de Inovação do Hospital das Clínicas de São Paulo, o InovaHC, em uma edição realizada simultaneamente em mais de 30 países. O grupo conquistou o 3º lugar geral entre mais de 30 equipes com o projeto Viginutri, solução voltada à prevenção da desnutrição hospitalar.
A equipe foi liderada pela acadêmica de Medicina da Ufac Maria Júlia Bonelli Pedralino e contou com a participação de Guilherme Félix, do curso de Sistemas de Informação, Bruno Eduardo e Wesly, do curso de Medicina. Segundo Maria Júlia, representar o Acre e a Ufac em um evento dessa dimensão foi uma experiência marcante para sua trajetória acadêmica e pessoal. “O Acre tem muito a dizer nos espaços onde o futuro da saúde está sendo construído”, afirmou.
O projeto premiado, Viginutri, foi desenvolvido durante o hackathon em São Paulo e propõe uma solução para auxiliar no enfrentamento da desnutrição hospitalar, problema que pode afetar o prognóstico de pacientes internados e gerar impactos para a gestão hospitalar. A proposta une medicina e nutrição e será aperfeiçoada a partir da premiação recebida pela equipe.
Com a classificação, o grupo garantiu uma aceleração de um ano pela Associação Brasileira de Startups de Saúde, com mentoria especializada e a perspectiva de validar a solução em um hospital real. De acordo com Maria Júlia, a conquista abre a possibilidade de levar uma ideia desenvolvida por estudantes da Ufac para uma etapa de aplicação prática.
A estudante também ressaltou o apoio recebido da Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia da Universidade Federal do Acre (Proint) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex). Segundo ela, a conquista só foi possível porque a universidade acreditou no projeto e ofereceu as condições necessárias para que o grupo representasse a instituição fora do Acre. “Essa conquista não teria sido possível sem o apoio da Proint e Proex”, disse.
A trajetória do grupo teve início em um hackathon realizado anteriormente no Acre, onde surgiu o projeto Sentinelas da Amazônia, experiência que contribuiu para a formação da equipe e para o interesse dos estudantes em iniciativas de inovação.
Como desdobramento da participação no evento, a equipe deve promover, no dia 12 de junho, às 10h30, no Sebrae Lab, no Centro de Convivência, uma roda de conversa sobre a experiência no hackathon, com o objetivo de incentivar outros acadêmicos a buscarem pesquisa, inovação e desenvolvimento de ideias no ambiente universitário.
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ACRE6 dias agoUfac realiza curso de turismo de base comunitária para extrativistas em parceria com MMA e ICMBio — Universidade Federal do Acre
ACRE5 dias agoUfac conquista 3º lugar em hackathon internacional promovido por laboratório de Harvard — Universidade Federal do Acre
ACRE18 horas agoReitora da Ufac participa de fórum Brasil-África em Brasília — Universidade Federal do Acre
ACRE11 horas agoProjeto de extensão seleciona resumos expandidos para publicação — Universidade Federal do Acre
Você precisa fazer login para comentar.