NOSSAS REDES

ACRE

Grupo criminoso alvo de operação da PF é denunciado pelo MP-AC por tráfico de drogas

PUBLICADO

em

Ao todo, 18 foram denunciados. Segundo a polícia, grupo pagava olheiros para monitorar ação da polícia no interior do Acre.

O grupo criminoso, alvo da operação Ponta Negra, foi denunciado pelo Ministério Público do Acre (MP-AC), por tráfico de drogas, associação para o tráfico e por integração em organização criminosa. Ao todo, 18 pessoas foram denunciadas.

A segunda etapa da operação da Polícia Federal foi deflagrada no dia 22 de outubro de 2018. A ação investiga um grupo de traficantes que atua no Vale do Juruá, no interior do Acre, e tem ramificação em outros estados.

A ação cumpriu 25 mandados judiciais, sendo 16 de prisão e 9 de busca e apreensão. A operação foi desencadeada nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Porto Walter.

A polícia informou, na época, que, entre o grupo, estavam pessoas que eram responsáveis pelo transporte de droga e, consequentemente, de armas de fogo. Além disso, olheiros eram pagos para vigiar a PF ou a PM quando iam em missão no rio para avisar aos traficantes.

Conforme o promotor Júlio César de Medeiros, da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Cruzeiro do Sul, além dos 16 mandados de prisão da época da deflagração da operação, outras duas pessoas também foram denunciadas.

Com mais de sete mil folhas, esse é um dos maiores processos que tramitam na Justiça da segunda maior cidade do Acre.

“Nosso foco de atuação sempre é a prevenção, mas quando ela não funciona, a repressão tem de ser efetiva e, para isso, estamos contando com a parceria da Polícia Federal na realização de tais operações. Traficar drogas na região de fronteira com outros países, infelizmente, tem se tornado fato banal, mas o estado do Acre precisa parar de sangrar”, destacou o promotor.

O próximo passo, de acordo com Medeiros, é aguardar o julgamento dos denunciados. “Agora é só aguardar eles apresentarem as defesas e designar a audiência de instrução e julgamento para a conclusão do caso. Mas, o importante é que o caso teve, praticamente, um desfecho. Vale destacar que esses denunciados são chefes de organizações criminosas”, concluiu.

Advertisement
Comentários

Comente aqui

ACRE

Balneários de Brasiléia são fechados por falta de segurança

PUBLICADO

em

Os balneários Kumarurana e Jarinal, localizados na zona rural do município de Brasiléia, foram fechados no último fim de semana, pelo 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediado naquele município, por não estarem cumprindo as normas de segurança.

Bastante frequentados pela população da região da fronteira e de outros municípios do estado, os espaços de lazer foram notificados a reabrir somente depois que se adequarem às exigências legais, principalmente contratando o serviço de salva-vidas.

“O local oferece esses banhos e cobram entrada das pessoas. Os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia tem esses profissionais devidamente treinados e qualificados que deveriam estar oferecendo segurança aos banhistas”, explicou o sargento Vivian.

A ida do Corpo de Bombeiros aos balneários, com o apoio da Polícia Militar, se deu após denúncia de irregularidades. Nos locais, foi confirmada a falta do Atestado de Funcionamento e os banhistas tiveram que deixar a água por medida de segurança.

Em um dos casos, os militares foram desacatados por um frequentador em visível estado de embriaguez. O homem recebeu voz de prisão foi detido por desacato, sendo levado à delegacia onde foi ouvido e liberado.

Os estabelecimentos poderão responder jurídica e administrativamente caso reabram sem tomar as medidas de segurança exigidas para o seu funcionamento. Entre as possíveis sanções estão multa e perda do alvará de funcionamento.

Com colaboração e fotos do jornalista Alexandre Lima.

Continue lendo

ACRE

Taxa de ocupação em leitos de UTI para a Covid-19 é de 30% no Acre

PUBLICADO

em

A taxa geral de ocupação de leitos de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para pacientes com a Covid-19 no Acre está em torno de 30% nesta segunda-feira (14).

Os dados são do Boletim de Assistência ao Enfrentamento da Covid-19, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). O boletim mostra a ocupação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), por especialidade do leito e por regional.

Segundo dados oficiais, das 126 internações em leitos do SUS, 80 testaram positivo para Covid-19, ou seja, a maioria das pessoas que buscam atendimento médico foram infectadas pelo vírus.

Na região do Baixo Acre, que engloba as cidades de Rio Branco, Sena Madureira, Plácido de Castro e Acrelândia, das 70 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), 27 estão ocupadas registrando uma taxa de ocupação de 38,6%.

A menor taxa de ocupação está na região do Juruá, que engloba Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo, dos 20 leitos de UTI existentes, nenhum está ocupado, registrando 0% de ocupação. Os leitos clínicos somam 95 e 23 estão ocupados, registrando 24,2% de ocupação.

Já regional do Alto Acre, que engloba as cidades de Brasileia e Epitaciolândia, não há registro de uma ocupação de leitos de enfermaria num total de 19 leitos disponíveis. A regional do Alto Acre é a única que não tem leitos de UTI para a Covid-19.

Continue lendo

TOP MAIS LIDAS

    Feedback
    WhatsApp Fale conosco