ACRE
Governador Gladson concede à Prefeita Marilete e mais 12 pessoas, a maior honraria do Acre

PUBLICADO
4 anos atrásem

Com informações ASSECOM PMTK e Agência de Notícias do Acre.
O governador Gladson Cameli concedeu a prefeita do município de Tarauacá, Marilete Vitorino, uma homenagem por meio de uma importante honraria, a insignia no Grau Grande Oficial do Quadro Ordinário da Ordem da Estrela do Acre.
Esta é a mais alta distinção do Estado, conferida a pessoas ou instituições que, na visão do governo, são merecedoras do reconhecimento do povo acreano pelo trabalho executado. O decreto é assinado por Gladson Cameli e o chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade.
A prefeita Marilete aproveitou para dedicar a homenagem a toda a população acreana, em especial, aos moradores de Tarauacá.



A Ordem da Estrela do Acre
O governador Gladson Cameli concedeu, ontem dia 27, sábado, a mais alta condecoração honrosa concedida pelo Estado, a Ordem da Estrela do Acre, ao Conselho da Ordem e a autoridades nacional e estrangeira.
A Ordem da Estrela do Acre é a mais alta distinção do Estado e é conferida a pessoas ou instituições merecedoras do reconhecimento do povo acreano e que contribuem para o desenvolvimento do Estado.
A solenidade, restrita a convidados, aconteceu no Memorial dos Autonomistas, centro de Rio Branco, a partir das 20 horas. O decreto de concessão da medalha é assinado pelo secretário de Estado da Casa Civil, José Ribamar Trindade, que é chanceler da Ordem.
A entrega das insígnias aos agraciados será feita pelo governador Gladson Cameli, grão-mestre da Ordem da Estrela do Acre. Entre os homenageados, já confirmou presença o ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto; o embaixador do Brasil na República do Peru, Rodrigo de Lima Baena Soares; o embaixador do Peru no Brasil, Javier Raúl Martín Yépez; e o cônsul General del Peru, Teobaldo Reategui San Martin.
De acordo com a chefe do Departamento de Cerimonial e Protocolos Oficiais do governo, Izabel Barros, a Ordem da Estrela do Acre será concedida nos graus Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador.
“Os nomes dos agraciados foram aprovados pelo conselho e as nomeações para a ordem serão feitas por decreto do governador Gladson Cameli, na qualidade de Grão-Mestre. A condecoração é a maior honraria concedida pelo Governo do Estado”, pontua.
A Ordem da Estrela o Acre é concedida a personalidades que, por sua atuação destacada, dignas do respeito do povo acreano, contribuíram para o desenvolvimento do Estado ou protagonizaram atuações decisivas em prol da população.
O governador Gladson Cameli, grão-mestre da Ordem da Estrela do Acre, a chanceler da Ordem da Estrela do Acre, decidiu que mais 13 pessoas devem receber a honraria.
A lista, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 25, divulga os nomes que vai do vice-governador Major Rocha à prefeita de Tarauacá Marilete Vitorino.
Confira quem vai receber a honraria dia 27.
Major Rocha – Vice-governador do Acre
Nicolau Júnior – Presidente da Aleac
Sérgio Petecão – Senador da República
Vanda Milani – Deputada Federal
Fernanda Hassem – Prefeita de Brasileia
Kiefer Cavalcante – Prefeito de Feijó
Estephan Barbary – Prefeito de Porto Walter
Marilete Vitorino – Prefeita de Tarauacá
Amarildo Camargo – Coronel da Polícia Militar
Teobaldo San Martin – Cônsul do Peru
Carlos Eduardo Guedes – Cônsul do Brasil em Cobija
Wilson Lima – Governador do Amazonas
Marcos Rocha – Governador de Rondônia
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
Ex-prefeito Rodrigo Damasceno desiste de candidatura para cuidar da família
Justiça decide que acusados de matar adolescente em Tarauacá enfrentarão júri popular
Justiça reduz pena dos assassinos do Dr Baba, e Ministério Público não recorre; veja
Em Tarauacá, ex-prefeito Rodrigo Damasceno anuncia afastamento da função de médico para disputar prefeitura
Prefeitura de Tarauacá publica aviso de licitação para pavimentação de ruas
Luto: No Acre, cães da PM são mortos, e o choro inconsolável toma de conta do policial, veja o vídeo
ACRE
Balneários de Brasiléia são fechados por falta de segurança

PUBLICADO
3 anos atrásem
14 de setembro de 2020
Os balneários Kumarurana e Jarinal, localizados na zona rural do município de Brasiléia, foram fechados no último fim de semana, pelo 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediado naquele município, por não estarem cumprindo as normas de segurança.
Bastante frequentados pela população da região da fronteira e de outros municípios do estado, os espaços de lazer foram notificados a reabrir somente depois que se adequarem às exigências legais, principalmente contratando o serviço de salva-vidas.
“O local oferece esses banhos e cobram entrada das pessoas. Os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia tem esses profissionais devidamente treinados e qualificados que deveriam estar oferecendo segurança aos banhistas”, explicou o sargento Vivian.
A ida do Corpo de Bombeiros aos balneários, com o apoio da Polícia Militar, se deu após denúncia de irregularidades. Nos locais, foi confirmada a falta do Atestado de Funcionamento e os banhistas tiveram que deixar a água por medida de segurança.
Em um dos casos, os militares foram desacatados por um frequentador em visível estado de embriaguez. O homem recebeu voz de prisão foi detido por desacato, sendo levado à delegacia onde foi ouvido e liberado.
Os estabelecimentos poderão responder jurídica e administrativamente caso reabram sem tomar as medidas de segurança exigidas para o seu funcionamento. Entre as possíveis sanções estão multa e perda do alvará de funcionamento.
Com colaboração e fotos do jornalista Alexandre Lima.
Relacionado
ACRE
Taxa de ocupação em leitos de UTI para a Covid-19 é de 30% no Acre

PUBLICADO
3 anos atrásem
14 de setembro de 2020
A taxa geral de ocupação de leitos de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para pacientes com a Covid-19 no Acre está em torno de 30% nesta segunda-feira (14).
Os dados são do Boletim de Assistência ao Enfrentamento da Covid-19, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). O boletim mostra a ocupação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), por especialidade do leito e por regional.
Segundo dados oficiais, das 126 internações em leitos do SUS, 80 testaram positivo para Covid-19, ou seja, a maioria das pessoas que buscam atendimento médico foram infectadas pelo vírus.
Na região do Baixo Acre, que engloba as cidades de Rio Branco, Sena Madureira, Plácido de Castro e Acrelândia, das 70 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), 27 estão ocupadas registrando uma taxa de ocupação de 38,6%.
A menor taxa de ocupação está na região do Juruá, que engloba Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo, dos 20 leitos de UTI existentes, nenhum está ocupado, registrando 0% de ocupação. Os leitos clínicos somam 95 e 23 estão ocupados, registrando 24,2% de ocupação.
Já regional do Alto Acre, que engloba as cidades de Brasileia e Epitaciolândia, não há registro de uma ocupação de leitos de enfermaria num total de 19 leitos disponíveis. A regional do Alto Acre é a única que não tem leitos de UTI para a Covid-19.