ACRE
Gleac amplia a rede de apoiadores da campanha humanitária de apoio aos refugiados da Venezuela

PUBLICADO
7 anos atrásem

Membros da Grande Loja Maçônica do Estado do Acre (Gleac) visitaram a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MP/AC), Kátia Rejane, na manhã de segunda-feira (19) e firmaram parceria para a criação de um ponto de coleta da Campanha Humanitária de Ajuda aos Refugiados da Venezuela. O Instituto Federal de Tecnologia do Acre (Ifac) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também fizeram adesão a campanha ainda na tarde de ontem.
Segundo o grão-mestre da Gleac, Fernando Zamora, entre as lojas espalhadas por todo o Acre, as empresas e instituições já existem quase 30 pontos de arrecadação instalados. A mobilização busca arrecadar medicamentos, roupas, produtos de higiene pessoal, materiais hospitalares e alimentos não-perecíveis.
“Ficamos felizes com a adesão de novos parceiros interessados em contribuir de forma positiva, ajudando a amenizar o sofrimento dos refugiados que migram para o Brasil com o objetivo de terem melhores condições de vida”, afirmou Zamora.
A campanha também está sendo realizada no Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima em parceria com a Rede Amazônica. A proposta é ampliar a mobilização para todo o País, com o objetivo de enviar todas as doações para Roraima.
As doações podem ser encaminhadas para a Gleac, que fica na Rua Educandos, 21 – Jardim América ou encaminhar para a entidade assistencial Solar das Acácias, que fica na Rua Rio de Janeiro, nº 10, Conjunto Solar – Bairro Vila Ivonete. As doações em dinheiro já podem ser realizadas por meio do Banco do Brasil, agência 0250-X, conta 117253-0.
As entidades interessadas em fazer parte da campanha, fixando um ponto de coleta podem ligar para os telefones (68) 3224-3422, 3223-7819, 99602-9532 ou 2102-0646.
Pontos de arrecadação:
1 – Fórum Trabalhista de Rio Branco
2 Procuradoria e Ministério Público do Estado do Acre
3 – IFAC em todos os seus 6 polos
4 – TRE
5 – Imobiliária Fortaleza
6 – Academia Prime Fit
7 – GLEAC
8 – Solar das Acácias
Por Assessoria
Relacionado
ACRE
Ufac homenageia mães servidoras com café da manhã e fotos — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
2 dias atrásem
9 de maio de 2025
Para celebrar o Dia das Mães, que ocorre neste domingo, 11, a Ufac realizou, nesta sexta-feira, 9, um café da manhã compartilhado no Restaurante Universitário (RU) do campus-sede. Foi um momento de celebração e confraternização e as mães foram presenteadas com um botão de rosa.
Este ano, como parte da programação, a equipe inovou e ofereceu um pequeno ensaio fotográfico, produzido pela Assessoria de Cerimonial e Eventos, em parceria com a Assessoria de Comunicação.
As servidoras puderam levar seus filhos para fazer uma foto em um cenário preparado especialmente para a ocasião. Na próxima semana, a programação ocorre no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, com ensaio fotográfico nos dias 13 e 14 de maio, no hall do teatro Moa, e o café da manhã será no dia 16, no RU.
Os álbuns dos eventos estão disponíveis nos links abaixo:
Café das mães
Confira o álbum completo: https://flic.kr/s/aHBqjCdERP
Ensaio fotográfico
Confira o álbum completo: https://flic.kr/s/aHBqjCdrNa
Relacionado
ACRE
Mestrado em Geografia da Ufac integra projeto de pesquisa em rede — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
4 dias atrásem
7 de maio de 2025
O mestrado em Geografia (MGeo) da Ufac integra a equipe do projeto de pesquisa “Segurança Integrada na Pan-Amazônia e nas Fronteiras Sul-Americanas: Perspectivas para a Construção de um Modelo de Segurança Integrada Focada na Cooperação Interagências e Internacional”.
O projeto integra uma rede de pesquisa que envolve 22 universidades brasileiras e estrangeiras, 64 pesquisadores nacionais e internacionais, alunos de graduação e 14 programas de pós-graduação no Brasil, entre os quais o MGeo da Ufac. Além de simpósios anuais para divulgar o andamento das pesquisas, o projeto prevê publicações de dissertações e teses.
O coordenador-geral do projeto é o professor Gustavo da Frota Simões, do programa de pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. A proposta de pesquisa tem por objetivo geral analisar os desafios para defesa e segurança integrada da Pan-Amazônia e as fronteiras sul-americanas, partindo de uma perspectiva que engloba a segurança humana e avalia aspectos como migração, direitos humanos, crimes transfronteiriços e ambientais, visando à construção de políticas públicas.
Objetivos específicos do projeto
– Apresentar uma política pública de segurança integrada na faixa de fronteira, ancorada na realidade da Pan-Amazônia.
– Avaliar o impacto das migrações internacionais e demais fluxos de mobilidade humana na faixa de fronteira sob uma ótica de segurança.
– Discutir o conceito de segurança integrada e sua relação com a segurança humana e o desenvolvimento sustentável.
– Estudar como os crimes transfronteiriços e ambientais afetam a segurança humana das comunidades indígenas da região pan-amazônica.
6º Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações
O coordenador-geral do projeto, Gustavo da Frota Simões, e o professor Tássio Franchi reuniram-se com os professores do MGeo e a administração da Ufac de 31 de março a 3 de abril. A pauta da reunião foi o projeto e a realização do 6º Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações, que ocorre em 24 e 25 de junho, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede da Ufac.
Relacionado
ACRE
Em parceria com Exército, Ufac capacita alunos para desafios na selva — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
5 dias atrásem
6 de maio de 2025
A professora Karlla Barbosa Godoy, do Centro Multidisciplinar do campus Floresta da Ufac, em parceria com o Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (CFron Juruá/61º BIS), conduziu atividades no âmbito da disciplina Técnicas de Campo, envolvendo alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas. A ação ocorreu no sábado, 3, e no domingo, 4, no CFron Juruá/61º BIS, em Cruzeiro do Sul.
A proposta foi capacitar os participantes para atuar com segurança em ambientes de selva, desenvolvendo habilidades de sobrevivência, orientação, obtenção de recursos naturais e primeiros socorros em condições adversas.
“A iniciativa demonstra o firme compromisso da Ufac em oferecer aos seus acadêmicos uma formação integral e alinhada com as particularidades do bioma amazônico”, justificaram os organizadores. “Ao vivenciarem situações práticas, os estudantes internalizam conhecimentos e desenvolvem habilidades que os tornarão profissionais mais capacitados e conscientes da realidade local.”
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
- MUNDO4 dias ago
Cachorros protegeram menino desaparecido por 24h na mata no Amazonas; assista ao vídeo
- MUNDO4 dias ago
Mãe se emociona ao conhecer menina que recebeu o coração da filha falecida; vídeo
- POLÍTICA6 dias ago
A articulação para mudar quem define o teto de jur…
- MUNDO4 dias ago
Salve o Hércules: gatinho com rosto devorado por larvas é resgatado por protetor em Fortaleza; ajude na vaquinha
Você precisa fazer login para comentar.