NOSSAS REDES

ACRE

Gladson recebe empresários na Casa Civil, que pedem privativação da ZPE, Natex e Peixes da Amazônia e discussão sobre decretos prejudiciais

PUBLICADO

em

Os principais empresários do Acre apresentaram na manhã desta segunda-feira, 25, ao governador Gladson Cameli e sua equipe econômica uma pauta com 11 itens contendo as principais reivindicações da classe empresarial.

O primeiro item tratado pelos empresários que consta em duas laudas entregues ao governador trata sobre o decreto lei 10. 427 assinado pelo ex-governador Tião Viana que rege sobre compras e vendas para zonas de livre comércio de Brasileia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul. O decreto, para os empresários locais, deve ser discutido amplamente, pois deixa dúvidas, cria insegurança jurídica e condições desfavoráveis em relação a atacadistas instalados em Guajará Mirim, no vizinho estado de Rondônia.

Os empresários pediram ao governo agilidade na execução de um pacote de obras por entenderem que a iniciativa privada local é extremamente independente de investimentos públicos. Eles também querem um cronograma de pagamentos de funcionários e fornecedores.

O polêmico decreto lei 536 que pode limitar a participação de empresas locais em licitações também foi citado.

Os empresários e entendem ainda que o governo deve criar um grupo de trabalho para analisar as privatizações da Peixes da Amazônia, Dom Porquito, madeireiras construídas com participação do Estado, ZPE e a fábrica de camisinhas (Natex).

Novo encontro

Na reunião, governador e empresários marcaram um novo encontro, agora com a participação individual de setores do meio empresarial para tratar de possíveis revogações de decretos.

“Eu tenho determinado que os meus secretários não comprem uma caneta Bic sem ter condição para pagar.”

O empresário João Salomão reforçou que a categoria entende o atual momento do Estado e que vai buscar parcerias.

“É muito difícil estar cobrando o governo neste momento difícil, mas a gente vai alinhando para essa parceria”, disse.

Advertisement

ACRE

Curso de extensão da Ufac sobre software Jamovi inscreve até 26/10 — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Curso de extensão da Ufac sobre software Jamovi inscreve até 26/10 — Universidade Federal do Acre

O curso de extensão Jamovi na Prática: Análise de Dados, da Ufac, está com inscrições abertas até 26 de outubro. São oferecidas 30 vagas para as comunidades acadêmica e externa. O curso tem carga horária de 24 horas e será realizado de 20 de outubro a 14 de dezembro, na modalidade remota assíncrona, pela plataforma virtual da Ufac. É necessário ter 75% das atividades realizadas para obter o certificado.

O objetivo do curso é capacitar estudantes e profissionais no uso do software Jamovi para realização de análises estatísticas de forma intuitiva e eficiente. Com uma abordagem prática, o curso apresenta desde conceitos básicos de estatística descritiva até testes inferenciais, correlação, regressão e análise de variância.

Serão explorados recursos de importação e tratamento de dados, interpretação de resultados e elaboração de relatórios. Ao final, o participante estará apto a aplicar o Jamovi em pesquisas acadêmicas e profissionais, otimizando processos de análise e apresentação de dados com rigor científico e clareza.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Oficina da Ufac aborda mudanças climáticas em escolas de seringais — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Oficina da Ufac aborda mudanças climáticas em escolas de seringais — Universidade Federal do Acre

O professor Alexsande Franco coordenou, com apoio do técnico Plinio Mitoso, dos mestrandos Leandro Canizo e Caroline Sousa, a oficina “Mudanças Climáticas Globais e suas Repercussões no Regional e Local”. A atividade ocorreu de 7 a 10 de outubro, em escolas de seringais da reserva extrativista Chico Mendes.

O público-alvo foram estudantes dos ensinos fundamental, médio e da educação de jovens e adultos (EJA), com os quais foram abordadas as causas, consequências e soluções para adaptação e mitigação da crise climática. As escolas contempladas foram: Santa Luzia (seringal Guanabara), União (seringal Floresta) e José Joaquim Meireles (seringal Povir). Ao final, em cada uma das escolas, foram plantadas entre duas ou três árvores pelos alunos.

Para Alexsande Franco, o evento expandiu as ações da universidade para além de suas paredes. “É preciso mostrar às comunidades externa e interna a contribuição da Ufac nas discussões relacionadas a temas importantes para a sociedade; mostrar o papel extensionista, de pesquisa e de ensino da universidade”, ponderou.

A oficina foi realizada pelo programa de pós-graduação em Geografia, através dos projetos Segurança Hídrica em Áreas Naturais Protegidas na Amazônia e Conflitos Socioambientais, Mudanças Climáticas, com apoio do Parque Zoobotânico, Unidade de Tecnologia de Alimentos e da comunidade escolar local.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Ufac entrega equipamentos e veículo no campus Floresta, em CZS — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Ufac entrega equipamentos e veículo no campus Floresta, em CZS — Universidade Federal do Acre

A Ufac realizou, nesta segunda-feira, 13, em Cruzeiro do Sul, a cerimônia de entrega de equipamentos e de um veículo tipo caminhonete destinados ao Laboratório do Café e ao Laboratório de Estudos Socioambientais do campus Floresta. Os bens foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Zezinho Barbary (PP-AC), totalizando R$ 1,5 milhão em investimentos para aquisição de materiais e equipamentos permanentes voltados a ensino, pesquisa e extensão.
A reitora Guida Aquino destacou a importância do apoio parlamentar para o fortalecimento da infraestrutura da universidade e agradeceu ao deputado pela destinação dos recursos. “É uma alegria imensa iniciar a semana com a entrega desses equipamentos e desse veículo, que vão fortalecer os laboratórios e as ações de pesquisa e inovação no campus Floresta.”

Ela ressaltou ainda que a Ufac trabalha para ampliar os investimentos em laboratórios e consolidar novas estruturas acadêmicas. “Nosso foco é continuar avançando, com novos espaços de pesquisa e a criação da Pró-Reitoria de Inovação, que deve ser aprovada em breve pelo Conselho Universitário.”
Guida lembrou que a Ufac tem conseguido executar seus projetos com transparência e eficiência. “A credibilidade da universidade é resultado do trabalho que temos feito. Executamos, entregamos e reconhecemos nossos parceiros. Este é meu último ano de gestão e quero encerrar agradecendo a todos que acreditaram e apoiaram a educação pública.”


Em seu pronunciamento, o deputado federal Zezinho Barbary destacou o compromisso com a educação superior no Acre e com o desenvolvimento da região do Juruá. “É uma alegria participar deste momento e saber que nosso mandato contribui com a universidade. Fomos procurados pela reitora e direcionamos recursos para atender as demandas do campus. Vamos continuar trabalhando para ampliar os investimentos e garantir que mais projetos como esse sejam realizados.”
O professor Hugo Mota ressaltou o impacto dos investimentos para as atividades acadêmicas. “Esses recursos são fundamentais para aprimorar o trabalho dos laboratórios, especialmente o do Café, que tem desenvolvido pesquisas voltadas à melhoria da produção e da qualidade do grão cultivado na região. A aplicação prática desse conhecimento tem contribuído para aumentar a renda dos pequenos produtores.”
O diretor do Centro Multidisciplinar, professor William Flores, afirmou que a iniciativa representa um passo importante para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. “São investimentos que fortalecem a cadeia produtiva local e permitem diversificar nossa economia. Desenvolver a região passa necessariamente por investir em ciência, tecnologia e uso sustentável dos recursos naturais. A universidade tem um papel essencial nesse processo.”

 Também participaram da solenidade o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes; a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno; a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Filomena Cruz; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho; o coordenador do Laboratório do Café, Leonardo Tavela; e a coordenadora do mestrado em Ciências Ambientais, Sonayra Silva.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS