NOSSAS REDES

Acreanidades

Fotos: Arraial da Ufac é opção de lazer neste fim de semana

Editorial do Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

A primeira noite do Arraial da Ufac-2018, nessa sexta-feira, 6, no Centro de Convenções, foi marcada por muita diversão e alegria. O colorido das bandeirinhas e animação das quadrilhas juninas contagiaram o público que se fez presente no campus-sede da Universidade Federal do Acre (Ufac). O evento é promovido pelo Diretório Central dos Estudantes e pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Com programação de três dias (a festa continua neste sábado, 7, e domingo, 8, às 18h), o arraial conta com venda de comidas típicas, brincadeiras tradicionais, bingo e muita música. “O arraial da Ufac já está virando tradição na cidade de Rio Branco, sempre com bastante público, o que para nós é uma alegria, afinal a Ufac é um bem da sociedade acreana”, disse a reitora em exercício, Guida Aquino.

Arraial da Ufac é opção de lazer neste fim de semana

A organização do arraial conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Prefeitura do Campus, Assessoria de Eventos, Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar. “O sucesso dessa festa é resultado de uma construção coletiva, do trabalho de muitas mãos”, destacou Guida. “Essa participação dos nossos estudantes junto à gestão faz parte de uma política de ações que valoriza as pessoas e seus fazeres.”

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista, essa é mais uma oportunidade de aproximação entre comunidade externa e Ufac. “Através desse resgate cultural, nós incentivamos a interação entre alunos, técnico-administrativos, professores e a comunidade do entorno”, avaliou. “É comum que a família dos nossos alunos venha ao campus por ocasião das formaturas; agora, nós incentivamos esse contato em ações distribuídas ao longo de todo o ano.”

Presente na primeira noite de programação, o ex-reitor da Ufac, Minoru Kinpara, gostou do que viu. “Encontrar a Ufac assim em festa, bonita e organizada, nos traz uma felicidade enorme. Demonstra que a universidade está nas mãos e na direção certa.”

Arraial da Ufac é opção de lazer neste fim de semana

Barracas

A exemplo de 2017, cursos de graduação, pós-graduação, centros acadêmicos, atléticas e empresas juniores receberam permissão para venda de comidas típicas. Ao todo, foram montadas 52 barracas.

“Montamos barraca no ano passado e foi uma boa experiência. Todo o dinheiro arrecadado é investido na nossa atlética, em ações de incentivo ao esporte, recepção e apoio aos calouros e atividades estudantis”, contou a aluna do 10º período de Economia, Danyele Galdino, da barraca Furiosa. “Além do retorno econômico, a participação no arraial proporciona um grande momento de descontração para todos nós, estudantes.”

A bancária Roberta Cruz aprovou a variedade de opções de alimentação. “Há uma grande opção de comidas e sobremesas”, comentou. “Desde as mais tradicionais, à base de milho, às mais comuns, como churrasquinho. O arraial atendeu minhas expectativas.”

Quadrilhas juninas

Um dos pontos altos da programação ficou por conta da apresentação da quadrilha Capivaras da Roça, composta por 50 estudantes de diferentes cursos da Ufac, e que surpreendeu o público ao misturar, aos clássicos juninos, hits da atualidade, como “Vai Malandra”, “Melô do Tchan” e “Envolvimento”.

“Incluir músicas consagradas ou do momento na nossa coreografia é um marco da nossa quadrilha, uma forma de diferenciar nossa apresentação e envolver o público; todo mundo dança junto”, afirmou o estudante do curso de Engenharia Agronômica, Ivan Valente, responsável pela quadrilha.

A cada noite, além da quadrilha junina anfitriã, apresentam-se quadrilhas convidadas. Nessa sexta-feira, 6, a vez foi da Assanhados na Roça, que também participou da edição do ano passado do Arraial da Ufac. Neste sábado, 7, quem brilha é a Juninas CAP Show, com estudantes do Colégio de Aplicação (CAP); no domingo, 8, a Malucos na Roça faz o encerramento. O arraial começa a partir das 18h. Notícias Ufac.

Veja mais fotos, clicando aqui.

Advertisement
Comentários

Comente aqui

ACRE

Dia C: Sicoob Acre entrega mais de dois mil kits em comunidades carentes da capital e interior do Estado

Assessoria, via Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Apesar da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado, a Cooperativa de Créditos e Investimentos do Acre (Sicoob Acre) participou neste sábado, 4, do Dia de Cooperar, ou Dia C, atividade desenvolvida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Direcionada em ações de combate à doença neste período, a instituição financeira entregou de forma gratuita mais de dois mil kits de higiene e proteção, com máscaras e álcool em comunidades carentes da capital e interior.

Celebrada sempre no segundo sábado de julho, a data este ano tem como tema “Atitude simples movem o mundo” realizada nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. No estado, a ação do Sicoob Acre atendeu diversos bairros de Rio Branco, Acrelândia, Brasileia e Cruzeiro do Sul. Para evitar aglomerações, as entregas foram feitas pelos próprios colaboradores da entidade de forma individual nos bairros em que eles moram e os próximos.

O Dia C é marcado por diversas ações focadas na responsabilidade social em áreas da saúde, educação, lazer e meio ambiente promovidas pelos sete ramos de cooperativismo atuantes no país, incluindo o cooperativismo de crédito. A ideia é transformar a realidade social de milhares de comunidades por meio da prestação de serviços. Neste ano, as iniciativas já praticadas pelo Sicoob Acre foram ligadas ao novo coronavírus com estímulo a continuidade delas mesmo após o evento.

Presidente do Sicoob Acre, José Generoso explica que duas etapas foram desenvolvidas. “Cooperação Vem à Casa” e “Pilares e Atuação com o Compromisso Social” reuniram todas as cooperativas do estado para desenvolver iniciativas como arrecadações de alimentos e doações financeiras para atender pessoas carentes, além de ajudar instituições do ramo que tenham sido afetadas e correm risco de extintas com direcionamento para os colaboradores e seus familiares.

“O maior compromisso do Sicoob Acre não é o lucro, mas sim ofertar um retorno social positivo e concreto nas comunidades onde estamos inseridos. Neste ano, distribuímos kits de proteção com álcool em gel e máscaras. Também ofertamos orientações de como prevenir a doença em casa e outros ambientes. Abraçamos a causa do Dia C desde a primeira edição como forma de contribuir com a população, isso me deixa muito realizado e feliz”, relata Generoso.

Continue lendo

ACRE

Colapso na saúde e exemplos de tratamento contra a Covid-19 serão assuntos da live que busca salvar vidas

Assessoria, via Acre.com.br - Da Amazônia para o Mundo!

PUBLICADO

em

Com o objetivo de salvar vidas, médicos de várias partes do Brasil e o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) realizarão uma live nesta quarta-feira (17) para divulgar o sucesso no tratamento contra o coronavírus (Covid-19) em Belém do Pará. Especialistas tratarão sobre a abordagem adotada pelos médicos paraenses em pleno colapso no sistema de saúde, contribuindo para reduzir a quantidade de mortes.
O evento, aberto para toda a população e para gestores públicos. será transmitido pelo perfil do Sindmed-AC no YouTube, com a participação de especialistas de vários Estados, contemplando profissionais do Acre e de Rondônia.
“É um projeto de iniciativa da Dra. Luciana Cruz que está em uma corrente nacional de combate a Covid-19. Um trabalho muito bonito, participando de grupos de debate em todo o Brasil, chegando a dialogar sobre os problemas com o Ministério da Saúde”, detalhou a primeira-secretária do Sindicato, Jacqueline Fecury.
O tema do evento online é “A experiência em situação de colapso na pandemia de Covid-19 em Belém do Pará: 300 casos nas fases IIA e IIB tratados em domicílio”.
O Sindmed-AC vem realizando videoconferências com médicos nos últimos meses, buscando ouvir demandas e debater a aplicação de protocolo para tratamento contra o coronavírus. As atividades ainda incluem visitas às unidades de saúde e reuniões com autoridades, buscando cobrar melhorias nas condições de trabalho e no atendimento da população.
Devido ao alcance do debate, os organizadores estão divulgando o horário, levando em consideração o fuso de cada região, assim, no Acre, a live começará às 19h. Em Rondônia, o evento está marcado para às 20h e, para aqueles que estão em outras regiões do Brasil, o horário de início do debate será 21h.

Continue lendo

TOP MAIS LIDAS

    Feedback
    WhatsApp Fale conosco