ACRE
Força Nacional chega ao Acre para dar curso de aperfeiçoamento a agentes de segurança

PUBLICADO
7 anos atrásem

Ao todo, 24 agentes da Força Nacional estão no Acre. Dez viaturas também foram enviadas e capacitação deve durar ao menos 40 dias.
Militares da Força Nacional chegaram ao Acre, na tarde desta quinta-feira (19), para dar um curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) para policiais militares. O comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Marcos Kimpara, disse que esse aperfeiçoamento é aberto não apenas para os PMs do Acre, mas sim de outros estados também.
“É um treinamento que pedimos já há algum tempo e foi concedido e o pessoal veio para dar instrução, policiais do Acre e de outros estados que se interessem em fazer podem participar. Esse curso, especificamente, é apenas para a Polícia Militar”, afirmou.
Veja o vídeo da chegada:
O comandante disse ainda que ao todo chegaram 24 homens e 10 viaturas que fazem parte da ação e que o curso deve ter duração de 35 a 40 dias e começa no dia 30 de julho.
“Os policiais que vão dar o curso são da Força Nacional e vão ministrar a capacitação junto com os instrutores daqui. É importante ressaltar que esses policiais não vieram para o Acre para nenhuma operação, eles vão ministrar o curso”, finalizou.
Operação Fronteira Segura
Outra ação que o estado vai receber, paralela a esse curso de aperfeiçoamento, é a Operação Fronteira Segura. O município de Epitaciolândia é um dos que vão receber o reforço de agentes da Força Nacional, que tem como objetivo principal reforçar a segurança em pontos considerados estratégicos pelo governo federal. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (19), pelo Ministério da Segurança Pública (MSP).
A assessoria de comunicação do governo do estado disse que o Acre ainda não foi informado oficialmente do reforço, pois trata-se de uma solicitação da Superintendência da Polícia Federal (SPF) requerida em dezembro para auxiliar no patrulhamento das fronteiras. G1Ac.
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
ACRE
PZ e Semeia realizam evento sobre Dia do Educador Ambiental — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
42 minutos atrásem
16 de outubro de 2025
O Parque Zoobotânico (PZ) da Ufac e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) realizaram o evento Diálogos de Saberes Ambientais: Compartilhando Experiências, nessa quarta-feira, 15, no PZ, em alusão ao Dia do Educador Ambiental e para valorizar o papel desses profissionais na construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com a sustentabilidade. A programação contou com participação de instituições convidadas.
Pela manhã houve abertura oficial e apresentação cultural do grupo musical Sementes Sonoras. Ocorreram exposições das ações desenvolvidas pelos organizadores, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sínteses da Biodiversidade Amazônica (INCT SinBiAm) e SOS Amazônia, encerrando com uma discussão sobre ações conjuntas a serem realizadas em 2026.
À tarde, a programação contou com momentos de integração e bem-estar, incluindo sessão de alongamento, apresentação musical e atividade na trilha com contemplação da natureza. Como resultado das discussões, foi formada uma comissão organizadora para a realização do 2º Encontro de Educadores Ambientais do Estado do Acre, previsto para 2026.
Compuseram o dispositivo de honra na abertura o coordenador do PZ, Harley Araújo da Silva; a secretária municipal de Meio Ambiente de Rio Branco, Flaviane Agustini; a educadora ambiental Dilcélia Silva Araújo, representando a Sema; a pesquisadora Luane Fontenele, representando o INCT SinBiAm; o coordenador de Biodiversidade e Monitoramento Ambiental, Luiz Borges, representando a SOS Amazônia; e o analista ambiental Sebastião Santos da Silva, representando o Ibama.
Relacionado
ACRE
Curso de extensão da Ufac sobre software Jamovi inscreve até 26/10 — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
1 hora atrásem
16 de outubro de 2025
O curso de extensão Jamovi na Prática: Análise de Dados, da Ufac, está com inscrições abertas até 26 de outubro. São oferecidas 30 vagas para as comunidades acadêmica e externa. O curso tem carga horária de 24 horas e será realizado de 20 de outubro a 14 de dezembro, na modalidade remota assíncrona, pela plataforma virtual da Ufac. É necessário ter 75% das atividades realizadas para obter o certificado.
O objetivo do curso é capacitar estudantes e profissionais no uso do software Jamovi para realização de análises estatísticas de forma intuitiva e eficiente. Com uma abordagem prática, o curso apresenta desde conceitos básicos de estatística descritiva até testes inferenciais, correlação, regressão e análise de variância.
Serão explorados recursos de importação e tratamento de dados, interpretação de resultados e elaboração de relatórios. Ao final, o participante estará apto a aplicar o Jamovi em pesquisas acadêmicas e profissionais, otimizando processos de análise e apresentação de dados com rigor científico e clareza.
Relacionado
ACRE
Oficina da Ufac aborda mudanças climáticas em escolas de seringais — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO
2 dias atrásem
14 de outubro de 2025
O professor Alexsande Franco coordenou, com apoio do técnico Plinio Mitoso, dos mestrandos Leandro Canizo e Caroline Sousa, a oficina “Mudanças Climáticas Globais e suas Repercussões no Regional e Local”. A atividade ocorreu de 7 a 10 de outubro, em escolas de seringais da reserva extrativista Chico Mendes.
O público-alvo foram estudantes dos ensinos fundamental, médio e da educação de jovens e adultos (EJA), com os quais foram abordadas as causas, consequências e soluções para adaptação e mitigação da crise climática. As escolas contempladas foram: Santa Luzia (seringal Guanabara), União (seringal Floresta) e José Joaquim Meireles (seringal Povir). Ao final, em cada uma das escolas, foram plantadas entre duas ou três árvores pelos alunos.
Para Alexsande Franco, o evento expandiu as ações da universidade para além de suas paredes. “É preciso mostrar às comunidades externa e interna a contribuição da Ufac nas discussões relacionadas a temas importantes para a sociedade; mostrar o papel extensionista, de pesquisa e de ensino da universidade”, ponderou.
A oficina foi realizada pelo programa de pós-graduação em Geografia, através dos projetos Segurança Hídrica em Áreas Naturais Protegidas na Amazônia e Conflitos Socioambientais, Mudanças Climáticas, com apoio do Parque Zoobotânico, Unidade de Tecnologia de Alimentos e da comunidade escolar local.
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
- ACRE6 dias ago
Ufac e governo do Acre realizam inauguração da TV Nova Aldeia — Universidade Federal do Acre
- ACRE3 dias ago
Ufac entrega equipamentos e veículo no campus Floresta, em CZS — Universidade Federal do Acre
- ACRE2 dias ago
Oficina da Ufac aborda mudanças climáticas em escolas de seringais — Universidade Federal do Acre
- ACRE1 hora ago
Curso de extensão da Ufac sobre software Jamovi inscreve até 26/10 — Universidade Federal do Acre